A alienação escolar como fator preditor dos problemas de comportamento em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Sofia Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28364
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling A alienação escolar como fator preditor dos problemas de comportamento em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridadeAlienaçãoProblemas de comportamento, adolescenteDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraAo constructo de alienação está associado a falta de um sentimento de pertença, uma separação de quatro mundos: a família, os amigos, o trabalho e a escola (Bronfrenbrenner, 1986). A presente investigação procura perceber as características e expressões desta condição em contexto escolar, assumindo como objetivo principal o estudo da relação entre a alienação escolar e os problemas de comportamento, bem como a existência de um valor preditivo da alienação face a estes mesmos problemas. Para tal, recolheu-se uma amostra de 410 sujeitos (56.6% do sexo feminino e 43.4% do sexo masculino), entre os 10 e os 15 anos (M= 12.88; DP=1.44). O instrumento eleito para avaliar as dimensões da alienação face à escola foi a Escala de Alienação Escolar (EAE), e para a avaliação dos problemas de comportamento, de cariz externalizante e internalizante, utilizou-se o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por), um instrumento de autorrelato que visa analisar a forma como o adolescente perceciona o seu comportamento. Os resultados obtidos sugeriram, uma associação entre a alienação escolar e os problemas de comportamento, particularmente com os de tipo externalizante. As variáveis sociodemográficas que mais parecem predizer esta relação são o sexo, com os rapazes a apresentar pontuações mais elevadas; a idade, com os adolescentes mais velhos (13-15 anos) a mostrarem-se mais propensos; e o nível socioeconómico, com adolescentes oriundos de um nível socioeconómico baixo e cujos pais se encontram desempregados a obter scores mais altos. Deixa-se em aberto para estudos futuros uma compreensão mais profunda da relação entre a alienação escolar e os problemas de cariz internalizante, visto que não se registaram associações estatisticamente significativas. Também o papel do comportamento pró-social enquanto variável protetora na expressão do problema levanta questões a explorar.The alienation construct is associated to a lack of belonging, a four world’s separation: family, friends, work and school (Bronfrenbrenner, 1986). This investigation aims to understand the characteristics and expressions of this condition in school context, assuming as main goal the study of the relation between school alienation and behavioral problems, as well as the existence of an alienation’s predictive value towards them. For that purpose, a sample of 410 subjects (56.6% female subjects and 43.4% male subjects), between ages 10 and 15 (M=12.88; SD=1.44). The selected instrument to evaluate alienation dimensions towards school was the School Alienation Scale (EAE). To evaluate externalizing and internalizing behavioral problems, the Strengths & Difficulties Questionnaire (SDQ) was used, a self-report instrument to analyse how the adolescent perceives his/her behavior. The obtained results do suggest an association between school alienation and behavioral problems, specially with the externalizing type. The sociodemographic variables which seems to better predict this relation are sex, with boys presenting higher scores; age, with the oldest teens (13-15 years) obtaining higher scores; and sociodemography, with adolescents coming from a low socioeconomic status and which parents are currently unemployed, obtaining higher scores. Future studies must attend in a deeper compreension of the relation between school alienation and externalizing behavioral problems, considering the inexistence of significative statistical associations. The role of prossocial behavior as a protective variable in the problem’s expression also brings questions to explore in future works.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28364http://hdl.handle.net/10316/28364TID:201444500porPereira, Ana Sofia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:39.417473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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