Relatório da prática supervisionada no contexto de educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andreia Filipa Abreu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8761
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, desenvolveu-se o presente relatório de qualificação profissional, em que será analisada de forma reflexiva a Prática Pedagógica Supervisionada da mestranda, em contexto da Educação Pré-Escolar. O objetivo fulcral da desta intervenção em contexto educativo consistiu em promover a construção de aprendizagens que permitissem uma tomada de consciência do compromisso e responsabilidade atribuída ao Educador de Infância. A formanda teve oportunidade de desenvolver um perfil próprio enquanto futura Educadora de Infância, tendo como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, num processo ativo de investigação-ação. Comparando a ação educativa da formanda em momentos iniciais do estágio, com momentos já mais avançados neste processo, reconhece-se uma evolução nas dimensões da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que compõem o ciclo reflexivo da metodologia supracitada, evolução essa que resultou num progressivo desenvolvimento de competência profissionais. Durante a intervenção no contexto educativo, a formanda recorreu a estratégias e instrumentos de reflexão, nomeadamente os guiões de pré-observação, as planificações, as narrativas colaborativas, os diários de formação, as notas de campo e as reuniões com o Supervisor Institucional, a Educadora Cooperante e a díade de formação. A organização do ambiente educativo consistiu numa das preocupações da formanda, que procurou atender à necessidade de organizar de forma flexível o espaço, tempo e grupo.
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O objetivo fulcral da desta intervenção em contexto educativo consistiu em promover a construção de aprendizagens que permitissem uma tomada de consciência do compromisso e responsabilidade atribuída ao Educador de Infância. A formanda teve oportunidade de desenvolver um perfil próprio enquanto futura Educadora de Infância, tendo como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, num processo ativo de investigação-ação. Comparando a ação educativa da formanda em momentos iniciais do estágio, com momentos já mais avançados neste processo, reconhece-se uma evolução nas dimensões da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que compõem o ciclo reflexivo da metodologia supracitada, evolução essa que resultou num progressivo desenvolvimento de competência profissionais. Durante a intervenção no contexto educativo, a formanda recorreu a estratégias e instrumentos de reflexão, nomeadamente os guiões de pré-observação, as planificações, as narrativas colaborativas, os diários de formação, as notas de campo e as reuniões com o Supervisor Institucional, a Educadora Cooperante e a díade de formação. A organização do ambiente educativo consistiu numa das preocupações da formanda, que procurou atender à necessidade de organizar de forma flexível o espaço, tempo e grupo.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Under the scope of the Masters in Preschool Education and Teaching 1. º Primary School, was developed this professional qualification report, on which will be reflexively analized the period of Practice Pedagogical Supervised of the graduate student in the context of Preschool Education. The key objective of this intervention in an educational context was to promote the construction of learning and to enable an awareness of the commitment and responsibility assigned to the pre-school teacher. The student had the opportunity to develop her own profile as a future Childhood Educator, based on the Curriculum Guidelines for Pre-School Education, through an active process of action research. Comparing the educational action of the trainee in the early moments of the stage, with moments already more advanced in this process, it is possible to recognize a change in the dimensions of the observation, planning, action, reflection and evaluation, comprising the reflective cycle of the aforementioned methodology, and that this evolution resulted in a progressive development of professional competence. During the intervention in the educational context, the trainee resorted to strategies and tools for analysis, including the scripts for pre-observation, the weekly lesson plans, collaborative narratives, training diaries, field notes and meetings with the Institutional Supervisor, the Cooperating educator and the pedagogical dyad. The organization of the educational environment consisted on one of the trainee's concerns, which sought to address the need to flexibly organize space, time and group.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolveu-se o presente relatório de caráter formativo, no qual foi analisada sob uma holística crítica e reflexiva, a Prática Pedagógica Supervisionada da mestranda, nos dois níveis educativos aos quais se propõe a uma profissionalidade futura – Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo que o estágio em Educação Pré-Escolar decorreu com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade e o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 3.º ano de escolaridade, no Colégio Novo da Maia. Neste documento foi desenvolvida uma descrição, análise e reflexão das competências profissionais e pessoais que a estudante desenvolveu ao longo das suas intervenções decorrentes num processo de formação profissional. Para isto, foi exposta a ação educativa da estudante, sustentada em quadros teórico e conceptuais já desenvolvidos; nos normativos legais; e características dos contextos educativos, ambiente educativo e respetivas crianças/alunos. Neste sentido, a mestranda fundamentou as suas práxis desenvolvidas em dois contextos de estágio diferentes, na metodologia de investigação-ação, numa constante postura crítica, reflexiva, investigativa e indagatória, nas diferentes fases que caraterizam esta metodologia. Ao longo da realização dos dois estágios procurou-se uma construção e reconstrução contínua de aprendizagens potenciadoras de um crescimento profissional enquanto docente generalista e de práticas geradoras de aprendizagens mais significativas por parte das crianças e alunos dos diferentes contextos.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: For master degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, it was developed this report of formative character, in which was analyzed under a critical holistic and reflective, the Supervised Pedagogical Practice of the graduate student, in the two educational levels to which proposes to a future profession – pre-school education and teaching of the first Cycle of basic education. Being that the stage in pre-school Education was held with a group of children aged between four and five years of age and the stage in 1st Cycle of basic education with a class of the 3rd year of schooling at the Novo Colégio da Maia. In this document was developed a description, analysis and reflection of professional and personal skills that the student has developed along its interventions arising in the process of teacher training. For this, was exposed the educational action of the student, argued on theoretical and conceptual frameworks already developed; according to legal normative; and characteristics of educational contexts, educational environment and respective children/students. In this sense, the master substantiate their developed praxis in two contexts of different stage within the methodology of action-research, a constant critical, reflexive and investigative, at the various stages that characterized this methodology. Alongside the achievement of the two stages was a construction and reconstruction of continuous learning which will enhance professional growth while generalist faculty and generating practices that are learned by children and students of different contexts.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoNeiva, Manuel Fernando GonçalvesSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Andreia Filipa Abreu2016-12-12T15:37:45Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8761TID:201165880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.797843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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