Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luís Miguel Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7356
Resumo: O objectivo deste trabalho foi perceber o estado da Educação Física no 1ºCEB nas escolas públicas em Portugal, e de que forma os paradigmas da educação do século XXI poderão estar presentes nesta realidade. As leis e o programa elaborados pelo estado Português evidenciam uma Educação Física no 1° Ciclo consistente e fundamentada, mas diversos autores demonstram uma realidade diferente, um vazio, uma utopia, um baldio, um “apenas no papel”, um fantasma, uma total inconsistência. Os organismos mundiais recomendam que seja na escola, como local privilegiado, que as crianças dos 3 aos 17 anos realizem actividade física diária. Os paradigmas da educação do século XXI requerem um pensamento crítico e uma capacidade de resolver problemas complexos. Potenciar a criatividade requer um pensamento diverso, distinto e dinâmico. Explorar, potenciar e avaliar diferentes tipos de inteligência. A Escola Americana Internacional de Mocambique persegue uma Educação Física para o aluno do século XXI. A transdisciplinaridade é o «core» do programa onde estão inclusas as atitudes e os valores. A Educação Física no 1ºCEB nas escolas públicas Portugal necessita de ser real, efectiva, consistente e inclusiva em primeiro lugar, para depois, em grupo e com a comunidade educativa, iniciar uma reflexão profunda sobre os paradigmas da educação do século XXI.
id RCAP_7cc598e28f9111955e9f0e70be177c64
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXIMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO BÁSICO 1º CICLOSÉC. 21PHYSICAL EDUCATIONPRIMARY EDUCATION21ST CENTURYSPORTDESPORTOO objectivo deste trabalho foi perceber o estado da Educação Física no 1ºCEB nas escolas públicas em Portugal, e de que forma os paradigmas da educação do século XXI poderão estar presentes nesta realidade. As leis e o programa elaborados pelo estado Português evidenciam uma Educação Física no 1° Ciclo consistente e fundamentada, mas diversos autores demonstram uma realidade diferente, um vazio, uma utopia, um baldio, um “apenas no papel”, um fantasma, uma total inconsistência. Os organismos mundiais recomendam que seja na escola, como local privilegiado, que as crianças dos 3 aos 17 anos realizem actividade física diária. Os paradigmas da educação do século XXI requerem um pensamento crítico e uma capacidade de resolver problemas complexos. Potenciar a criatividade requer um pensamento diverso, distinto e dinâmico. Explorar, potenciar e avaliar diferentes tipos de inteligência. A Escola Americana Internacional de Mocambique persegue uma Educação Física para o aluno do século XXI. A transdisciplinaridade é o «core» do programa onde estão inclusas as atitudes e os valores. A Educação Física no 1ºCEB nas escolas públicas Portugal necessita de ser real, efectiva, consistente e inclusiva em primeiro lugar, para depois, em grupo e com a comunidade educativa, iniciar uma reflexão profunda sobre os paradigmas da educação do século XXI.The aim of this work was to understand the state of Physical Education in the primary public schools in Portugal, and how the twenty-first century education paradigms may be present in this reality. The laws and the program drawn up by the Portuguese government show a Physical Education in primary school consistent and reasoned, but several authors demonstrate a different reality, a void, a utopia, a vacant, only on paper, a ghost, total inconsistency. Global organizations recommend that a school as a privileged place that children from three to seventen years to perform daily physical activity. The twenty-first century education paradigms require critical thinking and an ability to solve complex problems. Enhance creativity requires a diverse, distinctive and dynamic thinking. Explore, enhance and evaluate different types of intelligence. The American International School of Mozambique pursues a physical education for students of XXI century. Transdisciplinarity is the 'core' of the program which are included attitudes and values. Physical Education in Portuguese primary public schools needs to be real, effective, consistent and inclusive in the first place, then, in groups and with the educational community, starting a profound reflection on the paradigms of the twenty-first century education.2016-10-11T14:33:16Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7356TID:201329492porGonçalves, Luís Miguel Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:10.197263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI
title Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI
spellingShingle Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI
Gonçalves, Luís Miguel Pinto
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO BÁSICO 1º CICLO
SÉC. 21
PHYSICAL EDUCATION
PRIMARY EDUCATION
21ST CENTURY
SPORT
DESPORTO
title_short Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI
title_full Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI
title_fullStr Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI
title_full_unstemmed Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI
title_sort Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI
author Gonçalves, Luís Miguel Pinto
author_facet Gonçalves, Luís Miguel Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luís Miguel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO BÁSICO 1º CICLO
SÉC. 21
PHYSICAL EDUCATION
PRIMARY EDUCATION
21ST CENTURY
SPORT
DESPORTO
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO BÁSICO 1º CICLO
SÉC. 21
PHYSICAL EDUCATION
PRIMARY EDUCATION
21ST CENTURY
SPORT
DESPORTO
description O objectivo deste trabalho foi perceber o estado da Educação Física no 1ºCEB nas escolas públicas em Portugal, e de que forma os paradigmas da educação do século XXI poderão estar presentes nesta realidade. As leis e o programa elaborados pelo estado Português evidenciam uma Educação Física no 1° Ciclo consistente e fundamentada, mas diversos autores demonstram uma realidade diferente, um vazio, uma utopia, um baldio, um “apenas no papel”, um fantasma, uma total inconsistência. Os organismos mundiais recomendam que seja na escola, como local privilegiado, que as crianças dos 3 aos 17 anos realizem actividade física diária. Os paradigmas da educação do século XXI requerem um pensamento crítico e uma capacidade de resolver problemas complexos. Potenciar a criatividade requer um pensamento diverso, distinto e dinâmico. Explorar, potenciar e avaliar diferentes tipos de inteligência. A Escola Americana Internacional de Mocambique persegue uma Educação Física para o aluno do século XXI. A transdisciplinaridade é o «core» do programa onde estão inclusas as atitudes e os valores. A Educação Física no 1ºCEB nas escolas públicas Portugal necessita de ser real, efectiva, consistente e inclusiva em primeiro lugar, para depois, em grupo e com a comunidade educativa, iniciar uma reflexão profunda sobre os paradigmas da educação do século XXI.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-11T14:33:16Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7356
TID:201329492
url http://hdl.handle.net/10437/7356
identifier_str_mv TID:201329492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131248244817920