A Educação Social em Contexto Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.21237 |
Resumo: | A educação social surge na convergência de vários fatores associados ao desenvolvimento das sociedades. Contemporaneamente, a escola apresenta um conjunto de desafios, resultantes da democratização do ensino (cujo paradoxo reside no acesso universal mas, simultaneamente, na dificuldade em gerir pedagogicamente massas de alunos pela sua heterogeneidade social e cultural), as configurações das sociedades atuais (como adaptar-se às características da sociedade do conhecimento e das tecnologias, globalização e multiculturalismo) ou problemas que adquirem particular visibilidade nas sociedades (como situações de comportamentos de risco). Neste sentido, este estudo pretende refletir sobre o lugar do contexto escolar na formação de licenciatura em educação social em Portugal. Para tal, recorremos à análise documental dos planos de estudo das ofertas formativas do 1º ciclo no ensino superior público e privado. Os resultados obtidos indiciam que, maioritariamente, o contexto escolar não configura um conteúdo particularmente explícito e visível nos planos de estudos. Estes resultados suscitam reflexão, considerando que podemos entender os conhecimentos e competências no domínio escolar enquanto conteúdos transversais na formação e, porventura, reforçados pelos estágios curriculares que constituem uma componente relevante em todos os currículos. Porém, também se torna pertinente questionar se esses planos curriculares - sem a menção explícita aos contextos de educação formal - focam a complexidade crescente e emergente dos problemas sociais experienciados na escola, de modo a que os futuros profissionais possuam os conhecimentos e competências para a interpretação, compreensão, análise crítica e intervenção, orientada para a inclusão social, igualdade e equidade de todos os estudantes. |
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A Educação Social em Contexto EscolarArtigosA educação social surge na convergência de vários fatores associados ao desenvolvimento das sociedades. Contemporaneamente, a escola apresenta um conjunto de desafios, resultantes da democratização do ensino (cujo paradoxo reside no acesso universal mas, simultaneamente, na dificuldade em gerir pedagogicamente massas de alunos pela sua heterogeneidade social e cultural), as configurações das sociedades atuais (como adaptar-se às características da sociedade do conhecimento e das tecnologias, globalização e multiculturalismo) ou problemas que adquirem particular visibilidade nas sociedades (como situações de comportamentos de risco). Neste sentido, este estudo pretende refletir sobre o lugar do contexto escolar na formação de licenciatura em educação social em Portugal. Para tal, recorremos à análise documental dos planos de estudo das ofertas formativas do 1º ciclo no ensino superior público e privado. Os resultados obtidos indiciam que, maioritariamente, o contexto escolar não configura um conteúdo particularmente explícito e visível nos planos de estudos. Estes resultados suscitam reflexão, considerando que podemos entender os conhecimentos e competências no domínio escolar enquanto conteúdos transversais na formação e, porventura, reforçados pelos estágios curriculares que constituem uma componente relevante em todos os currículos. Porém, também se torna pertinente questionar se esses planos curriculares - sem a menção explícita aos contextos de educação formal - focam a complexidade crescente e emergente dos problemas sociais experienciados na escola, de modo a que os futuros profissionais possuam os conhecimentos e competências para a interpretação, compreensão, análise crítica e intervenção, orientada para a inclusão social, igualdade e equidade de todos os estudantes.Social education arises from the convergence of several factors associated with the development of societies. At the same time, the school presents a set of challenges, resulting from the democratization of teaching (whose paradox lies in universal access but, simultaneously, in the difficulty of pedagogically managing masses of students due to their social and cultural heterogeneity), the configurations of current societies (how to adapt to the characteristics of the knowledge and technology society, globalization and multiculturalism) or problems that acquire particular visibility in societies (such as situations of risky behavior). In this sense, this study aims to reflect on the place of the school context in the training of a degree in social education in Portugal. To this end, we resort to documentary analysis of the study plans of the 1st cycle training offers in public and private higher education. The results obtained indicate that, in the majority of the cases, the school context does not configure a particularly explicit and visible content in the study plans. These results give rise to reflection, considering that we can understand knowledge and skills in the school domain as transversal contents in training and, perhaps, reinforced by curricular internships that constitute a relevant component in all curricula. However, it also becomes pertinent to question whether these curricular plans - without explicit mention of formal education contexts - focus on the growing and emerging complexity of social problems experienced at school, so that future professionals have the knowledge and skills for interpretation, understanding, critical analysis and intervention, oriented towards social inclusion, equality and equity of all students.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.21237por1646-2335Pinheiro, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:50ZPortal AgregadorONG |
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