Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias

Bibliographic Details
Main Author: Pessoa, Ana Maria
Publication Date: 2020
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.26/33850
Summary: O objetivo deste texto é refletir sobre a conceção e a área ocupada pela Unidade Curricular de Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos no curso de Animação e Intervenção Sociocultural. As práticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, são aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiências inovadoras que, nas áreas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espaços museológicos, animação destes espaços, promoção de leitura, se colocam a profissionais de animação
id RCAP_78d032eee58222ed8d26b842c1e5e136
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literaciasPromoção de LeituraAnimação de LeituraAnimação de MuseusAnimação de BibliotecasPrática Pedagógica Reflexiva no Ensino SuperiorPromotion of ReadingReading AnimationMuseum AnimationLibraries AnimationReflective Pedagogical Practice in Higher EducationO objetivo deste texto é refletir sobre a conceção e a área ocupada pela Unidade Curricular de Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos no curso de Animação e Intervenção Sociocultural. As práticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, são aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiências inovadoras que, nas áreas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espaços museológicos, animação destes espaços, promoção de leitura, se colocam a profissionais de animaçãoThe main goal of this text is to reflect about the construction and the area occupied by the Curricular Unit of Animation in Libraries and Museological Spaces in the Community Development and Sociocultural Intervention Course. The practice developed, from 2014/2015 till present day, will be identified and shared here. We present a reflection about innovation experiences, in the areas of reading and literacies, libraries, museums, animation and promoting reading, that defy any professional in the animation area.Repositório ComumPessoa, Ana Maria2020-11-02T11:22:03Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33850porPessoa, A. M. (2020). Animação de bibliotecas e espaços museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 8(1), 50-631647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:29.464493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
title Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
spellingShingle Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
Pessoa, Ana Maria
Promoção de Leitura
Animação de Leitura
Animação de Museus
Animação de Bibliotecas
Prática Pedagógica Reflexiva no Ensino Superior
Promotion of Reading
Reading Animation
Museum Animation
Libraries Animation
Reflective Pedagogical Practice in Higher Education
title_short Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
title_full Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
title_fullStr Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
title_full_unstemmed Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
title_sort Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
author Pessoa, Ana Maria
author_facet Pessoa, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção de Leitura
Animação de Leitura
Animação de Museus
Animação de Bibliotecas
Prática Pedagógica Reflexiva no Ensino Superior
Promotion of Reading
Reading Animation
Museum Animation
Libraries Animation
Reflective Pedagogical Practice in Higher Education
topic Promoção de Leitura
Animação de Leitura
Animação de Museus
Animação de Bibliotecas
Prática Pedagógica Reflexiva no Ensino Superior
Promotion of Reading
Reading Animation
Museum Animation
Libraries Animation
Reflective Pedagogical Practice in Higher Education
description O objetivo deste texto é refletir sobre a conceção e a área ocupada pela Unidade Curricular de Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos no curso de Animação e Intervenção Sociocultural. As práticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, são aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiências inovadoras que, nas áreas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espaços museológicos, animação destes espaços, promoção de leitura, se colocam a profissionais de animação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-02T11:22:03Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33850
url http://hdl.handle.net/10400.26/33850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pessoa, A. M. (2020). Animação de bibliotecas e espaços museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 8(1), 50-63
1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135383502454784