Os projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.6247 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo problematizar o papel da investigação nos cursos de formação inicial de professores a partir do relato de uma experiência com projetos integradores (PI). Fundamenta o seu desenvolvimento em três conceitos organizadores: formação inicial de professores, currículo integrado e interdisciplinaridade. Discute a importância de um currículo de formação que possibilite a relação teoria e prática, o diálogo entre as disciplinas, a reflexão e a crítica. Destaca a importância da disponibilidade dos professores de diferentes áreas disciplinares no compartilhamento de suas experiências, seus saberes, suas certezas e incertezas. Tem como contexto de análise o relatório elaborado pelo grupo classe de uma turma do terceiro período da licenciatura em Espanhol. Baseia se nos princípios da pesquisa qualitativa. Destaca os indicadores que apontam a integração das disciplinas a partir do PI e a importância deste para a formação do professor-pesquisador e para a integração do grupo-classe. Palavras-chave: Formação inicial de professores; Currículo integrado; Projetos integradores |
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Os projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professoresLes projets de travail: une expérience intégratrice dans la formation initiale de professeursOs projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professoresArtigosO presente artigo tem como objetivo problematizar o papel da investigação nos cursos de formação inicial de professores a partir do relato de uma experiência com projetos integradores (PI). Fundamenta o seu desenvolvimento em três conceitos organizadores: formação inicial de professores, currículo integrado e interdisciplinaridade. Discute a importância de um currículo de formação que possibilite a relação teoria e prática, o diálogo entre as disciplinas, a reflexão e a crítica. Destaca a importância da disponibilidade dos professores de diferentes áreas disciplinares no compartilhamento de suas experiências, seus saberes, suas certezas e incertezas. Tem como contexto de análise o relatório elaborado pelo grupo classe de uma turma do terceiro período da licenciatura em Espanhol. Baseia se nos princípios da pesquisa qualitativa. Destaca os indicadores que apontam a integração das disciplinas a partir do PI e a importância deste para a formação do professor-pesquisador e para a integração do grupo-classe. Palavras-chave: Formação inicial de professores; Currículo integrado; Projetos integradoresThis article aims to discuss the role of research in the initial teacher education courses based on an experience with integration projects (IP). Its development is based on three organizing concepts: initial teacher training, integrated curriculum and interdisciplinarity. It also discusses the importance of a teacher education curriculum which enables the relation between theory and practice,as well as the dialogue between subjects, reflection and critique. This work also highlights the importance of the availability of teachers from different disciplines for sharing their experiences, their knowledge, their certainties and uncertainties. It has as an analysis context a report prepared by a third period class (second year college) with major in Spanish. It is based on the principles of qualitative research. This work emphasizes the indicators which point to the integration of disciplines starting from the IP and its importance to the formation of the research teacher and for the integration of the group-class. Keywords: Initial teacher training; Integrated curriculum; Integrative projectsCe travail qualitatif a comme objectif problématiser le rôle de la recherche dans les cursus de formation initiale de professeurs à partir du récit d'une expérience avec des projets intégrateurs (PI). Son développement a comme base trois concepts organisateurs: formation initiale de professeurs,curriculum intégré et interdisciplinarité. Il discute l'importance d'un curriculum de formation qui permette la relation entre théorie et pratique, le dialogue entre les disciplines, la réflexion et la critique. Il met en évidence l'importance de la disponibilité des professeurs de différents domaines disciplinaires dans l'échange de leurs expériences, leurs savoirs, leurs certitudes et incertitudes.Il a comme contexte d'analyse le rapport élaboré par le groupe-classe d'ungroupe du troisième trimestre de la licence en Espagnol. Il met en évidenceles indicateurs qui montrent l'intégration des disciplines à partir du PI etl'importance de celui-ci pour la formation du professeur-chercheur et pour l'intégration du groupe-classe. Mots-clé: Formation initiale de professeurs; Curriculum intégré; Projets intégrateursInstituto de Educação - Universidade do Minho2014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.6247por2183-04520871-9187Neto, Euláliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:12Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:31.110887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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