Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Raquel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44033
Resumo: A presente investigação decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tentou-se perceber se seria possível partir-se de uma visita de estudo, tornando esse processo numa aprendizagem significativa e quais as potencialidades da metodologia Inquiry Based Learning (IBL) no ensino e aprendizagem das ciências. A metodologia utilizada foi a investigação-ação e contou como participantes com os alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como com a docente titular e a professora-investigadora. Considera-se que os resultados obtidos foram bastante positivos uma vez que foi utilizada a metodologia IBL o que, por sua vez, direcionou os alunos para o centro do processo e, deste modo, conduziu a uma aprendizagem significativa, com uma motivação acrescida. Partiu-se de uma visita de estudo e as seguintes etapas foram fulcrais para a avaliação final que conduziu à construção espontânea de um jogo feito pela turma.
id RCAP_7912019a0a6560d8b901ed059d84a042
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino Básico; Ensino das ciências; Visitas de estudo; Inquiry Based Learning;1st Cycle of Basic Education; Science Teaching; Field trip; Inquiry Based Learning (IBL).A presente investigação decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tentou-se perceber se seria possível partir-se de uma visita de estudo, tornando esse processo numa aprendizagem significativa e quais as potencialidades da metodologia Inquiry Based Learning (IBL) no ensino e aprendizagem das ciências. A metodologia utilizada foi a investigação-ação e contou como participantes com os alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como com a docente titular e a professora-investigadora. Considera-se que os resultados obtidos foram bastante positivos uma vez que foi utilizada a metodologia IBL o que, por sua vez, direcionou os alunos para o centro do processo e, deste modo, conduziu a uma aprendizagem significativa, com uma motivação acrescida. Partiu-se de uma visita de estudo e as seguintes etapas foram fulcrais para a avaliação final que conduziu à construção espontânea de um jogo feito pela turma.The present research occurred regarding the contents of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II in the Master's Degree in Pre-school and Primary School Teaching. We tried to understand if it would be possible to start with a field trip, making this process into a meaningful learning and what is the potential of the Inquiry Based Learning (IBL) methodology in teaching and learning science really is. We used an action-research methodology and the participants were students from a 2nd grade class in the 1st cycle of basic education as well as the head teacher and the teacher-researcher. It is considered that the results obtained were quite positive since the IBL methodology was used, which, in turn, guided the students to the center of the process and, in this way, led to significant learning, with increased motivation. We started with a field trip and the following steps were central to the final assessment that led to the spontaneous construction of a game by the class.Varandas, AnaRepositório ComumRodrigues, Raquel2023-03-07T17:34:14Z2023-01-252022-11-292023-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44033TID:203244273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-20T15:30:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:56.458833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico
title Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico
Rodrigues, Raquel
1.º Ciclo do Ensino Básico; Ensino das ciências; Visitas de estudo; Inquiry Based Learning;
1st Cycle of Basic Education; Science Teaching; Field trip; Inquiry Based Learning (IBL).
title_short Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino Básico
author Rodrigues, Raquel
author_facet Rodrigues, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varandas, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico; Ensino das ciências; Visitas de estudo; Inquiry Based Learning;
1st Cycle of Basic Education; Science Teaching; Field trip; Inquiry Based Learning (IBL).
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico; Ensino das ciências; Visitas de estudo; Inquiry Based Learning;
1st Cycle of Basic Education; Science Teaching; Field trip; Inquiry Based Learning (IBL).
description A presente investigação decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tentou-se perceber se seria possível partir-se de uma visita de estudo, tornando esse processo numa aprendizagem significativa e quais as potencialidades da metodologia Inquiry Based Learning (IBL) no ensino e aprendizagem das ciências. A metodologia utilizada foi a investigação-ação e contou como participantes com os alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como com a docente titular e a professora-investigadora. Considera-se que os resultados obtidos foram bastante positivos uma vez que foi utilizada a metodologia IBL o que, por sua vez, direcionou os alunos para o centro do processo e, deste modo, conduziu a uma aprendizagem significativa, com uma motivação acrescida. Partiu-se de uma visita de estudo e as seguintes etapas foram fulcrais para a avaliação final que conduziu à construção espontânea de um jogo feito pela turma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29
2023-03-07T17:34:14Z
2023-01-25
2023-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44033
TID:203244273
url http://hdl.handle.net/10400.26/44033
identifier_str_mv TID:203244273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131276432637952