Museografando o museu através do design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cláudia Raquel Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12969
Resumo: Atualmente é fundamental articular a ideia de cultura como elo de ligação entre a escola e o museu. As novas tendências pedagógicas, que incidem em ideias como a comunidade educativa e a educação através do contexto direto, possibilitaram um grande contributo no impulso desta conceção educativa da instituição museística. No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, importou perceber o grau de conhecimentos sobre a temática expositiva do museu e a sua comunicação. Para isso aplicouse um estudo a partir de uma visita ao museu do vinho do Porto, com a finalidade de estabelecer uma relação entre o espaço físico do museu e os discentes. Considerando que esse espaço é objeto de comunicação, optou-se igualmente por se desenvolver um estudo sobre a sua comunicação visual. Nesse sentido, estudou-se a evolução e as várias transformações dos museus, assim como, a importância da educação neste contexto. Assim, a investigação teve como objetivo identificar e analisar o estudo do espaço museológico, declinando esses conteúdos num projeto museográfico, onde se abordou a comunicação do mesmo. A partir de um inquérito por questionário distribuído aos discentes antes do desenvolvimento do projeto, identificaram-se as lacunas relativamente aos conhecimentos presentes nos discentes relativamente à temática. De igual forma, importou perceber de que forma o museu pode servir de intermediário no contexto da disciplina de Educação Visual. Este estudo demonstrou que o espaço museu conseguiria ser um meio facilitador na aquisição de competências, partindo de uma articulação do ensino com estes lugares, numa apreciação estética e cultural.
id RCAP_79f9d5a14af1ddbfd85a2296af098fd3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Museografando o museu através do designEducação artísticaArtes visuais - Ensino básico 3º cicloArtes visuais - Ensino secundárioMuseologiaDesignIdentidade culturalComunicação visualAtualmente é fundamental articular a ideia de cultura como elo de ligação entre a escola e o museu. As novas tendências pedagógicas, que incidem em ideias como a comunidade educativa e a educação através do contexto direto, possibilitaram um grande contributo no impulso desta conceção educativa da instituição museística. No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, importou perceber o grau de conhecimentos sobre a temática expositiva do museu e a sua comunicação. Para isso aplicouse um estudo a partir de uma visita ao museu do vinho do Porto, com a finalidade de estabelecer uma relação entre o espaço físico do museu e os discentes. Considerando que esse espaço é objeto de comunicação, optou-se igualmente por se desenvolver um estudo sobre a sua comunicação visual. Nesse sentido, estudou-se a evolução e as várias transformações dos museus, assim como, a importância da educação neste contexto. Assim, a investigação teve como objetivo identificar e analisar o estudo do espaço museológico, declinando esses conteúdos num projeto museográfico, onde se abordou a comunicação do mesmo. A partir de um inquérito por questionário distribuído aos discentes antes do desenvolvimento do projeto, identificaram-se as lacunas relativamente aos conhecimentos presentes nos discentes relativamente à temática. De igual forma, importou perceber de que forma o museu pode servir de intermediário no contexto da disciplina de Educação Visual. Este estudo demonstrou que o espaço museu conseguiria ser um meio facilitador na aquisição de competências, partindo de uma articulação do ensino com estes lugares, numa apreciação estética e cultural.Currently, it is fundamental to articulate the idea of culture as a liaison between the school and the museum. The new pedagogical trends, which focus on ideas such as educational community and education through direct context, enabled a great contribute to the impulse of this educational conception of the museistic institution. Under the Master in Visual Arts Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, it was important to realize the level of knowledge about the museumʼs exhibition item and its communication. For this, it was implemented a study from a visit to the Port Wine Museum, in order to establish a relationship between the physical space of the museum and the students. Given that this space is communication object, a study about their visual communication was also chosen to be developed. Accordingly, it was studied the evolution and the various transformations of museums as well as the importance of education in this context. Thus, the research aimed to identify and analyze the study of museum space, declining those contents in a museographic project, where its communication was approached. From a survey by questionnaire distributed to students before the development of the project, it was possible to identify the studentsʼ actual shortcomings as far as their knowledge about the topic is concerned. Likewise, it was important to understand how the museum can be used as an intermediary within the context of Visual Education subject. This study demonstrated that the museum space could be a means facilitating the acquisition of skills, starting from an articulation of the teaching with these places, under an aesthetic and cultural appreciation.Universidade de Aveiro2014-12-11T12:44:39Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12969TID:201570580porGonçalves, Cláudia Raquel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:45Zoai:ria.ua.pt:10773/12969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:01.303027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Museografando o museu através do design
title Museografando o museu através do design
spellingShingle Museografando o museu através do design
Gonçalves, Cláudia Raquel Pereira
Educação artística
Artes visuais - Ensino básico 3º ciclo
Artes visuais - Ensino secundário
Museologia
Design
Identidade cultural
Comunicação visual
title_short Museografando o museu através do design
title_full Museografando o museu através do design
title_fullStr Museografando o museu através do design
title_full_unstemmed Museografando o museu através do design
title_sort Museografando o museu através do design
author Gonçalves, Cláudia Raquel Pereira
author_facet Gonçalves, Cláudia Raquel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Cláudia Raquel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Artes visuais - Ensino básico 3º ciclo
Artes visuais - Ensino secundário
Museologia
Design
Identidade cultural
Comunicação visual
topic Educação artística
Artes visuais - Ensino básico 3º ciclo
Artes visuais - Ensino secundário
Museologia
Design
Identidade cultural
Comunicação visual
description Atualmente é fundamental articular a ideia de cultura como elo de ligação entre a escola e o museu. As novas tendências pedagógicas, que incidem em ideias como a comunidade educativa e a educação através do contexto direto, possibilitaram um grande contributo no impulso desta conceção educativa da instituição museística. No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, importou perceber o grau de conhecimentos sobre a temática expositiva do museu e a sua comunicação. Para isso aplicouse um estudo a partir de uma visita ao museu do vinho do Porto, com a finalidade de estabelecer uma relação entre o espaço físico do museu e os discentes. Considerando que esse espaço é objeto de comunicação, optou-se igualmente por se desenvolver um estudo sobre a sua comunicação visual. Nesse sentido, estudou-se a evolução e as várias transformações dos museus, assim como, a importância da educação neste contexto. Assim, a investigação teve como objetivo identificar e analisar o estudo do espaço museológico, declinando esses conteúdos num projeto museográfico, onde se abordou a comunicação do mesmo. A partir de um inquérito por questionário distribuído aos discentes antes do desenvolvimento do projeto, identificaram-se as lacunas relativamente aos conhecimentos presentes nos discentes relativamente à temática. De igual forma, importou perceber de que forma o museu pode servir de intermediário no contexto da disciplina de Educação Visual. Este estudo demonstrou que o espaço museu conseguiria ser um meio facilitador na aquisição de competências, partindo de uma articulação do ensino com estes lugares, numa apreciação estética e cultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-12-11T12:44:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12969
TID:201570580
url http://hdl.handle.net/10773/12969
identifier_str_mv TID:201570580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137541136318464