Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68709 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
id |
RCAP_82925912a67303fdfd477ee84aeb7d00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68709 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexãoEffects of training on workers: contributions to their reflectionAvaliaçãoCompetênciasEducaçãoGestão da formaçãoEducationEvaluationSkillsTaining managementCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O presente relatório insere-se no âmbito do 2º ano do Mestrado em Educação na área de especialização de Formação, Trabalho e Recursos Humanos. O mesmo recai sobre a dialética intervenção/investigação produzida em contexto de estágio numa instituição do Norte de Portugal. Assim, esta dialética, incide sobre o impacto da avaliação da ação de formação “Comunicação na Interação entre Utente, Cuidador e/ou família” bem como, nas as políticas e práticas de gestão da formação profissional. Assim, a formação alcançou um papel preponderante nos dias de hoje, e é denominada, muitas vezes, como key word, para atingir o sucesso organizacional. Contudo, muitas vezes a este termo esta subjacente a ideia de que, a formação orienta-se para o desenvolvimento de uma carteira de competências somente profissionais, contudo, é importante elevar outras dimensões da formação, nomeadamente, o desenvolvimento de indivíduos críticos, e emancipados quer pessoal quer socialmente. Por seu turno a avaliação, também tem ganho o seu terreno, uma vez hoje em dia tudo se avalia, tudo se torna objeto passível de se avaliar. Posto isto, para trabalharmos esta problemática, desenvolvemos uma investigação qualitativa, através de um estudo de caso que incluiu como técnicas de investigação as entrevistas, direcionadas aos enfermeiros chefes, os inquéritos por questionários dirigidos aos assistentes operacionais a análise documental, a observação não participante e ainda e a análise de conteúdo, esta última, como técnica de tratamento dos dados obtidos. Apresentamos também, as etapas do processo avaliativo, as funções da avaliação, aos tipos de avaliação (quanto ao momento e quanto ao processo) e ainda o modelo pelo qual nos guiámos para elaborar este trabalho- o processo de referencialização de Figari (1993). Os resultados evidenciam que a repercussão da formação incide predominantemente no desenvolvimento de competências sociais.This report is part of the 2nd year of the Master's Degree in Education - Training, Work and Human Resources in the area of specialization of Training, Work and Human Resources. The same applies to the dialectic intervention/research produced in the context of an internship in an institution in the North of Portugal. Thus, this dialectic focuses on the impact of the evaluation of the training action “Communication on Interaction between user, caregiver and/or family” as well as on the policies and practices of professional training management. So, training has played a leading role nowadays, and is often called the key word to achieve organizational success. However, this term is associated with the idea that, training is oriented only to the development of portfolio of professional skills, but it is important to raise other dimensions of training, namely the development of critical individuals, and emancipated both personally and socially. In turn, the evaluation has also gained its ground, once today everything is evaluated, everything becomes object that can be evaluated. In this way, in order to work on this issue, we developed a qualitative investigation, through a case study that included as researchs techniques the interviews, directed to the nurses in charge, surveys by questionnaires addressed to operational assistants, document analysis, non-participating observation and content analysis, the latter as a technique for processing the data obtained. We also present the stages of the evaluation process, the functions of the evaluation, the types of evaluation (in terms of time and process) and the model by which we were guided to elaborate this work- the process of referencing Figari (1993). The results show that the repercussions of the training have a predominant effect on the development of social skills.Silva, Daniela Andrade Vilaverde eUniversidade do MinhoAlves, Tânia Francisca Mendes20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68709por202528421info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:47.697780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão Effects of training on workers: contributions to their reflection |
title |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão |
spellingShingle |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão Alves, Tânia Francisca Mendes Avaliação Competências Educação Gestão da formação Education Evaluation Skills Taining management Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão |
title_full |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão |
title_fullStr |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão |
title_full_unstemmed |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão |
title_sort |
Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão |
author |
Alves, Tânia Francisca Mendes |
author_facet |
Alves, Tânia Francisca Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Tânia Francisca Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Competências Educação Gestão da formação Education Evaluation Skills Taining management Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação Competências Educação Gestão da formação Education Evaluation Skills Taining management Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68709 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202528421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132729126682624 |