INTERVENÇÃO CONTEXTUALIZADA NO DOMINIO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amendoeira, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16131
Resumo: Contexto: A evidência científica salienta ser necessário capacitar os estudantes de enfermagem para serem promotores de saúde no século XXI, afirmando que os compromissos da Promoção da Saúde (PrS) são princípio chave do desenvolvimento global e são, altamente, exigentes e políticos. Objetivos: Caraterizar o conhecimento dos professores sobre a PrS, na conceção, desenvolvimento e avaliação curricular; identificar os sentidos atribuídos pelos estudantes à aprendizagem da PrS. Método: Estudo de caso múltiplo: análise documental, observação participante e entrevistas. Tratamento e análise dos dados: conteúdo, domínios culturais e triangulação. Resultados: da análise dos dados emergiram os domínios: avaliação diagnóstica, diagnóstico, planeamento, implementação e avaliação dos cuidados. Conclusões: os estudantes relevam atributos do empowerment; não mobilizam os modelos de enfermagem; apresentam diagnósticos sem a síntese dos dados; salientam que a PrS não tem o mesmo estatuto das outras intervenções; procedem à implementação estandardizada e centram a avaliação nos resultados e culpabilização das pessoas.
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