Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ariele S.M.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Takenaka, Denise Carvalho, Mello, José André Villas Boas, Valencia Nino, Laura Marina, Bianca Dos Santos Silva, Leyla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12263
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar como os gestores das Empresas Juniores (EJs), de uma universidade federal brasileira, reconhecem as oportunidades e como as exploram. A pesquisa é exploratória e testa os pressupostos teóricos do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation, junto a 30 gestores estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conclui que a formação fomentada por experiências educacionais em empresas juniores estimula atitudes e comportamentos empreendedores, por desenvolver nos jovens a percepção de si mesmo e do mundo, e também, contribui para a formação de seres holísticos e contextuais que são capazes de lidar com processos analíticos e racionais. O artigo argumenta que o empreendedorismo em espaços acadêmicos proporciona um efeito potencial que precisa de ser estimulado e estudado, pois estimula capacidades cognitivas e psicológicas essenciais à formação profissional. Entende-se este estudo como original visto que existe pouca investigação no âmbito do empreendedorismo acadêmico, tratando esse gap da literatura dentro do estudo. As informações levantadas neste estudo sobre as EJs contribuem para o melhoramento do sistema de suporte e relacionamento dos atores envolvidos com o meio em que estão inseridos.
id RCAP_7a42f906d0f0bdb718dad10462b997e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade BrasileiraEmpreendedorismoEmpresa júniorComportamento empreendedorAlerta empreendedorCausation e effectuationEntrepreneurshipJunior companyEntrepreneurial behaviorEntrepreneur alertEmprendimientoComportamiento emprendedorEntrepreneuriatJunior entrepriseComportement entrepreneurialAlerte aux entrepreneursO objetivo deste estudo foi identificar e analisar como os gestores das Empresas Juniores (EJs), de uma universidade federal brasileira, reconhecem as oportunidades e como as exploram. A pesquisa é exploratória e testa os pressupostos teóricos do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation, junto a 30 gestores estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conclui que a formação fomentada por experiências educacionais em empresas juniores estimula atitudes e comportamentos empreendedores, por desenvolver nos jovens a percepção de si mesmo e do mundo, e também, contribui para a formação de seres holísticos e contextuais que são capazes de lidar com processos analíticos e racionais. O artigo argumenta que o empreendedorismo em espaços acadêmicos proporciona um efeito potencial que precisa de ser estimulado e estudado, pois estimula capacidades cognitivas e psicológicas essenciais à formação profissional. Entende-se este estudo como original visto que existe pouca investigação no âmbito do empreendedorismo acadêmico, tratando esse gap da literatura dentro do estudo. As informações levantadas neste estudo sobre as EJs contribuem para o melhoramento do sistema de suporte e relacionamento dos atores envolvidos com o meio em que estão inseridos.Abstract The objective of this study was to identify and analyze how the managers of Junior Companies (EJs), from a Brazilian federal university, recognize the opportunities and how they exploit them. The research is exploratory and tests the theoretical assumptions of the Entrepreneurial Alert and the Causation and Effectuation Approaches, with 30 student managers at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ). It concludes that the training fostered by educational experiences in junior companies stimulates entrepreneurial attitudes and behaviors, as it develops in young people the perception of themselves and the world, and also contributes to the formation of holistic and contextual beings who are able to deal with analytical processes and rational. The article argues that entrepreneurship in academic spaces provides a potential effect that needs to be stimulated and studied, as it stimulates cognitive and psychological capacities essential to professional training. This study is understood as original since there is little research in the scope of academic entrepreneurship, dealing with this gap in the literature within the study. The information collected in this study about the EJs, contribute to the improvement of the support and relationship system of the actors involved with the environment they are inserted in.Resumen El objetivo de este estudio fue identificar y analizar cómo los gerentes de las Empresas Junior (EJ), de una universidad federal brasileña, reconocen las oportunidades y cómo las explotan. La investigación es exploratoria y prueba los supuestos teóricos de la Alerta Empresarial y los Enfoques de Causation y Effectuation, con 30 gerentes estudiantiles en la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRRJ). Concluye que la capacitación fomentada por las experiencias educativas en las empresas junior estimula las actitudes y los comportamientos empresariales, ya que desarrolla en los jóvenes la percepción de sí mismos y del mundo, y también contribuye a la formación de seres holísticos y contextuales que son capaces de lidiar con los procesos analíticos. y racional El artículo argumenta que el emprendimiento en espacios académicos proporciona un efecto potencial que necesita ser estimulado y estudiado, ya que estimula las capacidades cognitivas y psicológicas esenciales para la formación profesional. Este estudio se entiende como original ya que hay poca investigación en el ámbito del emprendimiento académico, que trata esta brecha en la literatura dentro del estudio. La información recopilada en este estudio sobre los EJ, contribuye a la mejora