O international purchasing e as relações inward-outward no processo de internacionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Liliana Sofia Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1818
Resumo: O fenómeno da internacionalização tem registado um desenvolvimento sem precedentes, quer no sector industrial, quer no sector de serviços. Devido à globalização dos mercados, provocada pelo aumento da concorrência e do ritmo de inovação, as empresas têm a necessidade constante de definirem estratégias que levem à sua competitividade empresarial, permitindo assim estarem aptas para reagirem aos desafios que se lhes colocam e lhes ameaçam a sua sobrevivência.A internacionalização já não é uma opção, mas um imperativo. Uma empresa internacionaliza-se quando pratica actividades de internacionalização de tipo inward, outward ou de cooperação. Este trabalho apenas abordará as actividades inward e outward uma vez que estes são os conceitos-chave da ligação entre as actividades de internacionalização inward-outward. Alguns teóricos e gestores consideram as actividades de internacionalização de tipo outward como as primeiras actividades do processo de internacionalização empresarial. Vários estudos demonstram porém, que este nem sempre é o caso. Através de uma revisão bibliográfica, o propósito deste trabalho pretende compreender em que medida as actividades de internacionalização do tipo inward (como o international purchasing) e a própria ligação inward-outward contribuem para o desenvolvimento do processo de vendas nos mercados internacionais e levarem assim as empresas à obtenção de vantagens competitivas. O estudo do processo de internacionalização empresarial na vertente inward-outward é muito importante sob dupla perspectiva: - a científica, na medida em que existe ainda pouca investigação nacional e internacional relativamente a este tema e – a empresarial, no sentido de auxiliar e incentivar as empresas a desenvolverem o seu próprio processo de internacionalização de vendas para os mercados externos, através dos conhecimentos, experiências e contactos obtidos por anteriores práticas de importação. ABSTRACT: The phenomenon of internationalization has registered a development without antecedents either in the business environment, or in the services. Due to the globalization of markets, caused by the rise of competition and the rhythm of innovation, the enterprises have a constant need of defining strategies that will lead them to their enterprise competitively, allowing them to be able to react to challenges that may arise and threaten their survival. The internationalization is not already an option but an imperative. An enterprise will internationalize itself when it practices inward, outward or both internationalization activities. This thesis only develops the concepts of inward and outward activities because they are essential to the linkages inward-outward. A great part of researchers and managers consider outward internationalization activities as the first step in the process of business internationalization. Several studies have shown however, that this is not always the case. Through a bibliographical revision, this task aspires to determine to what extent the inward internationalization activities (like international purchasing) and the very inward-outward connection, contribute to the development the process of sales in international markets. The study of inward-outward connection of the internationalization business process is very important under a double prospective: - a scientific one, to the extent that there is still little national and international investigation relative to this subject and – the enterprise, in the sense of helping and motivating enterprises to develop their own process of outward internationalization through knowledge, experience and previous contacts obtained through inward practices.
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