Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28677 |
Resumo: | O pensamento computacional tem sido destacado como uma importante competência do século XXI. A programação tangível constitui-se uma poderosa via para o seu desenvolvimento. Permite uma aprendizagem ativa dos alunos desde o início da escolaridade, pode contribuir para práticas inclusivas e aliar-se a uma abordagem curricular integradora e flexível nas áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics. Foram estes os pressupostos do projeto TangIn “Tangible programming & inclusion”, cujo principal objetivo foi (co)desenvolver um kit didático para apoiar a utilização da programação tangível em contexto escolar. Este artigo foca-se na apresentação do Projeto e na apresentação dos resultados da avaliação dos eventos realizados na Bulgária, Espanha, Letónia e Portugal para disseminação da referida toolbox. |
id |
RCAP_7c26f391b03af6e58458509787617710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/28677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professoresProgramação tangívelInclusãoEducação STEMFormação contínua de professoresO pensamento computacional tem sido destacado como uma importante competência do século XXI. A programação tangível constitui-se uma poderosa via para o seu desenvolvimento. Permite uma aprendizagem ativa dos alunos desde o início da escolaridade, pode contribuir para práticas inclusivas e aliar-se a uma abordagem curricular integradora e flexível nas áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics. Foram estes os pressupostos do projeto TangIn “Tangible programming & inclusion”, cujo principal objetivo foi (co)desenvolver um kit didático para apoiar a utilização da programação tangível em contexto escolar. Este artigo foca-se na apresentação do Projeto e na apresentação dos resultados da avaliação dos eventos realizados na Bulgária, Espanha, Letónia e Portugal para disseminação da referida toolbox.Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.2020-06-15T10:11:51Z2020-04-22T00:00:00Z2020-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28677por2184-7436Guerra, CecíliaMoreira, FilipeLoureiro, Maria JoséCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:27Zoai:ria.ua.pt:10773/28677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:09.795366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores |
title |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores |
spellingShingle |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores Guerra, Cecília Programação tangível Inclusão Educação STEM Formação contínua de professores |
title_short |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores |
title_full |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores |
title_fullStr |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores |
title_sort |
Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores |
author |
Guerra, Cecília |
author_facet |
Guerra, Cecília Moreira, Filipe Loureiro, Maria José Cabrita, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Filipe Loureiro, Maria José Cabrita, Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Cecília Moreira, Filipe Loureiro, Maria José Cabrita, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação tangível Inclusão Educação STEM Formação contínua de professores |
topic |
Programação tangível Inclusão Educação STEM Formação contínua de professores |
description |
O pensamento computacional tem sido destacado como uma importante competência do século XXI. A programação tangível constitui-se uma poderosa via para o seu desenvolvimento. Permite uma aprendizagem ativa dos alunos desde o início da escolaridade, pode contribuir para práticas inclusivas e aliar-se a uma abordagem curricular integradora e flexível nas áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics. Foram estes os pressupostos do projeto TangIn “Tangible programming & inclusion”, cujo principal objetivo foi (co)desenvolver um kit didático para apoiar a utilização da programação tangível em contexto escolar. Este artigo foca-se na apresentação do Projeto e na apresentação dos resultados da avaliação dos eventos realizados na Bulgária, Espanha, Letónia e Portugal para disseminação da referida toolbox. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-15T10:11:51Z 2020-04-22T00:00:00Z 2020-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/28677 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/28677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-7436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137667801153536 |