Terapia ocupacional na educação inclusiva : contribuições e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Nívea Maria Ribeiro Rocha da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8818
Resumo: O profissional da Terapia Ocupacional, na perspectiva da Educação Inclusiva, está habilitado para contribuir no processo de construção e desenvolvimento do indivíduo com necessidades especiais, promovendo ações com a criança, família, professores e escola. Portanto, com a proposta de entender as intervenções terapêuticas ocupacionais, bem como os desafios encontrados nas práticas profissionais, a presente pesquisa teve como objetivo elencar as práticas desenvolvidas e os desafios encontrados pelo terapeuta ocupacional na educação inclusiva. A metodologia desenvolvida para o levantamento dos dados foi através da aplicação do questionário semiestruturado com os terapeutas ocupacionais. Participaram da pesquisa 11 (onze) terapeutas ocupacionais, desses 55% já trabalharam no processo de educação inclusiva, levando à conclusão de que as práticas mais desenvolvidas destinam-se às orientações especificas sobre uso de tecnologia assistiva e/ou mobiliário, além de orientações gerais ao professor na escola regular, seguida de orientação familiar em relação à escola e à inclusão. Foi constatado que os maiores desafios referem-se à falta de preparação, tanto do professor, para receber os alunos com necessidades especiais na sala de aula, como da equipe da escola regular, para o processo de inclusão escolar.
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