O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Hugo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bonito, Jorge, Marques, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4333
Resumo: O ensino das ciências experimentais (ECE) em Portugal ficou, como pretendemos demonstrar, fortemente marcado pela instauração da República, que comemorou no ano transacto o seu centenário. A República de 1910 pretendeu reformar toda a mentalidade portuguesa, através do pilar base – a educação – pela qual seria capaz de sacudir a nossa maneira de ser, lançando desta forma o país para um progresso de nível europeu. O estudo a que nos propomos, uma investigação documental no domínio da História da Ciência1, visa aprofundar os conhecimentos existentes sobre esta época e perceber o impacto da reforma do ECE, principalmente nos Liceus, caracterizando as principais figuras, políticas e docentes responsáveis pela sua conceptualização e aplicação. Através desta investigação procuraremos lançar as primeiras bases para descobrir as origens deste pensamento, querendo ainda comparar os fundamentos psicopedagógicos, epistemológicos e sociológicos da época com as principais ideias actualmente presentes no ensino da Ciência. Com este trabalho pretendemos, num primeiro momento, apresentar e divulgar o desenho da investigação e os seus objectivos, na procura de estabelecer parcerias e receber contributos da comunidade académica interessada por esta problemática.
id RCAP_7b131052ca15ddaac02a63e15a44ed72
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)Ensino das ciências experimentaisI RepúblicaEducaçãoHistória da ciênciaO ensino das ciências experimentais (ECE) em Portugal ficou, como pretendemos demonstrar, fortemente marcado pela instauração da República, que comemorou no ano transacto o seu centenário. A República de 1910 pretendeu reformar toda a mentalidade portuguesa, através do pilar base – a educação – pela qual seria capaz de sacudir a nossa maneira de ser, lançando desta forma o país para um progresso de nível europeu. O estudo a que nos propomos, uma investigação documental no domínio da História da Ciência1, visa aprofundar os conhecimentos existentes sobre esta época e perceber o impacto da reforma do ECE, principalmente nos Liceus, caracterizando as principais figuras, políticas e docentes responsáveis pela sua conceptualização e aplicação. Através desta investigação procuraremos lançar as primeiras bases para descobrir as origens deste pensamento, querendo ainda comparar os fundamentos psicopedagógicos, epistemológicos e sociológicos da época com as principais ideias actualmente presentes no ensino da Ciência. Com este trabalho pretendemos, num primeiro momento, apresentar e divulgar o desenho da investigação e os seus objectivos, na procura de estabelecer parcerias e receber contributos da comunidade académica interessada por esta problemática.Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho2012-01-27T12:27:12Z2012-01-272011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4333http://hdl.handle.net/10174/4333por1138-1663hrebelo@hrebelo.comjbonito@uevora.ptluis@ua.pt229Rebelo, HugoBonito, JorgeMarques, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:33.224195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)
title O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)
spellingShingle O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)
Rebelo, Hugo
Ensino das ciências experimentais
I República
Educação
História da ciência
title_short O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)
title_full O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)
title_fullStr O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)
title_full_unstemmed O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)
title_sort O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926)
author Rebelo, Hugo
author_facet Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Marques, Luis
author_role author
author2 Bonito, Jorge
Marques, Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Marques, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências experimentais
I República
Educação
História da ciência
topic Ensino das ciências experimentais
I República
Educação
História da ciência
description O ensino das ciências experimentais (ECE) em Portugal ficou, como pretendemos demonstrar, fortemente marcado pela instauração da República, que comemorou no ano transacto o seu centenário. A República de 1910 pretendeu reformar toda a mentalidade portuguesa, através do pilar base – a educação – pela qual seria capaz de sacudir a nossa maneira de ser, lançando desta forma o país para um progresso de nível europeu. O estudo a que nos propomos, uma investigação documental no domínio da História da Ciência1, visa aprofundar os conhecimentos existentes sobre esta época e perceber o impacto da reforma do ECE, principalmente nos Liceus, caracterizando as principais figuras, políticas e docentes responsáveis pela sua conceptualização e aplicação. Através desta investigação procuraremos lançar as primeiras bases para descobrir as origens deste pensamento, querendo ainda comparar os fundamentos psicopedagógicos, epistemológicos e sociológicos da época com as principais ideias actualmente presentes no ensino da Ciência. Com este trabalho pretendemos, num primeiro momento, apresentar e divulgar o desenho da investigação e os seus objectivos, na procura de estabelecer parcerias e receber contributos da comunidade académica interessada por esta problemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-27T12:27:12Z
2012-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4333
http://hdl.handle.net/10174/4333
url http://hdl.handle.net/10174/4333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
hrebelo@hrebelo.com
jbonito@uevora.pt
luis@ua.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136478334287872