Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.26/33850 |
Summary: | O objetivo deste texto é refletir sobre a conceção e a área ocupada pela Unidade Curricular de Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos no curso de Animação e Intervenção Sociocultural. As práticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, são aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiências inovadoras que, nas áreas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espaços museológicos, animação destes espaços, promoção de leitura, se colocam a profissionais de animação |
id |
RCAP_78d032eee58222ed8d26b842c1e5e136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33850 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literaciasPromoção de LeituraAnimação de LeituraAnimação de MuseusAnimação de BibliotecasPrática Pedagógica Reflexiva no Ensino SuperiorPromotion of ReadingReading AnimationMuseum AnimationLibraries AnimationReflective Pedagogical Practice in Higher EducationO objetivo deste texto é refletir sobre a conceção e a área ocupada pela Unidade Curricular de Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos no curso de Animação e Intervenção Sociocultural. As práticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, são aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiências inovadoras que, nas áreas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espaços museológicos, animação destes espaços, promoção de leitura, se colocam a profissionais de animaçãoThe main goal of this text is to reflect about the construction and the area occupied by the Curricular Unit of Animation in Libraries and Museological Spaces in the Community Development and Sociocultural Intervention Course. The practice developed, from 2014/2015 till present day, will be identified and shared here. We present a reflection about innovation experiences, in the areas of reading and literacies, libraries, museums, animation and promoting reading, that defy any professional in the animation area.Repositório ComumPessoa, Ana Maria2020-11-02T11:22:03Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33850porPessoa, A. M. (2020). Animação de bibliotecas e espaços museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 8(1), 50-631647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:29.464493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias |
title |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias |
spellingShingle |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias Pessoa, Ana Maria Promoção de Leitura Animação de Leitura Animação de Museus Animação de Bibliotecas Prática Pedagógica Reflexiva no Ensino Superior Promotion of Reading Reading Animation Museum Animation Libraries Animation Reflective Pedagogical Practice in Higher Education |
title_short |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias |
title_full |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias |
title_fullStr |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias |
title_full_unstemmed |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias |
title_sort |
Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias |
author |
Pessoa, Ana Maria |
author_facet |
Pessoa, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção de Leitura Animação de Leitura Animação de Museus Animação de Bibliotecas Prática Pedagógica Reflexiva no Ensino Superior Promotion of Reading Reading Animation Museum Animation Libraries Animation Reflective Pedagogical Practice in Higher Education |
topic |
Promoção de Leitura Animação de Leitura Animação de Museus Animação de Bibliotecas Prática Pedagógica Reflexiva no Ensino Superior Promotion of Reading Reading Animation Museum Animation Libraries Animation Reflective Pedagogical Practice in Higher Education |
description |
O objetivo deste texto é refletir sobre a conceção e a área ocupada pela Unidade Curricular de Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos no curso de Animação e Intervenção Sociocultural. As práticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, são aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiências inovadoras que, nas áreas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espaços museológicos, animação destes espaços, promoção de leitura, se colocam a profissionais de animação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-02T11:22:03Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33850 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pessoa, A. M. (2020). Animação de bibliotecas e espaços museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 8(1), 50-63 1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135383502454784 |