As vivências dos alunos no ensino secundário : o sentido do ofício de aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freixo, Nuno Miguel Rito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28014
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo desenvolver a análise das vivências dos alunos no ensino secundário, partindo das suas próprias perceções, nomeadamente no que diz respeito ao sentido que eles dão ao seu ofício de aluno e à própria escola. Assim sendo, a questão de partida foi relativamente simples: como se sentem os alunos na escola? Partindo dessa questão de partida, outras questões surgiram, das quais se destacam as seguintes:  Existe coerência entre a teoria (legislação e documentos estruturadores da educação) e a prática, isto é, o que se passa no dia-a-dia das escolas?  Os alunos veem sentido na escola?  Como vivem os alunos o seu ofício? O estudo fundamenta-se, essencialmente, na leitura e análise das narrativas construídas por alunos de uma escola privada, situada no Porto. O objetivo passou por dar voz aos alunos, procurando superar perceções mais ou menos superficiais e externas do seu trajeto escolar. A técnica de recolha de dados adotada foi a utilização de diários redigidos pelos alunos. As instruções fornecidas foram intencionalmente vagas, de modo a que os sujeitos de investigação se sentissem o mais livres possível na sua elaboração. No final do processo, foram recolhidos quinze diários. A análise feita mostra que ainda há um trabalho muito longo a fazer. A obsessão neo-institucional pela legitimação e certificação, através de instrumentos como testes e exames, condicionam e afastam o aluno do propósito, melhor dizendo, do sentido da escola, nomeadamente o que se encontra representado em documentos mais recentes como O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. De relembrar que as leituras realizadas e conclusões apresentadas representam uma proposta, entre várias possíveis, para a problemática em estudo, esperando-se que as mesmas sejam propiciadoras de outras discussões, análises e até refutações.
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