Ciência de dados e o conhecimento dos hinterlands

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, José Miguel Dantas Maio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35104
Resumo: O presente trabalho propõe-se, aprofundar o conhecimento da evolução do conceito de hinterland ao longo do tempo e, com a ajuda da ciência de dados, conhecer aspetos fundamentais do hinterland dos portos comerciais marítimos de Portugal continental, que permita uma melhor tomada de decisão no âmbito das políticas públicas de desenvolvimento regional, no âmbito dos agentes económicos e no âmbito das administrações portuárias, em Portugal. Após uma profunda revisão da literatura sobre o conceito de hinterland, que revelou que a visão contemporânea de um hinterland vai muito para além dos fluxos de transporte numa área geográfica variável e descontínua, ao considerar aspetos como o hinterland resultar de uma escolha de quem tem o poder de decidir sobre por que porto vai passar determinada carga e faz essa escolha baseada em fatores objetivos (distância, tempo, custo) e fatores subjetivos (perceções sobre probabilidade de produtos danificados, perceções sobre probabilidades de greve no porto, perceções sobre a importância do hinterland para o desenvolvimento da região), com a ajuda de ferramentas de análise de bigdata foi possível analisar a totalidade da carga do transporte marítimo que passou pelos portos marítimos de Portugal continental, no período de 2016 a 2020, e conhecer as quantidades de produtos que passam pelos portos comerciais de Portugal continental, apurando os respetivos valores, por concelho onde se localiza o decisor, o que permitiu efetuar um ranking dos concelhos e a respetiva georreferenciação, bem como efetuar um ranking dos países com quem os decisores de transporte de carga e os portos mais se relacionam.
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