(Re)pensar a internacionalização na investigação e no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/20359 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) |
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(Re)pensar a internacionalização na investigação e no ensino superiorGlobalizaçãoUniversidadesPolíticas de ciência e tecnologiaInternacionalização do ensino e da investigaçãoGlobalizationUniversitiesScience and technology policiesInternationalization of education and research378001.8Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)A presente investigação centra-se na análise da internacionalização. Tem como principal objectivo clarificar o significado deste termo, no quadro de algumas das abordagens da sociologia do conhecimento. Pretende-se reflectir sobre os efeitos da internacionalização no domínio dos processos de trabalho organizacional, assim como no domínio das expectativas e das subjectividades dos actores directamente neles implicados. Apoiando-se numa metodologia essencialmente qualitativa, este projecto tem como objectivo identificar as várias vertentes da percepção e representação da internacionalização. Os resultados exploratórios, provenientes de um inquérito constituído de perguntas abertas e realizado a reitores, vice-reitores, pró-reitores e coordenadores científicos, permitem concluir que há uma notória ambiguidade na representação e no significado da internacionalização que se regista, tanto ao nível da gestão das universidades, como da gestão de departamentos e de unidades de investigação.This project aims at presenting a theoretical perspective on the concept of internationalization. The main goal will be to elucidate about the ways organizational actors interpret internationalization and what mean do they attribute to it, considering that nowadays universities and research centers are under great pressure to show indicators that demonstrate the increasing relevance acquired by this process in the context of knowledge globalization. The project follows mainly a qualitative methodological path which counts with surveys to rectors, vice-rectors and prorectors of Portuguese universities, as well as to head of research units. The general conclusions point out the extreme ambiguity characterizing the concept of internationalization, as well as the diversity of understandings presented by each involved actor, depending on scientific area. As stated, this research is yet exploratory.Araújo, Emília RodriguesMiura, Irene KazumiUniversidade do MinhoSilva, Sílvia20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:16.110892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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