Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Lourdes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Peixoto, Francisco, Monteiro, Vera, Sanches, Cristina, Pereira, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1050
Resumo: As salas de aula são espaços onde os alunos interagem com o professor e com os colegas, enfrentandodesafios, dificuldades e objetivos a atingir, que conduzem a situações de maior ou menor sucesso,desencadeando emoções várias que poderão afetar a aprendizagem. Assim, na presente investigaçãoprocurámos compreender as caraterísticas das emoções na aula de matemática e perceber o papel devariáveis contextuais, como o clima de sala de aula, ou pessoais como o desempenho escolar, oautoconceito e autoestima, na diferenciação dessas emoções. Participaram neste estudo 717 alunosdo 7º e 8º anos de escolaridade sendo 355 do sexo masculino (49.5%). Foram utilizadas três escalas:uma de autoconceito e autoestima, uma de clima de sala de aula e uma sobre as emoções vivenciadasna sala de aula. Constatámos que o género não é uma variável importante para compreender asEmoções Positivas e Negativas ao contrário de variáveis como o desempenho e crenças pessoais (e.g.,Autoconceito Académico, Atitudes). Embora o maior valor explicativo das emoções decorresse dascrenças pessoais pudemos concluir que variáveis relacionais associadas ao apoio dos colegas eprofessor não podem ser descuradas. O conjunto destas variáveis permitiu ter uma visão mais completado contributo de cada uma delas e encontrar algumas especificidades para as Emoções Positivas e Negativas.
id RCAP_7ef07388a8f1e865c56c36e4ec9be860
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.Emoções, Desempenho académico, MatemáticaAs salas de aula são espaços onde os alunos interagem com o professor e com os colegas, enfrentandodesafios, dificuldades e objetivos a atingir, que conduzem a situações de maior ou menor sucesso,desencadeando emoções várias que poderão afetar a aprendizagem. Assim, na presente investigaçãoprocurámos compreender as caraterísticas das emoções na aula de matemática e perceber o papel devariáveis contextuais, como o clima de sala de aula, ou pessoais como o desempenho escolar, oautoconceito e autoestima, na diferenciação dessas emoções. Participaram neste estudo 717 alunosdo 7º e 8º anos de escolaridade sendo 355 do sexo masculino (49.5%). Foram utilizadas três escalas:uma de autoconceito e autoestima, uma de clima de sala de aula e uma sobre as emoções vivenciadasna sala de aula. Constatámos que o género não é uma variável importante para compreender asEmoções Positivas e Negativas ao contrário de variáveis como o desempenho e crenças pessoais (e.g.,Autoconceito Académico, Atitudes). Embora o maior valor explicativo das emoções decorresse dascrenças pessoais pudemos concluir que variáveis relacionais associadas ao apoio dos colegas eprofessor não podem ser descuradas. O conjunto destas variáveis permitiu ter uma visão mais completado contributo de cada uma delas e encontrar algumas especificidades para as Emoções Positivas e Negativas.ISPA - Instituto Universitário2015-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1050https://doi.org/10.14417/ap.1050Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 407-424Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 407-4241646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1050http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1050/pdf_1Mata, LourdesPeixoto, FranciscoMonteiro, VeraSanches, CristinaPereira, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:13Zoai:ojs.localhost:article/1050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:19.277482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.
title Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.
spellingShingle Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.
Mata, Lourdes
Emoções, Desempenho académico, Matemática
title_short Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.
title_full Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.
title_fullStr Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.
title_full_unstemmed Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.
title_sort Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.
author Mata, Lourdes
author_facet Mata, Lourdes
Peixoto, Francisco
Monteiro, Vera
Sanches, Cristina
Pereira, Marisa
author_role author
author2 Peixoto, Francisco
Monteiro, Vera
Sanches, Cristina
Pereira, Marisa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Lourdes
Peixoto, Francisco
Monteiro, Vera
Sanches, Cristina
Pereira, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções, Desempenho académico, Matemática
topic Emoções, Desempenho académico, Matemática
description As salas de aula são espaços onde os alunos interagem com o professor e com os colegas, enfrentandodesafios, dificuldades e objetivos a atingir, que conduzem a situações de maior ou menor sucesso,desencadeando emoções várias que poderão afetar a aprendizagem. Assim, na presente investigaçãoprocurámos compreender as caraterísticas das emoções na aula de matemática e perceber o papel devariáveis contextuais, como o clima de sala de aula, ou pessoais como o desempenho escolar, oautoconceito e autoestima, na diferenciação dessas emoções. Participaram neste estudo 717 alunosdo 7º e 8º anos de escolaridade sendo 355 do sexo masculino (49.5%). Foram utilizadas três escalas:uma de autoconceito e autoestima, uma de clima de sala de aula e uma sobre as emoções vivenciadasna sala de aula. Constatámos que o género não é uma variável importante para compreender asEmoções Positivas e Negativas ao contrário de variáveis como o desempenho e crenças pessoais (e.g.,Autoconceito Académico, Atitudes). Embora o maior valor explicativo das emoções decorresse dascrenças pessoais pudemos concluir que variáveis relacionais associadas ao apoio dos colegas eprofessor não podem ser descuradas. O conjunto destas variáveis permitiu ter uma visão mais completado contributo de cada uma delas e encontrar algumas especificidades para as Emoções Positivas e Negativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1050
https://doi.org/10.14417/ap.1050
url https://doi.org/10.14417/ap.1050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1050
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1050/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 407-424
Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 407-424
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591166918656