A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Maria João do Rosário Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1983
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_7b871d412c65a50110cb53e86545dc84
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNEDEnsino a distânciaElearningPlataforma MoodleForças armadasCursosEstudo de casosDistance learningMoodle platformICTDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaEste é um estudo de caso do Curso Tecnológico de Administração a funcionar desde 2009, no Centro Naval de Ensino a Distância (CNED), com 13 alunos adultos dos diversos ramos das Forças Armadas - e a implementação das disciplinas técnicas: Organização e Gestão Empresarial; Técnicas Administrativas; Contabilidade e Práticas de Secretariado, utilizando-se a plataforma Moodle. Pretende também verificar a adesão dos alunos às novas tecnologias. Numa primeira parte, mostra-se a evolução do Ensino a Distância e do CNED e, ainda, o impacto destes factores na educação dos militares dos três ramos das Forças Armadas. De seguida, recorrendo a uma metodologia qualitativa e quantitativa, com base nos questionários dos alunos da amostra seleccionada, nos depoimentos de professores, do actual director do CNED e com a observação da dinâmica criada no próprio CNED e, ainda, de documentação existente, para demonstrar a importância da plataforma Moodle, no apoio ao Curso. Como considerações finais, constatamos que o CNED desempenha um papel importante na inclusão escolar dos militares e tem a preocupação constante da subida na carreira dos mesmos, por via da formação escolar. Confirmamos também a existência de algum fosso na literacia digital entre os alunos, que gera discrepância entre as possibilidades de evolução, razão porque na conclusão se sugere que os menos habilitados frequentem antecipadamente formação em TIC.This is a case study of the administration technology Course in operation since 2009 at the Navy Center for Distance Learning (CNED), with 13 adult students of various branches of the Armed Forces - and the implementation of technical disciplines: Organization and Business Management, Technical Administrative, Accounting and Secretarial Practice, using the Moodle platform. It is also intended with this study to check students' adherence to new technologies. The first part of this study shows the evolution of the Distance Education and of CNED itself and also the impact of these factors in the education of the members of the three military branches of the Armed Forces. Then, using a qualitative and quantitative methodology, based on questionnaires of the students selected and in the testimonies of teachers and of the current Director of CNED, and also the observation of the momentum created at the very CNED and also of existing documentation, we will demonstrate the importance of the Moodle platform, supporting the course. Lastly, we found that the CNED plays an important role in the educational inclusion of the military and has the constant worry of rising career of them, through education. We also confirm the existence of a gap in digital literacy among students, which creates a discrepancy between the possibilities of evolution, which is why we suggest in the conclusion that the less able students must attend ICT training in advance.Mendes, António QuintasRepositório AbertoEsteves, Maria João do Rosário Gomes2011-12-07T14:52:29Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1983porEsteves, Maria João do Rosário Gomes - A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração [Em linha] : estudo de caso no CNED. Lisboa : [s.n.], 2010. 125, [9] p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:15Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:37.223302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
title A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
spellingShingle A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
Esteves, Maria João do Rosário Gomes
Ensino a distância
Elearning
Plataforma Moodle
Forças armadas
Cursos
Estudo de casos
Distance learning
Moodle platform
ICT
title_short A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
title_full A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
title_fullStr A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
title_full_unstemmed A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
title_sort A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
author Esteves, Maria João do Rosário Gomes
author_facet Esteves, Maria João do Rosário Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, António Quintas
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Maria João do Rosário Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Elearning
Plataforma Moodle
Forças armadas
Cursos
Estudo de casos
Distance learning
Moodle platform
ICT
topic Ensino a distância
Elearning
Plataforma Moodle
Forças armadas
Cursos
Estudo de casos
Distance learning
Moodle platform
ICT
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-12-07T14:52:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1983
url http://hdl.handle.net/10400.2/1983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, Maria João do Rosário Gomes - A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração [Em linha] : estudo de caso no CNED. Lisboa : [s.n.], 2010. 125, [9] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135003607564288