Comparação dos Curricula dos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Duarte Magalhães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43370
Resumo: Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2019
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spelling Comparação dos Curricula dos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas de PortugalEducação em FarmáciaCurriculumMICFCarga horáriaÁreas CientíficasMestrado Integrado - 2019Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2019Objetivos: comparar os diferentes curriculum nas Universidades Portuguesas que habilitam o MICF, analisando assim a carga horária e a respetiva distribuição da mesma nas diversas áreas científicas. Introdução: A profissão farmacêutica tem um papel importante em todas fases do medicamento, desde a sua investigação até aos outcomes terapêuticos. O papel do farmacêutico tem vindo a alterar ao longo dos anos, no passado o principal foco estava localizado no medicamento. Hoje em dia, o farmacêutico desempenha as suas funções tendo como foco o doente. Esta evolução na profissão foi acompanhada pela educação dada aos futuros farmacêuticos. Organizações como a WHO e a FIP, foram os impulsionadores de algumas das ações tomadas para colmatar esta situação. Assim sendo, de maneira a uniformizar os currículos a nível Europeu, em 1999, foi assinada a Declaração de Bolonha. Métodos: Este trabalho foi efetuado através de um estudo transversal. De seguida, e de forma a garantir que a aquisição da informação fosse igual para a população em estudo, nove faculdades portuguesas onde é lecionado o MICF, foram recolhidos os diferentes currículos disponíveis em Diário da República. Estes dados foram reestruturados através da ferramenta Excel, sendo então organizados em tabelas uma por cada faculdade. De seguida, foram definidas quatro grandes áreas científicas e foi efetuado o agrupamento das unidades curriculares. Foram também analisados o número de espaços de unidades curriculares bem como o número de ECTS atribuídos a estas, por cada faculdade. Resultados: Verificou-se que há uma diferença de mais de 1200 horas entre as faculdades situadas nos extremos no que toca ao número de horas totais. 67% da população encontra-se abaixo da proporção relativa no que concerne ao número de ECTSs totais por unidade curricular opcional. Apenas a UBI apresenta o seu percurso focado mais de 50% na área de Ciências Farmacêuticas. Conclusão: Neste trabalho, foram observadas muitas discrepâncias nas variáveis em estudo, estas não deveriam acontecer pois todas as instituições de ensino habilitam para os mesmo diploma de MICF.Objective: The comparison of the curriculum in the different Portuguese Universities which teach Pharmaceutical Sciences, the comparison was made by analysing the workload and its distribution on the different scientific areas. Introduction: The pharmaceutical profession has a major role in all the different phases of a drug’s development, since the discovery to the clinical outcomes. In the past years, the role of the pharmacist has been changing. In the beginning, the pharmacist had focused on the product, nowadays, this profession is patient-oriented. There was the necessity to adapt the Pharmacy Education to be able to follow the evolution of the profession. WHO and FIP were the starters and they initiate the actions to solve these problems. Therefore, in order to harmonize the curriculum at the European level, in 1999, the Bolonha’s Declaration was signed. Methods: This paper was done throughout a cross-sectional study. The nine Portuguese faculties that teach Pharmacy are the population of this study. In order to collect information from them in a similar manner, the information was collected from the Diário da Républica. The data was organised in Excel in one table per Faculty. After this, four scientific areas were defined, and the subjects were distributed through them. The amount of subjects and the number of ECTS per subject has been analysed. Results: There is a difference of more than 1200 hours between the faculties with the biggest and smallest workload. 67% of the population is below average regarding the number of ECTS per optional subject. Only UBI presents more than 50% of their curricula focused on Pharmaceutical Sciences. Conclusion: In this work, many discrepancies were observed in the study’s variables, these should not happen because all educational institutions qualify for the same MICF degree.Hospital Cuf Infante Santo; Farmácia Oriental de LisboaFernandez-Llimos Somoza, FernandoCarmona, Maria Filipa Duarte RamosRepositório da Universidade de LisboaPinto, Duarte Magalhães2020-05-04T22:58:40Z2019-12-132019-11-142019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43370TID:202474909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:43:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:11.511062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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