A arquitectura algarvia no cinema ficcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9209 |
Resumo: | A presente Dissertação estuda a presença e os respectivos significados da arquitectura algarvia no cinema ficcional: Que arquitectura algarvia tem sido captada pelas lentes dos vários realizadores que por o Algarve passaram? Como está presente nos planos filmados o imaginário algarvio? Que simbolismo pode estar presente na arquitectura algarvia e como é que este pode contribuir para o enriquecimento da narrativa? O cinema no Algarve já tem 101 anos de existência. Os seus primeiros 50 anos de desenvolvimento foram lentos, com altos e baixos mas desde a década de 1960 que este mantém uma tendência de crescimento, exponencial desde a década de 1990 até à actualidade. Se numa primeira fase a arquitectura algarvia tinha o papel de pano de fundo às tradições que desfilavam em frente à lente dos realizadores algarvios, posteriormente passaram a ter outras abordagens sugeridas por uma grande variedade de realizadores que passaram a vir filmar no Algarve. A inexistência de um estudo da arquitectura algarvia no cinema levou este estudo a assumir um destaque pela sua novidade, servindo este de ponto de partida para futuros estudos do género. Este estudo divide-se em três capítulos: No primeiro, “Arquitectura e Cinema”, é feita a análise de como estas duas artes se interrelacionam, fazendo também referência ao tempo cinematográfico, ao poder do cinema em fazer-nos compreender a arquitectura e ao valor cultural que o cinema confere aos locais de filmagem. No segundo, “A Produção Cinematográfica no Algarve”, é feita uma análise das características do Algarve que lhe conferem um imaginário único, fazendo também referência ao processo de localização fílmica, e uma análise do percurso do cinema de longa-metragem filmado no Algarve. No terceiro, “A Arquitectura Algarvia no Cinema”, é feita a análise dos diversos tipos de arquitectura presente nos filmes rodados no Algarve, dividindo-os consoante a sua escala e função. |
id |
RCAP_82be61acd9aa419ec0a274ff33fcbf62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A arquitectura algarvia no cinema ficcionalMESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURAARQUITETURAALGARVEPORTUGALCINEMAARCHITECTURECINEMAPORTUGALA presente Dissertação estuda a presença e os respectivos significados da arquitectura algarvia no cinema ficcional: Que arquitectura algarvia tem sido captada pelas lentes dos vários realizadores que por o Algarve passaram? Como está presente nos planos filmados o imaginário algarvio? Que simbolismo pode estar presente na arquitectura algarvia e como é que este pode contribuir para o enriquecimento da narrativa? O cinema no Algarve já tem 101 anos de existência. Os seus primeiros 50 anos de desenvolvimento foram lentos, com altos e baixos mas desde a década de 1960 que este mantém uma tendência de crescimento, exponencial desde a década de 1990 até à actualidade. Se numa primeira fase a arquitectura algarvia tinha o papel de pano de fundo às tradições que desfilavam em frente à lente dos realizadores algarvios, posteriormente passaram a ter outras abordagens sugeridas por uma grande variedade de realizadores que passaram a vir filmar no Algarve. A inexistência de um estudo da arquitectura algarvia no cinema levou este estudo a assumir um destaque pela sua novidade, servindo este de ponto de partida para futuros estudos do género. Este estudo divide-se em três capítulos: No primeiro, “Arquitectura e Cinema”, é feita a análise de como estas duas artes se interrelacionam, fazendo também referência ao tempo cinematográfico, ao poder do cinema em fazer-nos compreender a arquitectura e ao valor cultural que o cinema confere aos locais de filmagem. No segundo, “A Produção Cinematográfica no Algarve”, é feita uma análise das características do Algarve que lhe conferem um imaginário único, fazendo também referência ao processo de localização fílmica, e uma análise do percurso do cinema de longa-metragem filmado no Algarve. No terceiro, “A Arquitectura Algarvia no Cinema”, é feita a análise dos diversos tipos de arquitectura presente nos filmes rodados no Algarve, dividindo-os consoante a sua escala e função.This dissertation studies the presence of architecture and its meanings in the Algarves fiction cinema: What Algarves architecture that has been captured by the lenses of the several filmmakers who passed by the Algarve? How is the Algarves imaginary present in the shots? What symbolism may be present in the Algarves architecture and how this can contribute to the enrichment of the narrative? The film in the Algarve has already 101 years of existence. Its first 50 years of development has been slow, with ups and downs but since the 1960s that it