Sexualidade saudável na adolescência : intervenção de enfermagem comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43589
Resumo: A Educação para os afetos e a sexualidade é uma das áreas de intervenção, em termos de capacitação dos adolescentes em ambiente escolar (Programa Nacional de Saúde Escolar, 2015). A Agenda da Juventude para a Saúde 2030, “centra-se nas áreas que as crianças e jovens consideraram prioritárias para a sua saúde na próxima década (…), a educação para a sexualidade, (…) e a prevenção da violência (…)” (Plano Nacional de Saúde, 2021- 2030: 175). Neste sentido, e pelo tempo que as crianças e jovens passam nos estabelecimentos de ensino, as escolas são grandes parceiros com os quais os enfermeiros de saúde comunitária, nomeadamente da equipa de Saúde Escolar, devem intervir e trabalhar em conjunto. Foi realizado um projeto, intitulado de “Sexualidade Saudável na Adolescência – Intervenção de Enfermagem Comunitária”, desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade, na área da Saúde Escolar, pertencente a um Agrupamento de Centro de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Apresentou como principal objetivo contribuir para a capacitação de estudantes adolescentes, de duas turmas de dois Agrupamentos de Escolas, de 9.º ano de escolaridade do concelho. Baseou-se na metodologia do Planeamento em Saúde e no referencial teórico do Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender. Posteriormente à formulação do diagnóstico de situação, com recurso à aplicação do instrumento de recolha de dados, o Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade, foram priorizados os problemas e formulados os diagnósticos de enfermagem, segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Na fase de seleção de estratégias, baseadas na evidência científica obtida através da realização da scoping review intitulada de “Intervenções promotoras de Educação Sexual com adolescentes: scoping review”, recorreu-se a sessões de educação para a saúde e estabelecimento de parcerias na comunidade, nomeadamente mobilização de profissionais de saúde e associações nacionais peritas na área de intervenção. Através da avaliação dos resultados obtidos com a implementação do projeto, verificam-se ganhos em saúde, através do aumento de conhecimento face às temáticas no âmbito da área de intervenção identificadas como prioritárias. As atividades desenvolvidas promoveram o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, contribuindo para a visibilidade da enfermagem como ciência e profissão.
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Neste sentido, e pelo tempo que as crianças e jovens passam nos estabelecimentos de ensino, as escolas são grandes parceiros com os quais os enfermeiros de saúde comunitária, nomeadamente da equipa de Saúde Escolar, devem intervir e trabalhar em conjunto. Foi realizado um projeto, intitulado de “Sexualidade Saudável na Adolescência – Intervenção de Enfermagem Comunitária”, desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade, na área da Saúde Escolar, pertencente a um Agrupamento de Centro de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Apresentou como principal objetivo contribuir para a capacitação de estudantes adolescentes, de duas turmas de dois Agrupamentos de Escolas, de 9.º ano de escolaridade do concelho. Baseou-se na metodologia do Planeamento em Saúde e no referencial teórico do Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender. Posteriormente à formulação do diagnóstico de situação, com recurso à aplicação do instrumento de recolha de dados, o Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade, foram priorizados os problemas e formulados os diagnósticos de enfermagem, segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Na fase de seleção de estratégias, baseadas na evidência científica obtida através da realização da scoping review intitulada de “Intervenções promotoras de Educação Sexual com adolescentes: scoping review”, recorreu-se a sessões de educação para a saúde e estabelecimento de parcerias na comunidade, nomeadamente mobilização de profissionais de saúde e associações nacionais peritas na área de intervenção. Através da avaliação dos resultados obtidos com a implementação do projeto, verificam-se ganhos em saúde, através do aumento de conhecimento face às temáticas no âmbito da área de intervenção identificadas como prioritárias. As atividades desenvolvidas promoveram o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, contribuindo para a visibilidade da enfermagem como ciência e profissão.Education for affection and sexuality is one of the areas of intervention, in terms of training adolescent in school environment (National Programme of School Health, 2015). The Youth Agenda for Health 2030, "focuses on the areas that children and young people have considered priorities for their health in the next decade (...), the education for sexuality, (...) and violence prevention (...)" (PNSE, 2021-2030, p. 175). Thus, and due to the time children and young people spend in educational establishments, schools are major partners with which the community health nurses, particularly from the school Health team, should intervene and work together. A project entitled "Healthy Sexuality in Adolescence - Community Nursing Intervention" was carried out at a Community Care Unit, in School Health, belonging to a Health Care Centre Grouping of the Regional Health Administration of Lisbon and Tagus Valley. Its main objective was to contribute to the empowerment of adolescent students, from two classes of 9th grade from two School Groupings of the municipality. It was based on the Health Planning methodology and on the theoretical framework of Nola Pender's Health Promotion Model. After the formulation of the situation diagnosis, using the data collection instrument and the Sexuality Knowledge Questionnaire, the problems were prioritized and nursing diagnoses were formulated, according to the International Classification for Nursing Practice. In the strategy selection phase, based on the scientific evidence obtained through the scoping review entitled "Interventions promoting Sexual Education with adolescents: scoping review", health education sessions and the establishment of community partnerships were used, including the mobilization of health professionals and national associations specialized in the area of intervention. Through the evaluation of the results obtained with the implementation of the project, health gains have been verified, due to the increase in the participants' knowledge of the themes that, within the scope of the intervention area, were identified as priorities. The activities carried out promoted the development of skills of Nurse Specialist and Specialist in Community and Public Health Nursing, contributing to the visibility of nursing as a science and profession.Resende, Ana Maria Vieira Soares deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Patrícia Pinto2024-01-12T14:49:42Z2023-09-1420232023-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43589TID:203391578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:47:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:41.174359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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