Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Carla
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Monteiro, Ana, Faria, Tiago, Carolino, Elisabete, Cabo Verde, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6419
Resumo: O presente estudo pretende avaliar a exposição ocupacional a contaminação fúngica e bacteriana em quartos de hotel, mais precisamente em dois quartos com características diferentes, nomeadamente, com pavimento em alcatifa e outro sem alcatifa. Doze amostras de ar de 250L foram colhidas pelo método de impacto, em meio agar de extracto de malte (MEA) suplementado com cloranfenicol (0,05%) para fungos e em meio de TSA (agar de soja tríptica) com nistatina (0,2%) para bactérias. Foram também realizadas amostras de superfície nos mesmos locais. Em ambos os quartos apenas uma amostra de ar, no quarto sem alcatifa, apresentou contagens de fungos mais elevadas do que no exterior. No entanto, as concentrações de bactérias no ar interior foram superiores às do ar exterior. Em relação às superfícies, o quarto sem alcatifa apresentou diferenças estatisticamente significativas em relação ao quarto com alcatifa, sendo que o primeiro apresentou concentrações mais elevadas de fungos. Todas as superfícies analisadas apresentaram contaminação bacteriana, mas não houve diferenças estatisticamente significativas entre os quartos. Os géneros de fungos mais prevalentes no ar foram idênticos em ambos os quartos (Penicillium sp. 40,7% - 12,3% e Cladosporium sp. 43,5% - 55,4%). Nas superfícies analisadas, os isolados pertencentes ao complexo Aspergillus fumigatus foram os únicos encontrados no quarto com alcatifa, enquanto no outro quarto os géneros mais prevalentes foram Penicillium sp. (63,6%) e Aspergillus sp. (13,6%).
id RCAP_7fa466c4460f0060839baee19e89e11b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotelOccupational exposure to bioaerossols during cleaning activities in hotel roomsSaúde ambientalSaúde ocupacionalContaminação fúngicaExposição ocupacionalQuarto de hotelAspergillus fumigatus complexO presente estudo pretende avaliar a exposição ocupacional a contaminação fúngica e bacteriana em quartos de hotel, mais precisamente em dois quartos com características diferentes, nomeadamente, com pavimento em alcatifa e outro sem alcatifa. Doze amostras de ar de 250L foram colhidas pelo método de impacto, em meio agar de extracto de malte (MEA) suplementado com cloranfenicol (0,05%) para fungos e em meio de TSA (agar de soja tríptica) com nistatina (0,2%) para bactérias. Foram também realizadas amostras de superfície nos mesmos locais. Em ambos os quartos apenas uma amostra de ar, no quarto sem alcatifa, apresentou contagens de fungos mais elevadas do que no exterior. No entanto, as concentrações de bactérias no ar interior foram superiores às do ar exterior. Em relação às superfícies, o quarto sem alcatifa apresentou diferenças estatisticamente significativas em relação ao quarto com alcatifa, sendo que o primeiro apresentou concentrações mais elevadas de fungos. Todas as superfícies analisadas apresentaram contaminação bacteriana, mas não houve diferenças estatisticamente significativas entre os quartos. Os géneros de fungos mais prevalentes no ar foram idênticos em ambos os quartos (Penicillium sp. 40,7% - 12,3% e Cladosporium sp. 43,5% - 55,4%). Nas superfícies analisadas, os isolados pertencentes ao complexo Aspergillus fumigatus foram os únicos encontrados no quarto com alcatifa, enquanto no outro quarto os géneros mais prevalentes foram Penicillium sp. (63,6%) e Aspergillus sp. (13,6%).ISLA LeiriaRCIPLViegas, CarlaMonteiro, AnaFaria, TiagoCarolino, ElisabeteCabo Verde, Sandra2016-08-29T13:27:59Z2015-102015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6419porViegas C, Monteiro A, Faria T, Carolino E, Cabo Verde S. Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel. In: Corticeiro Neves M, Leal A, Camarada M, Silva M, Onofre C, Fonseca P, et al, editores. Vertentes e desafios da segurança 2015. Leiria: ISLA Leiria; 2015. p. 223-6.9789899919914info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:33.299722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel
Occupational exposure to bioaerossols during cleaning activities in hotel rooms
title Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel
spellingShingle Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel
Viegas, Carla
Saúde ambiental
Saúde ocupacional
Contaminação fúngica
Exposição ocupacional
Quarto de hotel
Aspergillus fumigatus complex
title_short Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel
title_full Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel
title_fullStr Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel
title_full_unstemmed Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel
title_sort Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel
author Viegas, Carla
author_facet Viegas, Carla
Monteiro, Ana
Faria, Tiago
Carolino, Elisabete
Cabo Verde, Sandra
author_role author
author2 Monteiro, Ana
Faria, Tiago
Carolino, Elisabete
Cabo Verde, Sandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Carla
Monteiro, Ana
Faria, Tiago
Carolino, Elisabete
Cabo Verde, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde ambiental
Saúde ocupacional
Contaminação fúngica
Exposição ocupacional
Quarto de hotel
Aspergillus fumigatus complex
topic Saúde ambiental
Saúde ocupacional
Contaminação fúngica
Exposição ocupacional
Quarto de hotel
Aspergillus fumigatus complex
description O presente estudo pretende avaliar a exposição ocupacional a contaminação fúngica e bacteriana em quartos de hotel, mais precisamente em dois quartos com características diferentes, nomeadamente, com pavimento em alcatifa e outro sem alcatifa. Doze amostras de ar de 250L foram colhidas pelo método de impacto, em meio agar de extracto de malte (MEA) suplementado com cloranfenicol (0,05%) para fungos e em meio de TSA (agar de soja tríptica) com nistatina (0,2%) para bactérias. Foram também realizadas amostras de superfície nos mesmos locais. Em ambos os quartos apenas uma amostra de ar, no quarto sem alcatifa, apresentou contagens de fungos mais elevadas do que no exterior. No entanto, as concentrações de bactérias no ar interior foram superiores às do ar exterior. Em relação às superfícies, o quarto sem alcatifa apresentou diferenças estatisticamente significativas em relação ao quarto com alcatifa, sendo que o primeiro apresentou concentrações mais elevadas de fungos. Todas as superfícies analisadas apresentaram contaminação bacteriana, mas não houve diferenças estatisticamente significativas entre os quartos. Os géneros de fungos mais prevalentes no ar foram idênticos em ambos os quartos (Penicillium sp. 40,7% - 12,3% e Cladosporium sp. 43,5% - 55,4%). Nas superfícies analisadas, os isolados pertencentes ao complexo Aspergillus fumigatus foram os únicos encontrados no quarto com alcatifa, enquanto no outro quarto os géneros mais prevalentes foram Penicillium sp. (63,6%) e Aspergillus sp. (13,6%).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10
2015-10-01T00:00:00Z
2016-08-29T13:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6419
url http://hdl.handle.net/10400.21/6419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viegas C, Monteiro A, Faria T, Carolino E, Cabo Verde S. Exposição ocupacional a bioaerossóis durante atividades de limpeza de quartos de hotel. In: Corticeiro Neves M, Leal A, Camarada M, Silva M, Onofre C, Fonseca P, et al, editores. Vertentes e desafios da segurança 2015. Leiria: ISLA Leiria; 2015. p. 223-6.
9789899919914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISLA Leiria
publisher.none.fl_str_mv ISLA Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414128877568