del sistema de apoyo y relación de los actores involucrados con el entorno en el que se insertan.Résumé L'objectif de cette étude était d'identifier et d'analyser comment les dirigeants de Junior- Entreprise (EJ), d'une université fédérale brésilienne, reconnaissent les opportunités et comment ils les exploitent. La recherche est exploratoire et teste les hypothèses théoriques de l'alerte entrepreneuriale et des approches de Causation et Effectuation, avec 30 étudiants gestionnaires à l'Université fédérale de Rio de Janeiro (UFRRJ). Il conclut que la formation favorisée par les expériences éducatives dans les petites entreprises stimule les attitudes et les comportements entrepreneuriaux, car elle développe chez les jeunes la perception d'euxmêmes et du monde, et contribue également à la formation d'êtres holistiques et contextuels capables de gérer des processus analytiques et rationnel. L'article soutient que l'entrepreneuriat dans les espaces académiques fournit un effet potentiel qui doit être stimulé et étudié, car il stimule les capacités cognitives et psychologiques essentielles à la formation professionnelle. Cette étude est considérée comme originale car il y a peu de recherches dans le cadre de l'entrepreneuriat universitaire, traitant de cette lacune dans la littérature au sein de l'étude. Les informations collectées dans cette étude sur les JE contribuent à l'amélioration du système d'accompagnement et de relation des acteurs impliqués dans l'environnement dans lequel ils s'insèrent.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLRodrigues, Ariele S.M.Takenaka, Denise CarvalhoMello, José André Villas BoasValencia Nino, Laura MarinaBianca Dos Santos Silva, Leyla2020-09-28T11:41:40Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12263porRodrigues, A., Takenaka, D., Mello, J., Niño, L., Silva, L., (2020) Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira, Da Investigação às Práticas, 10(2), 117 - 141. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.2192182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.219info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:23.256213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
spellingShingle Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
Rodrigues, Ariele S.M.
Empreendedorismo
Empresa júnior
Comportamento empreendedor
Alerta empreendedor
Causation e effectuation
Entrepreneurship
Junior company
Entrepreneurial behavior
Entrepreneur alert
Emprendimiento
Comportamiento emprendedor
Entrepreneuriat
Junior entreprise
Comportement entrepreneurial
Alerte aux entrepreneurs
title_short Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title_full Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title_fullStr Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title_full_unstemmed Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title_sort Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
author Rodrigues, Ariele S.M.
author_facet Rodrigues, Ariele S.M.
Takenaka, Denise Carvalho
Mello, José André Villas Boas
Valencia Nino, Laura Marina
Bianca Dos Santos Silva, Leyla
author_role author
author2 Takenaka, Denise Carvalho
Mello, José André Villas Boas
Valencia Nino, Laura Marina
Bianca Dos Santos Silva, Leyla
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ariele S.M.
Takenaka, Denise Carvalho
Mello, José André Villas Boas
Valencia Nino, Laura Marina
Bianca Dos Santos Silva, Leyla
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Empresa júnior
Comportamento empreendedor
Alerta empreendedor
Causation e effectuation
Entrepreneurship
Junior company
Entrepreneurial behavior
Entrepreneur alert
Emprendimiento
Comportamiento emprendedor
Entrepreneuriat
Junior entreprise
Comportement entrepreneurial
Alerte aux entrepreneurs
topic Empreendedorismo
Empresa júnior
Comportamento empreendedor
Alerta empreendedor
Causation e effectuation
Entrepreneurship
Junior company
Entrepreneurial behavior
Entrepreneur alert
Emprendimiento
Comportamiento emprendedor
Entrepreneuriat
Junior entreprise
Comportement entrepreneurial
Alerte aux entrepreneurs
description O objetivo deste estudo foi identificar e analisar como os gestores das Empresas Juniores (EJs), de uma universidade federal brasileira, reconhecem as oportunidades e como as exploram. A pesquisa é exploratória e testa os pressupostos teóricos do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation, junto a 30 gestores estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conclui que a formação fomentada por experiências educacionais em empresas juniores estimula atitudes e comportamentos empreendedores, por desenvolver nos jovens a percepção de si mesmo e do mundo, e também, contribui para a formação de seres holísticos e contextuais que são capazes de lidar com processos analíticos e racionais. O artigo argumenta que o empreendedorismo em espaços acadêmicos proporciona um efeito potencial que precisa de ser estimulado e estudado, pois estimula capacidades cognitivas e psicológicas essenciais à formação profissional. Entende-se este estudo como original visto que existe pouca investigação no âmbito do empreendedorismo acadêmico, tratando esse gap da literatura dentro do estudo. As informações levantadas neste estudo sobre as EJs contribuem para o melhoramento do sistema de suporte e relacionamento dos atores envolvidos com o meio em que estão inseridos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-28T11:41:40Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12263
url http://hdl.handle.net/10400.21/12263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, A., Takenaka, D., Mello, J., Niño, L., Silva, L., (2020) Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira, Da Investigação às Práticas, 10(2), 117 - 141. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.219
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133472475840512