Inovação no sector hoteleiro angolano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Handa, Gerdina Verónica da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7899
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_8346cf7df0c2a76d85698d075f944074
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação no sector hoteleiro angolanoInovaçãoInovação nos serviçosinovação nos serviços hoteleirosfactores de sucesso da inovação hoteleiraLubango (Angola)InnovationInnovation in servicesinnovation in hotel servicesfactors of successful hospitality innovationMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialObjectivo da investigação Esta investigação tem como objectivo analisar do papel dos colaboradores da linha de frente e das tecnologias de informação no processo de inovação em empresas hoteleiras. O trabalho empírico incidiu sobre os hotéis que atuam na cidade do Lubango (Angola). Metodologia A investigação baseou-se na aplicação de estudos de casos múltiplos em 3 hotéis da cidade do Lubango, em Angola. Os resultados foram obtidos através de um processo iterativo, baseado na análise da teoria disponível sobre gestão da inovação dos serviços hoteleiros, na realização de entrevistas e na reflexão sobre os resultados obtidos. Resultados A investigação realizada mostra como a inovação nos serviços hoteleiros está relacionada com o estímulo da participação e criatividade dos colaboradores da linha de frente, mediante a formação contínua e a utilização de tecnologias de informação. Implicações teóricas Os resultados obtidos são de natureza qualitativa, mostrando que a inovação a nível hoteleiro, em larga medida, tem origem na criatividade e autonomia dos colaboradores da linha de frente e no uso de tecnologias de informação, sem prejuízo da existência de outros factores relevantes, associados à capacidade da gestão de topo e à estratégia. Originalidade O estudo procura explicitar de forma clara a relação entre a inovação dos serviços hoteleiros e alguns dos principais factores de sucesso no processo de inovação.Research Objective This research is focused on the analysis of the role of front-line employees of hotels and information technologies in the innovation process in the hotel industry. The empirical work was carried out on three hotels operating in the city of Lubango (Angola). Methodology The research was based on the application of case studies in three hotels in the city of Lubango, in Angola. The results were obtained through an iterative process, based on analysis of available theory about innovation management in hotel services, on face-to-face interviews and on the reflection about the findings obtained. Results The research undertaken shows how innovation in hotel services is influenced by policies aimed at stimulating the participation and creativity of frontline employees through the lifelong learning and the use of information technologies. Theoretical implications The results are qualitative in nature, showing that innovation in the hotel industry, to a large extent, from the creativity and autonomy of frontline employees and the use of information technologies, this does not mean, however, that other factors, not addressed in the research, such as top management capabilities and strategic orientation. Originality The study seeks to explain clearly the relationship between innovation of hotel services and some of the key success factors in the innovation process.Instituto Superior de Economia e GestãoSimões, Vítor CoradoRepositório da Universidade de LisboaHanda, Gerdina Verónica da Silva2015-02-06T10:33:09Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7899porHanda, Gerdina Verónica da Silva (2014). "Inovação no sector hoteleiro angolano". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:59.767347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação no sector hoteleiro angolano
title Inovação no sector hoteleiro angolano
spellingShingle Inovação no sector hoteleiro angolano
Handa, Gerdina Verónica da Silva
Inovação
Inovação nos serviços
inovação nos serviços hoteleiros
factores de sucesso da inovação hoteleira
Lubango (Angola)
Innovation
Innovation in services
innovation in hotel services
factors of successful hospitality innovation
title_short Inovação no sector hoteleiro angolano
title_full Inovação no sector hoteleiro angolano
title_fullStr Inovação no sector hoteleiro angolano
title_full_unstemmed Inovação no sector hoteleiro angolano
title_sort Inovação no sector hoteleiro angolano
author Handa, Gerdina Verónica da Silva
author_facet Handa, Gerdina Verónica da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Vítor Corado
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Handa, Gerdina Verónica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Inovação nos serviços
inovação nos serviços hoteleiros
factores de sucesso da inovação hoteleira
Lubango (Angola)
Innovation
Innovation in services
innovation in hotel services
factors of successful hospitality innovation
topic Inovação
Inovação nos serviços
inovação nos serviços hoteleiros
factores de sucesso da inovação hoteleira
Lubango (Angola)
Innovation
Innovation in services
innovation in hotel services
factors of successful hospitality innovation
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-06T10:33:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7899
url http://hdl.handle.net/10400.5/7899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Handa, Gerdina Verónica da Silva (2014). "Inovação no sector hoteleiro angolano". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131026829606912