Qualidade dos cuidados relativos à cirurgia de ambulatório: perspectiva dos utentes
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill0202e.06 |
Resumo: | Introdução: Considerando a qualidade como um indicador major da excelência dos cuidados de saúde, os utentes e familiares dos serviços de saúde procedem à avaliação dos cuidados prestados com suporte nos recursos desejados dos próprios cuidados e de acordo com as melhorias que esperam obter no seu estado de saúde. Obetivo: Determinar a qualidade idealizada e percebida dos utentes de Cirurgia de Ambulatório de um Hospital Central. Métodos: Estudo de natureza descritiva e enfoque transversal, desenvolvido em Portugal. Participantes: A amostra não probabilística, de 140 utentes, com uma média de idades de 58 anos, possuindo o ensino básico (67.1%) sem actividade laboral (56.9%), auferindo de um rendimento superior a 1000 Euros (77.9.9%), distando do domicilio ao hospital 15Km ou mais (39.3%). Instrumento de Medida: Questionário (Medical Outcomes Study Social Support Survey) MOS-SSS e o Questionário Service Quality (SERVQUAL). Resultados: Os resultados mostram que, com excepção dos aspectos físicos em que a qualidade percebida é superior à qualidade idealizada, em todas as restantes variáveis e no global da SERVQUAL, a qualidade percebida (M=90.80) é sempre inferior à qualidade idealizada (M=92.89). Quanto maior o apoio social, maior a qualidade percebida, o valor de alpha geral obtido (0,845) é considerado bom. Conclusões: Monitorizar a perspectiva dos utentes sobre a qualidade com os cuidados recebidos é uma estratégia fundamental para maximizar a diferenciação e singularidade da assistência prestada nos serviços de saúde e satisfazer de forma holística as necessidades dos utentes. |
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Qualidade dos cuidados relativos à cirurgia de ambulatório: perspectiva dos utentesLife and Healthcare SciencesIntrodução: Considerando a qualidade como um indicador major da excelência dos cuidados de saúde, os utentes e familiares dos serviços de saúde procedem à avaliação dos cuidados prestados com suporte nos recursos desejados dos próprios cuidados e de acordo com as melhorias que esperam obter no seu estado de saúde. Obetivo: Determinar a qualidade idealizada e percebida dos utentes de Cirurgia de Ambulatório de um Hospital Central. Métodos: Estudo de natureza descritiva e enfoque transversal, desenvolvido em Portugal. Participantes: A amostra não probabilística, de 140 utentes, com uma média de idades de 58 anos, possuindo o ensino básico (67.1%) sem actividade laboral (56.9%), auferindo de um rendimento superior a 1000 Euros (77.9.9%), distando do domicilio ao hospital 15Km ou mais (39.3%). Instrumento de Medida: Questionário (Medical Outcomes Study Social Support Survey) MOS-SSS e o Questionário Service Quality (SERVQUAL). Resultados: Os resultados mostram que, com excepção dos aspectos físicos em que a qualidade percebida é superior à qualidade idealizada, em todas as restantes variáveis e no global da SERVQUAL, a qualidade percebida (M=90.80) é sempre inferior à qualidade idealizada (M=92.89). Quanto maior o apoio social, maior a qualidade percebida, o valor de alpha geral obtido (0,845) é considerado bom. Conclusões: Monitorizar a perspectiva dos utentes sobre a qualidade com os cuidados recebidos é uma estratégia fundamental para maximizar a diferenciação e singularidade da assistência prestada nos serviços de saúde e satisfazer de forma holística as necessidades dos utentes.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2017-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0202e.06por1647-662X0873-3015André, Susana Maria Fernandes S.Tomás, ÂngelaCunha, MadalenaDuarte, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:37Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:19.761248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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