Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Cecília
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Filipe, Loureiro, Maria José, Cabrita, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28677
Resumo: O pensamento computacional tem sido destacado como uma importante competência do século XXI. A programação tangível constitui-se uma poderosa via para o seu desenvolvimento. Permite uma aprendizagem ativa dos alunos desde o início da escolaridade, pode contribuir para práticas inclusivas e aliar-se a uma abordagem curricular integradora e flexível nas áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics. Foram estes os pressupostos do projeto TangIn “Tangible programming & inclusion”, cujo principal objetivo foi (co)desenvolver um kit didático para apoiar a utilização da programação tangível em contexto escolar. Este artigo foca-se na apresentação do Projeto e na apresentação dos resultados da avaliação dos eventos realizados na Bulgária, Espanha, Letónia e Portugal para disseminação da referida toolbox.
id RCAP_7c26f391b03af6e58458509787617710
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professoresProgramação tangívelInclusãoEducação STEMFormação contínua de professoresO pensamento computacional tem sido destacado como uma importante competência do século XXI. A programação tangível constitui-se uma poderosa via para o seu desenvolvimento. Permite uma aprendizagem ativa dos alunos desde o início da escolaridade, pode contribuir para práticas inclusivas e aliar-se a uma abordagem curricular integradora e flexível nas áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics. Foram estes os pressupostos do projeto TangIn “Tangible programming & inclusion”, cujo principal objetivo foi (co)desenvolver um kit didático para apoiar a utilização da programação tangível em contexto escolar. Este artigo foca-se na apresentação do Projeto e na apresentação dos resultados da avaliação dos eventos realizados na Bulgária, Espanha, Letónia e Portugal para disseminação da referida toolbox.Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.2020-06-15T10:11:51Z2020-04-22T00:00:00Z2020-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28677por2184-7436Guerra, CecíliaMoreira, FilipeLoureiro, Maria JoséCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:27Zoai:ria.ua.pt:10773/28677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:09.795366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
title Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
spellingShingle Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
Guerra, Cecília
Programação tangível
Inclusão
Educação STEM
Formação contínua de professores
title_short Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
title_full Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
title_fullStr Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
title_full_unstemmed Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
title_sort Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
author Guerra, Cecília
author_facet Guerra, Cecília
Moreira, Filipe
Loureiro, Maria José
Cabrita, Isabel
author_role author
author2 Moreira, Filipe
Loureiro, Maria José
Cabrita, Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Cecília
Moreira, Filipe
Loureiro, Maria José
Cabrita, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Programação tangível
Inclusão
Educação STEM
Formação contínua de professores
topic Programação tangível
Inclusão
Educação STEM
Formação contínua de professores
description O pensamento computacional tem sido destacado como uma importante competência do século XXI. A programação tangível constitui-se uma poderosa via para o seu desenvolvimento. Permite uma aprendizagem ativa dos alunos desde o início da escolaridade, pode contribuir para práticas inclusivas e aliar-se a uma abordagem curricular integradora e flexível nas áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics. Foram estes os pressupostos do projeto TangIn “Tangible programming & inclusion”, cujo principal objetivo foi (co)desenvolver um kit didático para apoiar a utilização da programação tangível em contexto escolar. Este artigo foca-se na apresentação do Projeto e na apresentação dos resultados da avaliação dos eventos realizados na Bulgária, Espanha, Letónia e Portugal para disseminação da referida toolbox.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15T10:11:51Z
2020-04-22T00:00:00Z
2020-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28677
url http://hdl.handle.net/10773/28677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-7436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137667801153536