O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101564 https://doi.org/10.22456/1982-8918.94574 |
Resumo: | Este trabalho, realizado com 150 indivíduos no final da escolaridade obrigatória e candidatos a uma licenciatura em Ciências do Desporto, pretende perceber se a Educação Física está a contribuir para a formação de indivíduos fisicamente cultos. Seguimos uma metodologia quantitativa e optámos por um questionário com três partes: a primeira de questões fechadas e de caracterização sociodemográfica da amostra; a segunda, também de questões fechadas, sobre o entendimento acerca das Finalidades da Educação Física; e a terceira composta por 25 afirmações de escolha dicotómica (verdadeiro/falso), sobre conteúdos fundamentais para uma prática autónoma de atividade física, constantes nos Programas Nacionais de Educação Física (Currículos Nacionais) para o ensino secundário. Os resultados revelam fragilidades nos conhecimentos dos indivíduos relativamente ao desenvolvimento das capacidades motoras, aos efeitos da prática de exercício físico, a procedimentos de segurança e à composição e funcionamento corporal, afastando-se do preconizado por aqueles Programas Nacionais. |
id |
RCAP_7867039f7828dae656442bac3fd542aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/101564 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesaThe contribution of physical education to the training Of physically educated individuals: a portuguese perspectiveAprendizagemEducação FísicaPrática profissionalExercício físicoLearningPhysical EducationProfessional practiceExerciseEste trabalho, realizado com 150 indivíduos no final da escolaridade obrigatória e candidatos a uma licenciatura em Ciências do Desporto, pretende perceber se a Educação Física está a contribuir para a formação de indivíduos fisicamente cultos. Seguimos uma metodologia quantitativa e optámos por um questionário com três partes: a primeira de questões fechadas e de caracterização sociodemográfica da amostra; a segunda, também de questões fechadas, sobre o entendimento acerca das Finalidades da Educação Física; e a terceira composta por 25 afirmações de escolha dicotómica (verdadeiro/falso), sobre conteúdos fundamentais para uma prática autónoma de atividade física, constantes nos Programas Nacionais de Educação Física (Currículos Nacionais) para o ensino secundário. Os resultados revelam fragilidades nos conhecimentos dos indivíduos relativamente ao desenvolvimento das capacidades motoras, aos efeitos da prática de exercício físico, a procedimentos de segurança e à composição e funcionamento corporal, afastando-se do preconizado por aqueles Programas Nacionais.This study was carried out with 150 male students at the end of their mandatory education and with candidates to a degree in Sports Science and Physical Education. It aims to understand if Physical Education contributed to the education of physically educated individuals. We followed a quantitative methodology and administered a three-part questionnaire: close-ended questions for the sociodemographic characterization of the sample; close-ended questions on participants’ understanding of the purposes of Physical Education; true-or-false questions on fundamental contents for an autonomous practice of physical activity, which are included in the National Curricula of Physical Education for secondary school. The results reveal individuals’ weak knowledge of motor skills development, effects of physical exercise, safety procedures, and body composition and functioning, which is not in accordance with National Curricula.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/101564http://hdl.handle.net/10316/101564https://doi.org/10.22456/1982-8918.94574por1982-89180104-754XSilva, Elsa Maria Ferro RibeiroValenzuela Contreras, Luís MarceloMendes, Nuno Serra Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-31T20:40:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:43.816053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa The contribution of physical education to the training Of physically educated individuals: a portuguese perspective |
title |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa |
spellingShingle |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro Aprendizagem Educação Física Prática profissional Exercício físico Learning Physical Education Professional practice Exercise |
title_short |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa |
title_full |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa |
title_fullStr |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa |
title_full_unstemmed |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa |
title_sort |
O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa |
author |
Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro |
author_facet |
Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro Valenzuela Contreras, Luís Marcelo Mendes, Nuno Serra Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Valenzuela Contreras, Luís Marcelo Mendes, Nuno Serra Pacheco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro Valenzuela Contreras, Luís Marcelo Mendes, Nuno Serra Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Física Prática profissional Exercício físico Learning Physical Education Professional practice Exercise |
topic |
Aprendizagem Educação Física Prática profissional Exercício físico Learning Physical Education Professional practice Exercise |
description |
Este trabalho, realizado com 150 indivíduos no final da escolaridade obrigatória e candidatos a uma licenciatura em Ciências do Desporto, pretende perceber se a Educação Física está a contribuir para a formação de indivíduos fisicamente cultos. Seguimos uma metodologia quantitativa e optámos por um questionário com três partes: a primeira de questões fechadas e de caracterização sociodemográfica da amostra; a segunda, também de questões fechadas, sobre o entendimento acerca das Finalidades da Educação Física; e a terceira composta por 25 afirmações de escolha dicotómica (verdadeiro/falso), sobre conteúdos fundamentais para uma prática autónoma de atividade física, constantes nos Programas Nacionais de Educação Física (Currículos Nacionais) para o ensino secundário. Os resultados revelam fragilidades nos conhecimentos dos indivíduos relativamente ao desenvolvimento das capacidades motoras, aos efeitos da prática de exercício físico, a procedimentos de segurança e à composição e funcionamento corporal, afastando-se do preconizado por aqueles Programas Nacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/101564 http://hdl.handle.net/10316/101564 https://doi.org/10.22456/1982-8918.94574 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/101564 https://doi.org/10.22456/1982-8918.94574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1982-8918 0104-754X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134082157772800 |