Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica

Bibliographic Details
Main Author: Gomes, Vanessa Isabel Oliveira
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.5/10802
Summary: Mestrado em Marketing
id RCAP_7c8869ff973d3b6f9026b5edc29547e3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médicaApps móveisDigital MarketingMobile MarketingMédicosIndústria FarmacêuticaSmartphonesMobile AppsPhysiciansPharmaceutical IndustryMestrado em MarketingNos últimos tempos, a introdução de novas tecnologias tem modificado a nossa cultura, comércio, comunicação e educação, sendo que a área da saúde não é exceção a esta tendência. Os smartphones e as Apps móveis têm sido rapidamente integrados na prática clínica e neste sentido, a presente investigação tem como principal interesse o estudo dos fatores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis por parte da classe médica. Foram realizados questionários online e procedeu-se à análise de uma amostra de 199 médicos. Este estudo recorreu a uma regressão logística para testar as hipóteses e compreender a relação entre frequência de utilização e os fatores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis. As conclusões do estudo indicam que a compatibilidade com estilo de vida e necessidades, situação profissional e facilidade de uso influenciam de forma positiva a intensidade de utilização de aplicações móveis, enquanto que as variáveis influência social e idade não demonstraram ser significativas. Em função destes resultados, é desejável que, cada vez mais, as empresas farmacêuticas considerem o Mobile Marketing como uma oportunidade e vantagem competitiva na sua relação com os médicos.In recent years, the introduction of new technology has transformed many aspects of our culture, commerce, communication and education, the health area being no exception. Smartphones and Apps are quickly becoming integrated into clinical practice and in this regard, the aim of this research is the study of the factors that influence the intensity of use of mobile Apps by the medical community. Online surveys were conducted and a sample of 199 physicians was analyzed. Logistic regression was used to test the hypotheses and understand the relation between the frequency of use and the factors that influence the intensity of use of the mobile Apps. The findings of this study demonstrate that compatibility with lifestyle and needs, working status and ease of use have a positive impact in the intensity of use of Apps, while social influence and age have not proved to be significant. When considering the results, it is desirable that pharmaceutical companies consider the Mobile Marketing as an opportunity and competitive advantage in their relationship with the medical.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaGomes, Vanessa Isabel Oliveira2016-02-01T10:12:51Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10802porGomes, Vanessa Isabel Oliveira (2015). "Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:12.304074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica
title Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica
spellingShingle Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica
Gomes, Vanessa Isabel Oliveira
Apps móveis
Digital Marketing
Mobile Marketing
Médicos
Indústria Farmacêutica
Smartphones
Mobile Apps
Physicians
Pharmaceutical Industry
title_short Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica
title_full Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica
title_fullStr Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica
title_full_unstemmed Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica
title_sort Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica
author Gomes, Vanessa Isabel Oliveira
author_facet Gomes, Vanessa Isabel Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vanessa Isabel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Apps móveis
Digital Marketing
Mobile Marketing
Médicos
Indústria Farmacêutica
Smartphones
Mobile Apps
Physicians
Pharmaceutical Industry
topic Apps móveis
Digital Marketing
Mobile Marketing
Médicos
Indústria Farmacêutica
Smartphones
Mobile Apps
Physicians
Pharmaceutical Industry
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-01T10:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10802
url http://hdl.handle.net/10400.5/10802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Vanessa Isabel Oliveira (2015). "Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131054525644800