Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6698
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, com Especialização em Urbanismo.
id RCAP_7e041f7647df14af491340f80ed95979
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.Revitalização urbanaImagem da cidadeIdentidade urbanaBranding urbanoUrban revitalizationCityUrban identityUrban brandingDissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, com Especialização em Urbanismo.Actualmente as cidades vivem num ambiente fortemente competitivo, o que levou a que nos últimos anos se tenham adoptado estratégias de branding à gestão das cidades. O branding de cidades serve para seleccionar e comunicar uma série de atributos que tornam a cidade distinta. Para aplicar esta estratégia à cidade é essencial a compreensão de como desenvolver uma identidade e um posicionamento diferenciador, assim são essenciais dois conceitos: a identidade e a imagem da cidade. O objectivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre esses conceitos para compreender como a revitalização urbana pode alterar os atributos que compõe a cidade de forma a melhorar a sua imagem e a tornar mais competitiva. Através da caracterização de um caso de estudo, o centro histórico de Lagos, pretende-se identificar as componentes que contribuem para a formação da sua identidade e imagem e assim propor uma estratégia que visa melhorar a imagem da cidade. São abordados diferentes escalas de intervenção, da cidade ao espaço público, para que através do desenho urbano se possam concretizar os objectivos propostos. Propõem-se assim um revitalizar da cidade que coloca em evidência as componentes que a tornam distinta e a torna mais competitiva no contexto territorial em que está inserida.ABSTRACT: Nowadays cities live in a very competitive and tough environment. In way in the last years, several marketing strategies of the management of a city have been embraced and adopted. One of these its called branding, which has the fuction to select and to communicate the attributes of a city in order to make it particular. To apply this strategy into the city is essential to comprehend how to develop an identity and a positionament with the purpose of a differentiate it. Two main concepts are requested: the identity and the image of the city. The true aim of this work its to present a reflection about those concepts, to understand better how the urban revitalization can change these attributes in order to improve and enrich the image of the city, making it more modern and competitive. Through the analysis of a work case, Lagos’ historic center, we would try on one hand to identify components that contribute to the creation of its identity and image, and on another hand to propose a new strategy to enhance this image. Different scales of intervention would be discussed, from the city to its public space, using drawings of this last as a basis to redefine and concretize this reality and space. The main goal is the revitalization of this city, highlighting the components that make it more distint and more competitive in the territorial context, in scenario in which is inserted.Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura.Serdoura, Francisco Manuel CamarinhasRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Rúben Emanuel Campôa2014-04-01T13:38:34Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6698porGUERREIRO, Rúben Emanuel Campôa - Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. Lisboa : FA, 2013. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:01.998024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
title Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
spellingShingle Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa
Revitalização urbana
Imagem da cidade
Identidade urbana
Branding urbano
Urban revitalization
City
Urban identity
Urban branding
title_short Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
title_full Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
title_fullStr Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
title_full_unstemmed Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
title_sort Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
author Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa
author_facet Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serdoura, Francisco Manuel Camarinhas
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa
dc.subject.por.fl_str_mv Revitalização urbana
Imagem da cidade
Identidade urbana
Branding urbano
Urban revitalization
City
Urban identity
Urban branding
topic Revitalização urbana
Imagem da cidade
Identidade urbana
Branding urbano
Urban revitalization
City
Urban identity
Urban branding
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, com Especialização em Urbanismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11
2013-11-01T00:00:00Z
2014-04-01T13:38:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6698
url http://hdl.handle.net/10400.5/6698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GUERREIRO, Rúben Emanuel Campôa - Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. Lisboa : FA, 2013. Tese de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131015724138496