Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Luciana Menegoni
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19658
Resumo: O Trabalho de Projeto que se segue faz um percurso pelo histórico do Serviço Educativo em Portugal e também estuda o caso do Palácio Nacional da Ajuda. Justificamos a escolha do tema em questão pelo meu interesse particular sobre a educação museal e suas diversas faces perante um público heterogêneo, e pelo acolhimento da Direção do Palácio Nacional da Ajuda, bem como do Serviço Educativo e a necessidade aí verificada de novas abordagens e temáticas. Ao longo deste trabalho, adoto a expressão, visita orientada não afastando de no futuro adotar outra teminalogia que se enquadre no tema proposto. O ponto de partida foi caracterização de um Serviço Educativo, e a sua função museal, logo após passamos ao estudo de caso do Palácio Nacional da Ajuda. O estudo desenvolvido apoiou-se na pesquisa bibliográfica, e na observação de visitas orientadas tanto pelo Serviço Educacional da Instituição escolhida como a feita por voluntários que lá trabalham em tempo parcial. Observamos ainda as relações entre público e o museu, quais suas impressões e avaliações quanto as coleções, a visita orientada e ao seu acervo. O material reunido neste projeto visa uma valorização e reconhecimento deste serviço tão importante que faz um elo entre o museu e seus públicos.
id RCAP_8305c8e4e8c2c6a6d2db45e14003e0f2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitarvisita orientadaguided tourguião de visitas orientadasscreenplay visitseducação em museusmuseum educationPalácio Nacional da AjudaNational Palace of AjudapúblicospublicDomínio/Área Científica::Humanidades::MuseologiaO Trabalho de Projeto que se segue faz um percurso pelo histórico do Serviço Educativo em Portugal e também estuda o caso do Palácio Nacional da Ajuda. Justificamos a escolha do tema em questão pelo meu interesse particular sobre a educação museal e suas diversas faces perante um público heterogêneo, e pelo acolhimento da Direção do Palácio Nacional da Ajuda, bem como do Serviço Educativo e a necessidade aí verificada de novas abordagens e temáticas. Ao longo deste trabalho, adoto a expressão, visita orientada não afastando de no futuro adotar outra teminalogia que se enquadre no tema proposto. O ponto de partida foi caracterização de um Serviço Educativo, e a sua função museal, logo após passamos ao estudo de caso do Palácio Nacional da Ajuda. O estudo desenvolvido apoiou-se na pesquisa bibliográfica, e na observação de visitas orientadas tanto pelo Serviço Educacional da Instituição escolhida como a feita por voluntários que lá trabalham em tempo parcial. Observamos ainda as relações entre público e o museu, quais suas impressões e avaliações quanto as coleções, a visita orientada e ao seu acervo. O material reunido neste projeto visa uma valorização e reconhecimento deste serviço tão importante que faz um elo entre o museu e seus públicos.The design work that follows makes a journey through the history of the Educational Service in Portugal and also studies the case of National Palace of Ajuda. Justify the choice of subject in question by my particular interest in the museum education and its various faces towards a heterogeneous public, and the host of the National Palace of Ajuda direction and the Education Department and the need verified their new approaches and themes. Throughout this paper, I have adopted the expression guided visit not away, from in the future to adopt other terminology falling within the proposed theme. The starting point was the characterization of an educational service and its museum function, after we study the case of the National Palace of Ajuda. The study developed supported in the literature, and watching guided tours both by the Educational Service of the institution chosen as the one made by volunteers who work there part-time. We also observed the relationship between the public and the museum, which his impressions and assessments of the collections, the guided tour and its collection. The material gathered in this project is an appreciation and recognition of this service so important that makes a link between the museum and its public:Gouveia, António CamõesRUNMeirelles, Luciana Menegoni2017-07-18T00:30:16Z2016-07-182016-04-112016-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19658TID:201216450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:37Zoai:run.unl.pt:10362/19658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:36.411520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar
title Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar
spellingShingle Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar
Meirelles, Luciana Menegoni
visita orientada
guided tour
guião de visitas orientadas
screenplay visits
educação em museus
museum education
Palácio Nacional da Ajuda
National Palace of Ajuda
públicos
public
Domínio/Área Científica::Humanidades::Museologia
title_short Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar
title_full Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar
title_fullStr Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar
title_full_unstemmed Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar
title_sort Palácio Nacional da Ajuda: um mundo a visitar
author Meirelles, Luciana Menegoni
author_facet Meirelles, Luciana Menegoni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, António Camões
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirelles, Luciana Menegoni
dc.subject.por.fl_str_mv visita orientada
guided tour
guião de visitas orientadas
screenplay visits
educação em museus
museum education
Palácio Nacional da Ajuda
National Palace of Ajuda
públicos
public
Domínio/Área Científica::Humanidades::Museologia
topic visita orientada
guided tour
guião de visitas orientadas
screenplay visits
educação em museus
museum education
Palácio Nacional da Ajuda
National Palace of Ajuda
públicos
public
Domínio/Área Científica::Humanidades::Museologia
description O Trabalho de Projeto que se segue faz um percurso pelo histórico do Serviço Educativo em Portugal e também estuda o caso do Palácio Nacional da Ajuda. Justificamos a escolha do tema em questão pelo meu interesse particular sobre a educação museal e suas diversas faces perante um público heterogêneo, e pelo acolhimento da Direção do Palácio Nacional da Ajuda, bem como do Serviço Educativo e a necessidade aí verificada de novas abordagens e temáticas. Ao longo deste trabalho, adoto a expressão, visita orientada não afastando de no futuro adotar outra teminalogia que se enquadre no tema proposto. O ponto de partida foi caracterização de um Serviço Educativo, e a sua função museal, logo após passamos ao estudo de caso do Palácio Nacional da Ajuda. O estudo desenvolvido apoiou-se na pesquisa bibliográfica, e na observação de visitas orientadas tanto pelo Serviço Educacional da Instituição escolhida como a feita por voluntários que lá trabalham em tempo parcial. Observamos ainda as relações entre público e o museu, quais suas impressões e avaliações quanto as coleções, a visita orientada e ao seu acervo. O material reunido neste projeto visa uma valorização e reconhecimento deste serviço tão importante que faz um elo entre o museu e seus públicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18
2016-04-11
2016-07-18T00:00:00Z
2017-07-18T00:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19658
TID:201216450
url http://hdl.handle.net/10362/19658
identifier_str_mv TID:201216450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137887353044992