maintains an upward trend, exponential since the 1990s to the present. In an initial phase, the Algarves architecture had the role of background to the traditions that paraded in front of the lenses of the Algarves directors. Subsequently began to have other approaches suggested by a variety of filmmakers who proceeded to come shoot in the Algarve. The absence of a study of the Algarves architecture in film led this study to take a highlight for its novelty, this serving as a starting point for future studies of its kind. This study is divided into three chapters: In the first, "Architecture and Cinema", the analysis of how these two arts are interrelated is made, also making reference to the movie time, the power of cinema to make us understand the architecture and the cultural value that cinema gives to sites where shooting takes place. In the second, "The Film Production in the Algarve", an analysis of the characteristics of the Algarve which gives it an unique imagery is made, also including a reference to the film location process, and an analysis of the feature films path in the Algarve. In the third, "The Algarve architecture in Cinema", the analysis of various types of architecture in movies filmed in Algarve is made, dividing them according to their scale and function.2018-12-10T16:56:53Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9209TID:201125480porRibeiro, Luís Bruno Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:46.498310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arquitectura algarvia no cinema ficcional |
title |
A arquitectura algarvia no cinema ficcional |
spellingShingle |
A arquitectura algarvia no cinema ficcional Ribeiro, Luís Bruno Ramos MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA ARQUITETURA ALGARVE PORTUGAL CINEMA ARCHITECTURE CINEMA PORTUGAL |
title_short |
A arquitectura algarvia no cinema ficcional |
title_full |
A arquitectura algarvia no cinema ficcional |
title_fullStr |
A arquitectura algarvia no cinema ficcional |
title_full_unstemmed |
A arquitectura algarvia no cinema ficcional |
title_sort |
A arquitectura algarvia no cinema ficcional |
author |
Ribeiro, Luís Bruno Ramos |
author_facet |
Ribeiro, Luís Bruno Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Luís Bruno Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA ARQUITETURA ALGARVE PORTUGAL CINEMA ARCHITECTURE CINEMA PORTUGAL |
topic |
MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA ARQUITETURA ALGARVE PORTUGAL CINEMA ARCHITECTURE CINEMA PORTUGAL |
description |
A presente Dissertação estuda a presença e os respectivos significados da arquitectura algarvia no cinema ficcional: Que arquitectura algarvia tem sido captada pelas lentes dos vários realizadores que por o Algarve passaram? Como está presente nos planos filmados o imaginário algarvio? Que simbolismo pode estar presente na arquitectura algarvia e como é que este pode contribuir para o enriquecimento da narrativa? O cinema no Algarve já tem 101 anos de existência. Os seus primeiros 50 anos de desenvolvimento foram lentos, com altos e baixos mas desde a década de 1960 que este mantém uma tendência de crescimento, exponencial desde a década de 1990 até à actualidade. Se numa primeira fase a arquitectura algarvia tinha o papel de pano de fundo às tradições que desfilavam em frente à lente dos realizadores algarvios, posteriormente passaram a ter outras abordagens sugeridas por uma grande variedade de realizadores que passaram a vir filmar no Algarve. A inexistência de um estudo da arquitectura algarvia no cinema levou este estudo a assumir um destaque pela sua novidade, servindo este de ponto de partida para futuros estudos do género. Este estudo divide-se em três capítulos: No primeiro, “Arquitectura e Cinema”, é feita a análise de como estas duas artes se interrelacionam, fazendo também referência ao tempo cinematográfico, ao poder do cinema em fazer-nos compreender a arquitectura e ao valor cultural que o cinema confere aos locais de filmagem. No segundo, “A Produção Cinematográfica no Algarve”, é feita uma análise das características do Algarve que lhe conferem um imaginário único, fazendo também referência ao processo de localização fílmica, e uma análise do percurso do cinema de longa-metragem filmado no Algarve. No terceiro, “A Arquitectura Algarvia no Cinema”, é feita a análise dos diversos tipos de arquitectura presente nos filmes rodados no Algarve, dividindo-os consoante a sua escala e função. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2018-12-10T16:56:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9209 TID:201125480 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9209 |
identifier_str_mv |
TID:201125480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131224602574848 |