Estudo da evolução do desempenho dos pavimentos rodoviários flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Elisabete F.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Pereira, Paulo A. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/2519
Resumo: Os pavimentos rodoviários flexíveis, frequentemente, não desempenham as funções para as quais foram concebidos, observando-se uma redução prematura da sua qualidade. A partir da observação da qualidade estrutural dos pavimentos, definida pelos parâmetros de estado deflexão e estado superficial, e do cálculo da vida residual, abordou-se neste artigo o estudo do desempenho estrutural de vários pavimentos submetidos a diferentes condições de solicitação. A análise do desempenho fez-se quer quanto à sua evolução, quer quanto aos factores que o podem influenciar. Os resultados indicam que a qualidade de construção tem uma influência determinante na vida residual. Além disso, o conhecimento dos dados de projecto, a avaliação inicial da qualidade dos pavimentos, o desenvolvimento de modelos de correcção do módulo de deformabilidade e o controlo das causas de erro no cálculo da vida residual, são factores que permitem apoiar o estudo da evolução do desempenho dos pavimentos de uma forma mais fiável.
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