Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Amorim Gabriel Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=lVXiFx
Resumo: Contextualização - A violência contra os profissionais de saúde acarreta importantes consequências ao nível individual, institucional e social. As atitudes dos profissionais perante a agressão destacam-se como factor determinante da ocorrência de incidentes violentos e da forma de controlo exercida. Objetivos - Analisar a validade e a fidelidade de um instrumento capaz de avaliar as conotações atitudinais dos enfermeiros perante os comportamentos agressivos em contexto psiquiátrico. Método - Realizada análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal varimax e análise de consistência interna, com os dados de uma amostra não probabilística de 158 enfermeiros a trabalhar em unidades de psiquiatria. Resultados - A escala manteve o mesmo número de itens mas viu alterada a sua estrutura fatorial. Obteve-se uma solução de quatro fatores com satisfatórias propriedades psicométricas, constituindo cada um, uma subescala capaz de avaliar um tipo diferente de conotação atitudinal da violência. As conotações "Ofensiva-intrusiva"; "Destrutiva"; "Comunicativa" e "Proteção", correlacionam-se em dois domínios divergentes: o eixo "comunicação/proteção", e o eixo "ofensa-intrusão/destruição". Conclusões - A ECADA (Escala de Conotações Atitudinais da Agressão) é um instrumento fiável que permite conhecer os domínios significativos das atitudes dos enfermeiros perante pacientes agressivos contribuindo para a compreensão de diferentes formas de reagir à agressão.
id RCAP_7a3128a8e1fc977c26b1cbe26755fbf0
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)ViolênciaAgressãoAtitudesEnfermagemContextualização - A violência contra os profissionais de saúde acarreta importantes consequências ao nível individual, institucional e social. As atitudes dos profissionais perante a agressão destacam-se como factor determinante da ocorrência de incidentes violentos e da forma de controlo exercida. Objetivos - Analisar a validade e a fidelidade de um instrumento capaz de avaliar as conotações atitudinais dos enfermeiros perante os comportamentos agressivos em contexto psiquiátrico. Método - Realizada análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal varimax e análise de consistência interna, com os dados de uma amostra não probabilística de 158 enfermeiros a trabalhar em unidades de psiquiatria. Resultados - A escala manteve o mesmo número de itens mas viu alterada a sua estrutura fatorial. Obteve-se uma solução de quatro fatores com satisfatórias propriedades psicométricas, constituindo cada um, uma subescala capaz de avaliar um tipo diferente de conotação atitudinal da violência. As conotações "Ofensiva-intrusiva"; "Destrutiva"; "Comunicativa" e "Proteção", correlacionam-se em dois domínios divergentes: o eixo "comunicação/proteção", e o eixo "ofensa-intrusão/destruição". Conclusões - A ECADA (Escala de Conotações Atitudinais da Agressão) é um instrumento fiável que permite conhecer os domínios significativos das atitudes dos enfermeiros perante pacientes agressivos contribuindo para a compreensão de diferentes formas de reagir à agressão.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2013-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=lVXiFxporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=lVXiFxurn:isbn:0874.0283Rosa, Amorim Gabriel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2013-12-16T00:00:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)
title Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)
spellingShingle Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)
Rosa, Amorim Gabriel Santos
Violência
Agressão
Atitudes
Enfermagem
title_short Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)
title_full Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)
title_fullStr Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)
title_full_unstemmed Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)
title_sort Estudo de adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Attitudes Toward Aggression Scale (ATAS)
author Rosa, Amorim Gabriel Santos
author_facet Rosa, Amorim Gabriel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Amorim Gabriel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Agressão
Atitudes
Enfermagem
topic Violência
Agressão
Atitudes
Enfermagem
description Contextualização - A violência contra os profissionais de saúde acarreta importantes consequências ao nível individual, institucional e social. As atitudes dos profissionais perante a agressão destacam-se como factor determinante da ocorrência de incidentes violentos e da forma de controlo exercida. Objetivos - Analisar a validade e a fidelidade de um instrumento capaz de avaliar as conotações atitudinais dos enfermeiros perante os comportamentos agressivos em contexto psiquiátrico. Método - Realizada análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal varimax e análise de consistência interna, com os dados de uma amostra não probabilística de 158 enfermeiros a trabalhar em unidades de psiquiatria. Resultados - A escala manteve o mesmo número de itens mas viu alterada a sua estrutura fatorial. Obteve-se uma solução de quatro fatores com satisfatórias propriedades psicométricas, constituindo cada um, uma subescala capaz de avaliar um tipo diferente de conotação atitudinal da violência. As conotações "Ofensiva-intrusiva"; "Destrutiva"; "Comunicativa" e "Proteção", correlacionam-se em dois domínios divergentes: o eixo "comunicação/proteção", e o eixo "ofensa-intrusão/destruição". Conclusões - A ECADA (Escala de Conotações Atitudinais da Agressão) é um instrumento fiável que permite conhecer os domínios significativos das atitudes dos enfermeiros perante pacientes agressivos contribuindo para a compreensão de diferentes formas de reagir à agressão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=lVXiFx
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=lVXiFx
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=lVXiFx
urn:isbn:0874.0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301727614074880