Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2736 |
Resumo: | No presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas. |
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Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissionalEducação físicaProfessoresFormação inicialExercício profissionalPhysical educationTeachersProfessional practiceInitial trainingNo presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas.In this study, we have sought to analyse the representations that teachers from the various schools of Physical Education in Portugal have of the relationship between their initial training and the teaching practice in terms of its adequacy, limitations of training and expectations. Based on a qualitative methodology, the study focused on a group of fifteen teachers with initial training performed in the most distinguished Portuguese institutions in the 20th century: the National Institute of Physical Education, the Higher Schools of Physical Education, the Colleges of Physical Education of Lisbon and Porto and the Faculties of Sports Sciences and Physical Education. We have concluded that, regardless of their school, teachers feel that their initial training, despite being limited in some very specific areas, has prepared them adequately for practice, and has, in general, met their expectations.Fundação para a Ciência e a TecnologiaFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de CoimbraRepositório AbertoMoreira, J. AntónioFerreira, António G.2014-01-06T10:03:45Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2736porMoreira, J. António; Ferreira, António G. - Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional. "Revista Portuguesa de Pedagogia". ISSN 0870-418. A. 46-2, Nº Especial (2012), p. 69-900870-418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:10.306915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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