Estudo da evolução do desempenho dos pavimentos rodoviários flexíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/2519 |
Resumo: | Os pavimentos rodoviários flexíveis, frequentemente, não desempenham as funções para as quais foram concebidos, observando-se uma redução prematura da sua qualidade. A partir da observação da qualidade estrutural dos pavimentos, definida pelos parâmetros de estado deflexão e estado superficial, e do cálculo da vida residual, abordou-se neste artigo o estudo do desempenho estrutural de vários pavimentos submetidos a diferentes condições de solicitação. A análise do desempenho fez-se quer quanto à sua evolução, quer quanto aos factores que o podem influenciar. Os resultados indicam que a qualidade de construção tem uma influência determinante na vida residual. Além disso, o conhecimento dos dados de projecto, a avaliação inicial da qualidade dos pavimentos, o desenvolvimento de modelos de correcção do módulo de deformabilidade e o controlo das causas de erro no cálculo da vida residual, são factores que permitem apoiar o estudo da evolução do desempenho dos pavimentos de uma forma mais fiável. |
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Estudo da evolução do desempenho dos pavimentos rodoviários flexíveisOs pavimentos rodoviários flexíveis, frequentemente, não desempenham as funções para as quais foram concebidos, observando-se uma redução prematura da sua qualidade. A partir da observação da qualidade estrutural dos pavimentos, definida pelos parâmetros de estado deflexão e estado superficial, e do cálculo da vida residual, abordou-se neste artigo o estudo do desempenho estrutural de vários pavimentos submetidos a diferentes condições de solicitação. A análise do desempenho fez-se quer quanto à sua evolução, quer quanto aos factores que o podem influenciar. Os resultados indicam que a qualidade de construção tem uma influência determinante na vida residual. Além disso, o conhecimento dos dados de projecto, a avaliação inicial da qualidade dos pavimentos, o desenvolvimento de modelos de correcção do módulo de deformabilidade e o controlo das causas de erro no cálculo da vida residual, são factores que permitem apoiar o estudo da evolução do desempenho dos pavimentos de uma forma mais fiável.Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC)Universidade do MinhoFreitas, Elisabete F.Pereira, Paulo A. A.2001-052001-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/2519por"Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 11 (Maio 2001). p. 47-58.0873-1152info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:24ZPortal AgregadorONG |
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Os pavimentos rodoviários flexíveis, frequentemente, não desempenham as funções para as quais foram concebidos, observando-se uma redução prematura da sua qualidade. A partir da observação da qualidade estrutural dos pavimentos, definida pelos parâmetros de estado deflexão e estado superficial, e do cálculo da vida residual, abordou-se neste artigo o estudo do desempenho estrutural de vários pavimentos submetidos a diferentes condições de solicitação. A análise do desempenho fez-se quer quanto à sua evolução, quer quanto aos factores que o podem influenciar. Os resultados indicam que a qualidade de construção tem uma influência determinante na vida residual. Além disso, o conhecimento dos dados de projecto, a avaliação inicial da qualidade dos pavimentos, o desenvolvimento de modelos de correcção do módulo de deformabilidade e o controlo das causas de erro no cálculo da vida residual, são factores que permitem apoiar o estudo da evolução do desempenho dos pavimentos de uma forma mais fiável. |
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