Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marlene Horta
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4990
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretende aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Inclui, num primeiro capítulo, a contextualização da prática educativa, incidindo sobre a instituição, o grupo de crianças e as opções pedagógicas em que se procura apoiar a ação educativa. Apresentam-se, num segundo capítulo, experiências de aprendizagem, através das quais se questiona e dá a conhecer o trabalho que desenvolvemos com um grupo de crianças de três anos de idade. Nelas são contempladas as várias áreas e domínios curriculares, enveredando por uma abordagem curricular integrada de cariz socio-construtivista. Releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças no desenvolvimento de atividades e projetos que se apresentem potencialmente facilitadores do seu bem-estar e progressão. Procede-se, num último capítulo, à reflexão sobre a globalidade da prática educativa, questionando-a e repensando-a, em ordem à melhoria do percurso formativo em que nos envolvemos. This report falls under the course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education Pre-School and intends to deepen the reflection on the educational activity developed over an academic year, a kindergarten located in an urban context. Includes, in the first chapter, the context of educational practice, about the institution, the group of children and the pedagogical choices that seeks to support the educational activity. We present, in the second chapter, a set of learning experience, through which questions and gives knowing the work we do with a group of children three years of age. Them are included the various areas and curricular domains, embarking on an approach of an integrated curriculum-oriented socio-constructivist. It should be the participation and active involvement of children in the development of projects and activities that present potential facilitators of their well-being and advancement. The procedure is, in the last chapter, the reflection on the whole of pedagogical practice that has developed, questioning it and rethinking it, in order to seek answers to the improvement of the training path in which we engage.
id RCAP_7f9a44fe694ca0ffc40c771ec7f6ffe2
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarPrática de ensino supervisionadaExperiências de aprendizagens integradasPedagogia participativaO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretende aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Inclui, num primeiro capítulo, a contextualização da prática educativa, incidindo sobre a instituição, o grupo de crianças e as opções pedagógicas em que se procura apoiar a ação educativa. Apresentam-se, num segundo capítulo, experiências de aprendizagem, através das quais se questiona e dá a conhecer o trabalho que desenvolvemos com um grupo de crianças de três anos de idade. Nelas são contempladas as várias áreas e domínios curriculares, enveredando por uma abordagem curricular integrada de cariz socio-construtivista. Releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças no desenvolvimento de atividades e projetos que se apresentem potencialmente facilitadores do seu bem-estar e progressão. Procede-se, num último capítulo, à reflexão sobre a globalidade da prática educativa, questionando-a e repensando-a, em ordem à melhoria do percurso formativo em que nos envolvemos. This report falls under the course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education Pre-School and intends to deepen the reflection on the educational activity developed over an academic year, a kindergarten located in an urban context. Includes, in the first chapter, the context of educational practice, about the institution, the group of children and the pedagogical choices that seeks to support the educational activity. We present, in the second chapter, a set of learning experience, through which questions and gives knowing the work we do with a group of children three years of age. Them are included the various areas and curricular domains, embarking on an approach of an integrated curriculum-oriented socio-constructivist. It should be the participation and active involvement of children in the development of projects and activities that present potential facilitators of their well-being and advancement. The procedure is, in the last chapter, the reflection on the whole of pedagogical practice that has developed, questioning it and rethinking it, in order to seek answers to the improvement of the training path in which we engage.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoSanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBSousa, Marlene Horta2013-08-03T14:29:05Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4990TID:201104954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:13:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:40.824286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Sousa, Marlene Horta
Educação pré-escolar
Prática de ensino supervisionada
Experiências de aprendizagens integradas
Pedagogia participativa
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Sousa, Marlene Horta
author_facet Sousa, Marlene Horta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Marlene Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Prática de ensino supervisionada
Experiências de aprendizagens integradas
Pedagogia participativa
topic Educação pré-escolar
Prática de ensino supervisionada
Experiências de aprendizagens integradas
Pedagogia participativa
description O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretende aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Inclui, num primeiro capítulo, a contextualização da prática educativa, incidindo sobre a instituição, o grupo de crianças e as opções pedagógicas em que se procura apoiar a ação educativa. Apresentam-se, num segundo capítulo, experiências de aprendizagem, através das quais se questiona e dá a conhecer o trabalho que desenvolvemos com um grupo de crianças de três anos de idade. Nelas são contempladas as várias áreas e domínios curriculares, enveredando por uma abordagem curricular integrada de cariz socio-construtivista. Releva-se a participação e envolvimento ativo das crianças no desenvolvimento de atividades e projetos que se apresentem potencialmente facilitadores do seu bem-estar e progressão. Procede-se, num último capítulo, à reflexão sobre a globalidade da prática educativa, questionando-a e repensando-a, em ordem à melhoria do percurso formativo em que nos envolvemos. This report falls under the course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education Pre-School and intends to deepen the reflection on the educational activity developed over an academic year, a kindergarten located in an urban context. Includes, in the first chapter, the context of educational practice, about the institution, the group of children and the pedagogical choices that seeks to support the educational activity. We present, in the second chapter, a set of learning experience, through which questions and gives knowing the work we do with a group of children three years of age. Them are included the various areas and curricular domains, embarking on an approach of an integrated curriculum-oriented socio-constructivist. It should be the participation and active involvement of children in the development of projects and activities that present potential facilitators of their well-being and advancement. The procedure is, in the last chapter, the reflection on the whole of pedagogical practice that has developed, questioning it and rethinking it, in order to seek answers to the improvement of the training path in which we engage.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-03T14:29:05Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/4990
TID:201104954
url http://hdl.handle.net/10198/4990
identifier_str_mv TID:201104954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135192431984640