Estudo da estrutura fatorial da versão mãe do IQRI para adolescentes
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862014000100019 |
Resumo: | A versão para a Mãe do Inventário da Qualidade dos Relacionamentos Interpessoais (IQRI de Pierce, Sarason & Sarason, 1991) pretende avaliar o suporte social tal como é percecionado pelo adolescente em termos de Suporte, Profundidade e Conflito, no contexto específico da relação que estabelece com a mãe. Tradicionalmente, uma relação positiva com a mãe tem sido apontada na literatura como importante para a saúde mental dos filhos Objetivos: A presente investigação pretende confirmar a estrutura tri-fatorial do IQRI, encontrada por Pierce et al. (1991), com uma análise fatorial confirmatória e estudar as relações entre as dimensões do IQRI. A amostra foi constituída por 312 adolescentes, 171 raparigas e 141 rapazes, entre os 12 e 17 anos (M= 13,77; DP= 1,16). Nesta amostra de adolescentes confirmou-se a existência dos três fatores inicialmente propostos por Pierce et al. (1991): Suporte, Profundidade e Conflito. Encontraram-se associações positivas elevadas entre as subescalas Suporte e Profundidade (r= 0,63) e associações negativas moderadas entre estas subescalas e a subescala de conflito (r= -0,32 e r=-0,30, respetivamente) Conclusões: O presente estudo aponta para a importância das dimensões Suporte, Profundidade e Conflito nas relações que os adolescentes estabelecem com as suas mães. Suporte e Profundidade parecem estar especialmente relacionados entre si, apresentando associações moderadas e negativas com o Conflito. Estas questões específicas do relacionamento com a mãe devem ser consideradas em estudos futuros e em intervenções preventivas realizadas com adolescentes e famílias no sentido de os proteger para o desenvolvimento de psicopatologia. |
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