Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Frederico José Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40611
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular na empresa FI Group Portugal. Com a crescente competitividade entre as organizações é cada vez mais importante as mesmas terem bem definidos os objetivos estratégicos que estas querem alcançar. Assim, o objetivo deste relatório é perceber se o serviço recém-criado pela empresa é atrativo para as empresas suas clientes e se coaduna com as suas necessidades. Procura perceber também se estas adquiririam o serviço em causa se não fosse cofinanciado pelo Portugal 2020. Também procura perceber se o modelo do serviço se adapta às necessidades das empresas e identificar aspetos que possam ser melhorados. Segundo Kaplan & Norton (1996), o Balanced Scorecard trata-se de um instrumento de gestão estratégica com o objetivo de clarificar a visão e estratégia de uma organização assente numa definição de objetivos, iniciativas e indicadores distribuídos de acordo com as perspetivas sugeridas pelos autores. Inicialmente usou-se uma metodologia quantitativa, com recurso a questionários enviados a empresas que usufruíram do serviço e posteriormente, devido ao reduzido número de respostas obtidas, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, nomeadamente uma entrevista realizada a uma antiga colaboradora da FI Group. Usou-se esta metodologia para dar um maior suporte às respostas obtidas através dos questionários. A observação direta também se revelou importante, pois permitiu, entender os desafios enfrentados pelas empresas. Na elaboração deste trabalho, com a análise às respostas dos questionários e conjugando com as informações obtidas com a entrevista realizada, pode-se concluir que as empresas alvo do inquérito, consideram que o serviço prestado foi algo útil e que trouxe vantagens para as mesmas, no entanto, não fariam o investimento caso o mesmo não fosse cofinanciado, devido ao seu elevado custo financeiro.
id RCAP_7d2b4e7da744c1f9ca3c573a7ededdb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoriaBalanced ScorecardConsultoria de inovaçãoServiço de consultoriaInnovation consultingConsulting serviceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório de estágio tem como objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular na empresa FI Group Portugal. Com a crescente competitividade entre as organizações é cada vez mais importante as mesmas terem bem definidos os objetivos estratégicos que estas querem alcançar. Assim, o objetivo deste relatório é perceber se o serviço recém-criado pela empresa é atrativo para as empresas suas clientes e se coaduna com as suas necessidades. Procura perceber também se estas adquiririam o serviço em causa se não fosse cofinanciado pelo Portugal 2020. Também procura perceber se o modelo do serviço se adapta às necessidades das empresas e identificar aspetos que possam ser melhorados. Segundo Kaplan & Norton (1996), o Balanced Scorecard trata-se de um instrumento de gestão estratégica com o objetivo de clarificar a visão e estratégia de uma organização assente numa definição de objetivos, iniciativas e indicadores distribuídos de acordo com as perspetivas sugeridas pelos autores. Inicialmente usou-se uma metodologia quantitativa, com recurso a questionários enviados a empresas que usufruíram do serviço e posteriormente, devido ao reduzido número de respostas obtidas, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, nomeadamente uma entrevista realizada a uma antiga colaboradora da FI Group. Usou-se esta metodologia para dar um maior suporte às respostas obtidas através dos questionários. A observação direta também se revelou importante, pois permitiu, entender os desafios enfrentados pelas empresas. Na elaboração deste trabalho, com a análise às respostas dos questionários e conjugando com as informações obtidas com a entrevista realizada, pode-se concluir que as empresas alvo do inquérito, consideram que o serviço prestado foi algo útil e que trouxe vantagens para as mesmas, no entanto, não fariam o investimento caso o mesmo não fosse cofinanciado, devido ao seu elevado custo financeiro.This internship report aims to present the work developed during the internship at the company FI Group Portugal. With the growing competitiveness between organizations is increasingly important to have well defined the strategic objectives that they want to achieve. Thus, the purpose of this report is to understand whether the service recently created by the company is attractive to its customers and meets their needs. It also seeks to understand whether they would acquire the service in question if it were not co-funded by Portugal 2020. It also seeks to understand if the service model is adapted to the companies' needs and to identify aspects that can be improved. According to Kaplan & Norton (1996), the Balanced Scorecard is a strategic management tool aimed at clarifying the vision and strategy of an organization based on a definition of objectives, initiatives and indicators distributed according to the perspectives suggested by the authors. Initially a quantitative methodology was used, using questionnaires sent to companies that used the service, and later, due to the small number of responses obtained, a qualitative methodology was used, namely an interview with a former FI Group employee. This methodology was used to provide greater support to the answers obtained through the questionnaires. Direct observation also proved to be important, as it allowed us to understand the challenges faced by the companies. In the elaboration of this work, with the analysis of the answers to the questionnaires and combining it with the information obtained from the interview, one can conclude that the target companies of the survey consider that the service provided was something useful and that it brought advantages to them; however, they would not make the investment if it was not co-financed, due to its high financial cost.Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlmeida, Frederico José Correia2022-12-192022-112023-09-17T00:00:00Z2022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40611TID:203222830porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:10ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria
title Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria
spellingShingle Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria
Almeida, Frederico José Correia
Balanced Scorecard
Consultoria de inovação
Serviço de consultoria
Innovation consulting
Consulting service
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria
title_full Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria
title_fullStr Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria
title_full_unstemmed Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria
title_sort Balanced Scorecard como serviço de uma empresa de consultoria
author Almeida, Frederico José Correia
author_facet Almeida, Frederico José Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Frederico José Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced Scorecard
Consultoria de inovação
Serviço de consultoria
Innovation consulting
Consulting service
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Balanced Scorecard
Consultoria de inovação
Serviço de consultoria
Innovation consulting
Consulting service
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente relatório de estágio tem como objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular na empresa FI Group Portugal. Com a crescente competitividade entre as organizações é cada vez mais importante as mesmas terem bem definidos os objetivos estratégicos que estas querem alcançar. Assim, o objetivo deste relatório é perceber se o serviço recém-criado pela empresa é atrativo para as empresas suas clientes e se coaduna com as suas necessidades. Procura perceber também se estas adquiririam o serviço em causa se não fosse cofinanciado pelo Portugal 2020. Também procura perceber se o modelo do serviço se adapta às necessidades das empresas e identificar aspetos que possam ser melhorados. Segundo Kaplan & Norton (1996), o Balanced Scorecard trata-se de um instrumento de gestão estratégica com o objetivo de clarificar a visão e estratégia de uma organização assente numa definição de objetivos, iniciativas e indicadores distribuídos de acordo com as perspetivas sugeridas pelos autores. Inicialmente usou-se uma metodologia quantitativa, com recurso a questionários enviados a empresas que usufruíram do serviço e posteriormente, devido ao reduzido número de respostas obtidas, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, nomeadamente uma entrevista realizada a uma antiga colaboradora da FI Group. Usou-se esta metodologia para dar um maior suporte às respostas obtidas através dos questionários. A observação direta também se revelou importante, pois permitiu, entender os desafios enfrentados pelas empresas. Na elaboração deste trabalho, com a análise às respostas dos questionários e conjugando com as informações obtidas com a entrevista realizada, pode-se concluir que as empresas alvo do inquérito, consideram que o serviço prestado foi algo útil e que trouxe vantagens para as mesmas, no entanto, não fariam o investimento caso o mesmo não fosse cofinanciado, devido ao seu elevado custo financeiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2022-11
2022-12-19T00:00:00Z
2023-09-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/40611
TID:203222830
url http://hdl.handle.net/10400.14/40611
identifier_str_mv TID:203222830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303233251770368