Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6287
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_81f6adf2a898713771099b706855ec52
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6287
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do BolhãoFocus GroupPlano de MarketingBrandingRevitalizaçãoMarketing MixSabão OffenbachSabão em BarraMarketing MixMarketing PlanningOffenbach SoapRevitalizationSoap BarMestrado em MarketingA marca Saboaria do Bolhão fabrica Sabão Offenbach, ou Sabão Azul e Branco, como é mais conhecido, desde 1881. Faz parte do Grupo Manuel Serra que se dedica ao negócio do azeite, óleo, vinagre e sabão. Este Plano foi desenvolvido com o intuito de ajudar a Saboaria do Bolhão a atingir os seus objectivos, através do marketing. Para delinear uma estratégia de branding que entregue vantagem competitiva à empresa, aplicou-se uma metodologia que passou por um estudo qualitativo multi-método com uma fase exploratória e descritiva. Neste sentido, foram realizadas dinâmicas de grupo, entrevistas e auditorias, das quais se extraiu informação que permitiu desenhar a Estratégia mais adequada. Com essa informação e com os dados secundários recolhidos, foi possível proceder à Análise Externa e Interna, à Definição de Objectivos e Barreiras, à delineação da Estratégia de Marketing Mix e à Análise de Branding e respectiva Proposição de Valor. Tudo isto foi finalizado com uma Calendarização e Orçamentação que devem servir de guideline à empresa. Todas estas medidas resultam na revitalização de uma marca e de um produto que se tem vindo a demonstrar desadequado aos hábitos presentes. Pretendeu-se fazer renascer o Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão, num novo formato, para um novo segmento e posicionamento e com o nome "Offenbach".The Saboaria do Bolhão brand produces the Offenbach Soap, best known as Blue and White Soap, since 1881. The Grupo Manuel Serra, to which the Saboaria belongs, is dedicated to the businesses of olive oil, vinegar and soap. The present Plan has been developed aiming to help the Saboaria do Bolhão to accomplish its objectives, through marketing. In order to delineate a branding strategy which delivers competitive edge to the business, we have tried a methodology that includes a multi-method qualitative study, with an exploratory and descriptive stage. That way, we have carried out group dynamics, surveys and audits, from which we have extracted the information allowing a more appropriate Strategy. With that information, and the secondary data gathered, it was possible to establish the External and Internal Analysis and the Definition of Objectives and Barriers, and to delineate the Marketing Mix Strategy and the Branding Analysis, and the corresponding Value Proposition. Finally, we have established the Timetable and the Budgeting that will constitute the business guideline. All these measures will achieve a revitalization of a brand and a product, which are increasingly inadequate to the current consumers'habits. We want the Saboaria do Bolhãos's Sabão Offenbach to reborn, in a new format, to a new segment and positioning, while keeping the «Offenbach» brand.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da2014-01-06T11:59:18Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6287porSilva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da. 2013. "Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:41.814701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
title Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
spellingShingle Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da
Focus Group
Plano de Marketing
Branding
Revitalização
Marketing Mix
Sabão Offenbach
Sabão em Barra
Marketing Mix
Marketing Planning
Offenbach Soap
Revitalization
Soap Bar
title_short Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
title_full Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
title_fullStr Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
title_full_unstemmed Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
title_sort Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
author Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da
author_facet Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da
dc.subject.por.fl_str_mv Focus Group
Plano de Marketing
Branding
Revitalização
Marketing Mix
Sabão Offenbach
Sabão em Barra
Marketing Mix
Marketing Planning
Offenbach Soap
Revitalization
Soap Bar
topic Focus Group
Plano de Marketing
Branding
Revitalização
Marketing Mix
Sabão Offenbach
Sabão em Barra
Marketing Mix
Marketing Planning
Offenbach Soap
Revitalization
Soap Bar
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-06T11:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6287
url http://hdl.handle.net/10400.5/6287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da. 2013. "Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131012293197824