Estratégias de Marketing Digital no Turismo: Um Estudo sobre a Perspetiva do Consumidor Turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14153
Resumo: Que o turismo é uma das principais atividades que mais contribui para o crescimento e desenvolvimento de um país ou região, já não é novidade nos dias de hoje. Este é um setor que possibilita o progresso socioeconómico de determinado destino e que envolve os esforços de diversos operadores representativos de diversos outros setores, que entre si constroem relações negociais e contribuem mutuamente para o sucesso de ambas as áreas. O setor turístico é caracterizado pela sua forte conexão entre os seus operadores e os seus consumidores e esta ligação tem vindo a ser adaptada consoante as melhorias tecnológicas que se têm desenvolvido, sendo hoje em dia bastante influenciada por todo o meio digital que envolve a sociedade atual. Com as mais recentes transformações digitais, não só os setores se adaptaram como também os seus consumidores, que por sua vez se tornaram mais informados, exigentes e com um comportamento de compra mais digital, passando a utilizar meios digitais com mais frequências em todas as fases do seu processo de tomada de decisão e compra. Desta forma, o turismo reconheceu a oportunidade e começou cada vez mais a integrar as diversas plataformas digitais nas suas estratégias de negócio, nomeadamente nas suas estratégias de marketing. Através destas plataformas, os operadores turísticos conseguem se destacar da sua concorrência e conseguem obter um contacto mais direto com o seu público-alvo, o que lhes permite arrecadar informações sobre o perfil e comportamento deste, que serão essenciais para a definição de estratégias futuras. Perante este cenário, este estudo propõe-se a alcançar o objetivo geral de compreender qual a perspetiva dos consumidores turísticos, em relação às ferramentas e processos digitais que são utilizados pelos operadores turísticos. Para tal, a metodologia aplicada consistiu na difusão online de inquéritos, a indivíduos pertencentes às gerações Y e Z, residentes em território nacional, e através dos quais se obteve uma amostra de 251 respondentes. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que o consumidor de turismo apresenta uma frequência de uso significativa de meios digitais e que se assistiu a um reconhecimento positivo do aumento das estratégias de marketing digital no setor do turismo, evidenciando deste modo a eficiência das ferramentas digitais aplicadas pelos operadores turísticos.
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O setor turístico é caracterizado pela sua forte conexão entre os seus operadores e os seus consumidores e esta ligação tem vindo a ser adaptada consoante as melhorias tecnológicas que se têm desenvolvido, sendo hoje em dia bastante influenciada por todo o meio digital que envolve a sociedade atual. Com as mais recentes transformações digitais, não só os setores se adaptaram como também os seus consumidores, que por sua vez se tornaram mais informados, exigentes e com um comportamento de compra mais digital, passando a utilizar meios digitais com mais frequências em todas as fases do seu processo de tomada de decisão e compra. Desta forma, o turismo reconheceu a oportunidade e começou cada vez mais a integrar as diversas plataformas digitais nas suas estratégias de negócio, nomeadamente nas suas estratégias de marketing. Através destas plataformas, os operadores turísticos conseguem se destacar da sua concorrência e conseguem obter um contacto mais direto com o seu público-alvo, o que lhes permite arrecadar informações sobre o perfil e comportamento deste, que serão essenciais para a definição de estratégias futuras. Perante este cenário, este estudo propõe-se a alcançar o objetivo geral de compreender qual a perspetiva dos consumidores turísticos, em relação às ferramentas e processos digitais que são utilizados pelos operadores turísticos. Para tal, a metodologia aplicada consistiu na difusão online de inquéritos, a indivíduos pertencentes às gerações Y e Z, residentes em território nacional, e através dos quais se obteve uma amostra de 251 respondentes. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que o consumidor de turismo apresenta uma frequência de uso significativa de meios digitais e que se assistiu a um reconhecimento positivo do aumento das estratégias de marketing digital no setor do turismo, evidenciando deste modo a eficiência das ferramentas digitais aplicadas pelos operadores turísticos.That tourism is one of the main activities that contributes most to the growth and development of a country or region, is no longer something new these days. This is a sector that enables the socioeconomic progress of a given destination and that involves the efforts of several operators representing several other sectors, who build business relationships with each other and mutually contribute to the success of both areas. The tourism sector is characterized by its strong connection between its operators and its consumers and this connection has been adapted according to the technological improvements that have been developed, being nowadays greatly influenced by all the digital media that surround today's society. With the most recent digital transformations, not only the sectors have adapted but also their consumers, who in turn have become more informed, demanding and with a more digital purchasing behavior, starting to use digital media more frequently at all stages of their decision-making and purchasing process. In this way, tourism recognized the opportunity and increasingly began to integrate the various digital platforms into its business strategies, particularly its marketing strategies. Through these platforms, tour operators are able to stand out from their competition and gain more direct contact with their target audience, which allows them to gather information about their profile and behavior, which will be essential for defining future strategies. Given this scenario, this study aims to achieve the general objective of understanding what is the perspective of portuguese tourism consumers, regarding the digital tools and processes used by tourism operators. To this end, the methodology applied consisted of online dissemination of surveys to individuals belonging to generations Y and Z, residing in the national territory, and through which a sample of 251 respondents was obtained. Through the results obtained, it was possible to conclude that the tourist consumer has a significant frequency of use of digital media and that there has been a positive recognition of the increase in digital marketing strategies in the tourism sector, thus highlighting the efficiency of the digital tools applied by the tourism operators.Estevão, Cristina Maria SantosNunes, Sara Monteiro Morgado DiasuBibliorumRocha, Ana Raquel Ferreira2023-11-302023-10-082025-10-07T00:00:00Z2023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14153TID:203462866porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:32:10Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:17.543142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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