A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5718
Resumo: A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola.
id RCAP_7a3a52f1da014fd8b43cbadbfab4c481
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino BásicoParental education in the adaptation of Portuguese children to 1th Primary Cycle Pre-schoolEducação parentalAdaptação escolarCompetências parentaisEnsino básicoInteração comunicativaParental educationSchool adaptationParenting skillsBasic educationCommunicative interactionA educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola.Parental education is a psychoeducational feature, relational and communicational on school adaptation. The entry of children in basic education is a moment of change, of emotions and desires, for them and for parents. It is a mixed methodology (quantitative, qualitative) that seeks to interpret the relationship between the interactive and communicative behaviors of parents and the adaptation of children at 1th year of schooling. We used data collection techniques: participant observation (students); lack range on parenting skills and semi-structured interview (N= 18); field notes and triangulation. There was confirmed good communication between parents-children, often resorting to dialogue to address school situations. Parents reveal to be ' gifts ' and worried, by the practice of joint activities with the children and the process of adaptation to school.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2017-10-02T14:22:30Z2016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5718porMARTINS, Ernesto (2016) - A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico. In II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas de Psicologia e Educação. Universidade de Lisboa – Instituto de Educação, 11-13 de julho. Lisboa: UL-IE. p. 1-14.978-989-8753-34-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:05Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:28.299535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
Parental education in the adaptation of Portuguese children to 1th Primary Cycle Pre-school
title A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
spellingShingle A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
Martins, Ernesto Candeias
Educação parental
Adaptação escolar
Competências parentais
Ensino básico
Interação comunicativa
Parental education
School adaptation
Parenting skills
Basic education
Communicative interaction
title_short A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
title_full A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
title_fullStr A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
title_full_unstemmed A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
title_sort A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação parental
Adaptação escolar
Competências parentais
Ensino básico
Interação comunicativa
Parental education
School adaptation
Parenting skills
Basic education
Communicative interaction
topic Educação parental
Adaptação escolar
Competências parentais
Ensino básico
Interação comunicativa
Parental education
School adaptation
Parenting skills
Basic education
Communicative interaction
description A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-12
2016-07-12T00:00:00Z
2017-10-02T14:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5718
url http://hdl.handle.net/10400.11/5718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto (2016) - A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico. In II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas de Psicologia e Educação. Universidade de Lisboa – Instituto de Educação, 11-13 de julho. Lisboa: UL-IE. p. 1-14.
978-989-8753-34-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130825397108736