A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25525
Resumo: A avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão:  Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos.
id RCAP_7f97e75a33d61224fb1486a03cdd2274
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A utilização do feedback como instrumento de aprendizagemFeedback escritoAvaliação formativaAprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoWritten feedbackFormative assessmentLearning in the first year of schoolingA avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão:  Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos.The assessment education has suffered severed changes at legislation level and in its practices. From a metric view, to being recognized as central instrument in student learning. In the formative evaluation, teacher and students have important roles. Teachers must use different assessment instruments for each student, depending, in their characteristics and needs, for example, the feedback. In this work, I intend to study the use of written feedback and to understand if it actually contributes to improve the written production of all the students. Theresome intend to find answers for the following question:  Does the written feedback helps students to improve their written productions? My study is a qualitative one, following an approach close to the action-research. The data collection was made through observation method, documental analysis (productions written by students) and interviews. For the deep analysis of the data, I considered three students from the fourth year of schooling. After the analysis of the data, tis possible to conclude that feedback positively influenced the student’s written production.Pinto, JorgeRepositório ComumOliveira, Cristiana Filipa Ferreira2019-01-04T15:34:24Z2018-122019-012018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25525202160319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:25ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
title A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
spellingShingle A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira
Feedback escrito
Avaliação formativa
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Written feedback
Formative assessment
Learning in the first year of schooling
title_short A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
title_full A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
title_fullStr A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
title_full_unstemmed A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
title_sort A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
author Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira
author_facet Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback escrito
Avaliação formativa
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Written feedback
Formative assessment
Learning in the first year of schooling
topic Feedback escrito
Avaliação formativa
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Written feedback
Formative assessment
Learning in the first year of schooling
description A avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão:  Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-04T15:34:24Z
2019-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25525
202160319
url http://hdl.handle.net/10400.26/25525
identifier_str_mv 202160319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301695687032832