A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25525 |
Resumo: | A avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão: Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos. |
id |
RCAP_7f97e75a33d61224fb1486a03cdd2274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagemFeedback escritoAvaliação formativaAprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoWritten feedbackFormative assessmentLearning in the first year of schoolingA avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão: Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos.The assessment education has suffered severed changes at legislation level and in its practices. From a metric view, to being recognized as central instrument in student learning. In the formative evaluation, teacher and students have important roles. Teachers must use different assessment instruments for each student, depending, in their characteristics and needs, for example, the feedback. In this work, I intend to study the use of written feedback and to understand if it actually contributes to improve the written production of all the students. Theresome intend to find answers for the following question: Does the written feedback helps students to improve their written productions? My study is a qualitative one, following an approach close to the action-research. The data collection was made through observation method, documental analysis (productions written by students) and interviews. For the deep analysis of the data, I considered three students from the fourth year of schooling. After the analysis of the data, tis possible to conclude that feedback positively influenced the student’s written production.Pinto, JorgeRepositório ComumOliveira, Cristiana Filipa Ferreira2019-01-04T15:34:24Z2018-122019-012018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25525202160319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:25ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem |
title |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem |
spellingShingle |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira Feedback escrito Avaliação formativa Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico Written feedback Formative assessment Learning in the first year of schooling |
title_short |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem |
title_full |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem |
title_fullStr |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem |
title_sort |
A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem |
author |
Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira |
author_facet |
Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback escrito Avaliação formativa Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico Written feedback Formative assessment Learning in the first year of schooling |
topic |
Feedback escrito Avaliação formativa Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico Written feedback Formative assessment Learning in the first year of schooling |
description |
A avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão: Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-01-04T15:34:24Z 2019-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25525 202160319 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25525 |
identifier_str_mv |
202160319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301695687032832 |