Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/4990 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretende aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Inclui, num primeiro capítulo, a contextualização da prática educativa, incidindo sobre a instituição, o grupo de crianças e as opções pedagógicas em que se procura apoiar a ação educativa. Apresentam-se, num segundo capítulo, experiências de aprendizagem, através das quais se questiona e dá a conhecer o trabalho que desenvolvemos com um grupo de crianças de três anos de idade. Nelas são contempladas as várias áreas e domínios curriculares, enveredando por uma abordagem curricular integrada de cariz socio-construtivista. Releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças no desenvolvimento de atividades e projetos que se apresentem potencialmente facilitadores do seu bem-estar e progressão. Procede-se, num último capítulo, à reflexão sobre a globalidade da prática educativa, questionando-a e repensando-a, em ordem à melhoria do percurso formativo em que nos envolvemos. This report falls under the course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education Pre-School and intends to deepen the reflection on the educational activity developed over an academic year, a kindergarten located in an urban context. Includes, in the first chapter, the context of educational practice, about the institution, the group of children and the pedagogical choices that seeks to support the educational activity. We present, in the second chapter, a set of learning experience, through which questions and gives knowing the work we do with a group of children three years of age. Them are included the various areas and curricular domains, embarking on an approach of an integrated curriculum-oriented socio-constructivist. It should be the participation and active involvement of children in the development of projects and activities that present potential facilitators of their well-being and advancement. The procedure is, in the last chapter, the reflection on the whole of pedagogical practice that has developed, questioning it and rethinking it, in order to seek answers to the improvement of the training path in which we engage. |
id |
RCAP_7f9a44fe694ca0ffc40c771ec7f6ffe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarPrática de ensino supervisionadaExperiências de aprendizagens integradasPedagogia participativaO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretende aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Inclui, num primeiro capítulo, a contextualização da prática educativa, incidindo sobre a instituição, o grupo de crianças e as opções pedagógicas em que se procura apoiar a ação educativa. Apresentam-se, num segundo capítulo, experiências de aprendizagem, através das quais se questiona e dá a conhecer o trabalho que desenvolvemos com um grupo de crianças de três anos de idade. Nelas são contempladas as várias áreas e domínios curriculares, enveredando por uma abordagem curricular integrada de cariz socio-construtivista. Releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças no desenvolvimento de atividades e projetos que se apresentem potencialmente facilitadores do seu bem-estar e progressão. Procede-se, num último capítulo, à reflexão sobre a globalidade da prática educativa, questionando-a e repensando-a, em ordem à melhoria do percurso formativo em que nos envolvemos. This report falls under the course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education Pre-School and intends to deepen the reflection on the educational activity developed over an academic year, a kindergarten located in an urban context. Includes, in the first chapter, the context of educational practice, about the institution, the group of children and the pedagogical choices that seeks to support the educational activity. We present, in the second chapter, a set of learning experience, through which questions and gives knowing the work we do with a group of children three years of age. Them are included the various areas and curricular domains, embarking on an approach of an integrated curriculum-oriented socio-constructivist. It should be the participation and active involvement of children in the development of projects and activities that present potential facilitators of their well-being and advancement. The procedure is, in the last chapter, the reflection on the whole of pedagogical practice that has developed, questioning it and rethinking it, in order to seek answers to the improvement of the training path in which we engage.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoSanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBSousa, Marlene Horta2013-08-03T14:29:05Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4990TID:201104954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:13:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:40.824286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Sousa, Marlene Horta Educação pré-escolar Prática de ensino supervisionada Experiências de aprendizagens integradas Pedagogia participativa |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Sousa, Marlene Horta |
author_facet |
Sousa, Marlene Horta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanches, Angelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Marlene Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Prática de ensino supervisionada Experiências de aprendizagens integradas Pedagogia participativa |
topic |
Educação pré-escolar Prática de ensino supervisionada Experiências de aprendizagens integradas Pedagogia participativa |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretende aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Inclui, num primeiro capítulo, a contextualização da prática educativa, incidindo sobre a instituição, o grupo de crianças e as opções pedagógicas em que se procura apoiar a ação educativa. Apresentam-se, num segundo capítulo, experiências de aprendizagem, através das quais se questiona e dá a conhecer o trabalho que desenvolvemos com um grupo de crianças de três anos de idade. Nelas são contempladas as várias áreas e domínios curriculares, enveredando por uma abordagem curricular integrada de cariz socio-construtivista. Releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças no desenvolvimento de atividades e projetos que se apresentem potencialmente facilitadores do seu bem-estar e progressão. Procede-se, num último capítulo, à reflexão sobre a globalidade da prática educativa, questionando-a e repensando-a, em ordem à melhoria do percurso formativo em que nos envolvemos. This report falls under the course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education Pre-School and intends to deepen the reflection on the educational activity developed over an academic year, a kindergarten located in an urban context. Includes, in the first chapter, the context of educational practice, about the institution, the group of children and the pedagogical choices that seeks to support the educational activity. We present, in the second chapter, a set of learning experience, through which questions and gives knowing the work we do with a group of children three years of age. Them are included the various areas and curricular domains, embarking on an approach of an integrated curriculum-oriented socio-constructivist. It should be the participation and active involvement of children in the development of projects and activities that present potential facilitators of their well-being and advancement. The procedure is, in the last chapter, the reflection on the whole of pedagogical practice that has developed, questioning it and rethinking it, in order to seek answers to the improvement of the training path in which we engage. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-03T14:29:05Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/4990 TID:201104954 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/4990 |
identifier_str_mv |
TID:201104954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135192431984640 |