Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira, António G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2736
Resumo: No presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas.
id RCAP_7fb478417af395a114a57651b0371a90
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissionalEducação físicaProfessoresFormação inicialExercício profissionalPhysical educationTeachersProfessional practiceInitial trainingNo presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas.In this study, we have sought to analyse the representations that teachers from the various schools of Physical Education in Portugal have of the relationship between their initial training and the teaching practice in terms of its adequacy, limitations of training and expectations. Based on a qualitative methodology, the study focused on a group of fifteen teachers with initial training performed in the most distinguished Portuguese institutions in the 20th century: the National Institute of Physical Education, the Higher Schools of Physical Education, the Colleges of Physical Education of Lisbon and Porto and the Faculties of Sports Sciences and Physical Education. We have concluded that, regardless of their school, teachers feel that their initial training, despite being limited in some very specific areas, has prepared them adequately for practice, and has, in general, met their expectations.Fundação para a Ciência e a TecnologiaFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de CoimbraRepositório AbertoMoreira, J. AntónioFerreira, António G.2014-01-06T10:03:45Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2736porMoreira, J. António; Ferreira, António G. - Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional. "Revista Portuguesa de Pedagogia". ISSN 0870-418. A. 46-2, Nº Especial (2012), p. 69-900870-418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:10.306915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
title Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
spellingShingle Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
Moreira, J. António
Educação física
Professores
Formação inicial
Exercício profissional
Physical education
Teachers
Professional practice
Initial training
title_short Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
title_full Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
title_fullStr Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
title_full_unstemmed Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
title_sort Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Ferreira, António G.
author_role author
author2 Ferreira, António G.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Ferreira, António G.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professores
Formação inicial
Exercício profissional
Physical education
Teachers
Professional practice
Initial training
topic Educação física
Professores
Formação inicial
Exercício profissional
Physical education
Teachers
Professional practice
Initial training
description No presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-01-06T10:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2736
url http://hdl.handle.net/10400.2/2736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, J. António; Ferreira, António G. - Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional. "Revista Portuguesa de Pedagogia". ISSN 0870-418. A. 46-2, Nº Especial (2012), p. 69-90
0870-418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135010900410368