Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Francisco José Queirós Capela de Vieira e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/36995
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_7c17642eed923e1617684903670d4870
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/36995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engineSelecção e dimensionamento de um mecanismo de accionamento de válvulas de um motor de combustão interna de ciclo de 4 tempos de ignição por faíscaMotor de combustão internaVálvulasDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.The goal of this work is to design the valve actuation mechanism of a naturally aspirated, four-stroke, spark ignition internal combustion engine, for an urban vehicle. The engine has a 1.0-liter displacement volume, three cylinders inline, with four valves per cylinder and port fuel injection. The work began by performing numerical simulations using software developed at DEM-FCTUC [1]. This software models the engine cycle to determine the valve lift and valve opening and closing angles. The simulations are performed in the engine torque and speed domain of use, for the functional requirements of the engine. Two architectures of the valve actuation mechanism were defined. The kinematic and dynamic studies were then made, and the friction power of the two mechanisms, as a function of engine speed, was evaluated. Afterwards the architecture was selected. The following components of the actuation mechanism were object of detailed design in Autodesk Inventor 2016: intake and exhaust valves, intake and exhaust valve springs, bucket tappets, valve retainers, valve keepers, valve beads, valve guides and valve seats.A motivação para este trabalho consiste em efetuar a seleção e o projeto detalhado de um mecanismo de acionamento de válvulas de um motor de combustão interna, de ciclo de quatro tempos e ignição por faísca, para um veículo automóvel utilitário. O motor tem 1.0 litro de cilindrada, três cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e injeção na porta de admissão. O trabalhou começou pela realização de simulações de modelação do ciclo de funcionamento do motor, usando o programa “Ciclo de Funcionamento do Motor” desenvolvido no DEM-FCTUC [1], para determinar o levantamento máximo e os ângulos de abertura e fecho das válvulas de admissão e escape em função da velocidade de rotação do motor. Foram definidas duas arquiteturas para o trem de válvulas, efetuados estudos cinemáticos e dinâmicos e avaliado o atrito de ambos os mecanismos em função da velocidade de rotação do motor. De seguida foi efetuada a seleção da arquitetura mais adequada, em função dos requisitos funcionais do mesmo. Os componentes seguintes do mecanismo de acionamento das válvulas do motor foram objeto de desenho pormenorizado em software de desenho CAD-3D (Autodesk Inventor 2016): válvulas de admissão e de escape, molas das válvulas de admissão e escape, touches, retentores das válvulas, pratos das válvulas, meias-luas, guias das válvulas e sedes das válvulas.2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/36995http://hdl.handle.net/10316/36995engBrito, Francisco José Queirós Capela de Vieira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:17:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/36995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:47.598457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine
Selecção e dimensionamento de um mecanismo de accionamento de válvulas de um motor de combustão interna de ciclo de 4 tempos de ignição por faísca
title Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine
spellingShingle Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine
Brito, Francisco José Queirós Capela de Vieira e
Motor de combustão interna
Válvulas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine
title_full Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine
title_fullStr Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine
title_full_unstemmed Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine
title_sort Design of the valve actuation mechanism of a four-stroke spark ignition internal combustion engine
author Brito, Francisco José Queirós Capela de Vieira e
author_facet Brito, Francisco José Queirós Capela de Vieira e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Francisco José Queirós Capela de Vieira e
dc.subject.por.fl_str_mv Motor de combustão interna
Válvulas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Motor de combustão interna
Válvulas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/36995
http://hdl.handle.net/10316/36995
url http://hdl.handle.net/10316/36995
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133880150654976