A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5718 |
Resumo: | A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola. |
id |
RCAP_7a3a52f1da014fd8b43cbadbfab4c481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5718 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino BásicoParental education in the adaptation of Portuguese children to 1th Primary Cycle Pre-schoolEducação parentalAdaptação escolarCompetências parentaisEnsino básicoInteração comunicativaParental educationSchool adaptationParenting skillsBasic educationCommunicative interactionA educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola.Parental education is a psychoeducational feature, relational and communicational on school adaptation. The entry of children in basic education is a moment of change, of emotions and desires, for them and for parents. It is a mixed methodology (quantitative, qualitative) that seeks to interpret the relationship between the interactive and communicative behaviors of parents and the adaptation of children at 1th year of schooling. We used data collection techniques: participant observation (students); lack range on parenting skills and semi-structured interview (N= 18); field notes and triangulation. There was confirmed good communication between parents-children, often resorting to dialogue to address school situations. Parents reveal to be ' gifts ' and worried, by the practice of joint activities with the children and the process of adaptation to school.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2017-10-02T14:22:30Z2016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5718porMARTINS, Ernesto (2016) - A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico. In II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas de Psicologia e Educação. Universidade de Lisboa – Instituto de Educação, 11-13 de julho. Lisboa: UL-IE. p. 1-14.978-989-8753-34-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:05Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:28.299535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico Parental education in the adaptation of Portuguese children to 1th Primary Cycle Pre-school |
title |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico |
spellingShingle |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico Martins, Ernesto Candeias Educação parental Adaptação escolar Competências parentais Ensino básico Interação comunicativa Parental education School adaptation Parenting skills Basic education Communicative interaction |
title_short |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico |
title_full |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico |
title_fullStr |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico |
title_sort |
A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação parental Adaptação escolar Competências parentais Ensino básico Interação comunicativa Parental education School adaptation Parenting skills Basic education Communicative interaction |
topic |
Educação parental Adaptação escolar Competências parentais Ensino básico Interação comunicativa Parental education School adaptation Parenting skills Basic education Communicative interaction |
description |
A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-12 2016-07-12T00:00:00Z 2017-10-02T14:22:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5718 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto (2016) - A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico. In II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas de Psicologia e Educação. Universidade de Lisboa – Instituto de Educação, 11-13 de julho. Lisboa: UL-IE. p. 1-14. 978-989-8753-34-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130825397108736 |