O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Sílvia Patrícia Ferreira Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7954
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Pública
id RCAP_8354b52a22a3ad6da17997ae79f43038
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de casoMotivaçãoIndisciplinaLiderançaDiretor de turmaDissertação de Mestrado em Administração PúblicaA problemática da indisciplina, sobretudo nos segundos e terceiros ciclos do Ensino Básico, apesar de ser uma temática muito estudada e debatida, tornou-se nas últimas décadas um assunto que preocupa não só docentes, mas também pais e, de um modo geral, todos aqueles que estão interessados nos problemas inerentes ao sistema educativo. Partindo do pressuposto que a prevenção e resolução dos problemas disciplinares pelo Diretor de Turma (DT), promove a qualidade do ensino nos adolescentes e jovens e que estas são essenciais para o seu bem-estar físico, psicológico e social e num período em que tanto se fala de liderança e simultaneamente de indisciplina, formulou-se o problema que servirá de base à investigação: Será que um líder motivado, gere de forma mais eficaz a indisciplina? Assim sendo, foi nosso propósito conhecer o papel que exerce o Líder, como D.T, na gestão da indisciplina, no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Tendo em conta o objetivo de estudo e a sua natureza optou-se pelo estudo de caso como método, sendo a metodologia utilizada de natureza quantitativa. Para a recolha de dados efetuámos o inquérito por questionário a todos os professores da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade. Segundo os inquiridos, os resultados demonstram que o tipo de liderança mais valorizado foi o “Tipo Transformacional”. A indisciplina tem vindo a aumentar nesta escola, embora a causa seja mais de carácter externo à instituição. O cargo de D.T deveria ser atribuído por opção do professor, com gosto pelas funções inerentes ao cargo e motivado para o mesmo. Concluímos com este nosso estudo que a motivação é fundamental no exercício do cargo do Diretor de Turma e que este motivado gere de forma mais eficaz a indisciplina, dando resposta à nossa questão central de investigação.The problem of indiscipline, especially in second and third cycle of Basic Education, despite being a subject greatly studied and debated it has become, in recent decades, a matter that concerns not only teachers, but also the parents and, in general, all those who are interested in the issues related to the educational system. Assuming that the prevention and resolution of disciplinary problems by the Class Director (C.D.), promotes quality education in adolescents and among the youngest and that these are essential for their physical, psychological and social well-being and at a time when much has been said about leadership and at the same time of indiscipline formulated the problem which will serve as a basis for this research: Does a motivated leader, manages more effectively indiscipline? Therefore, with this investigation, it was our purpose to know the role that exercises the leader, as a C.D, in the management of indiscipline on the second and third cycles of Basic Education. Regarding to the objective of this study and its nature, we chose the case study as a method, and the methodology of quantitative nature. In order to obtain the necessary information for the achievement of the purpose of this study and bearing in mind the issue of the research, we applied a survey to all Basic School teachers from the second and third cycles teaching at Dean John Jacinto Gonçalves de Andrade’s School. According to the respondents, the results show that the kind of leadership more valued was the “Transformational Type”. As for indiscipline, it was established that it has increased in this school, although the cause is over external to the institution. Regarding Class Director, we concluded that this position should be assigned by the teacher's option, occupied by a teacher who enjoys being a Class Director and must be motivated for it. In summary, we conclude our study considering that motivation is fundamental in a Class Director and a motivated teacher manages more effectively indiscipline, thus responding to our central research question.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasPalma, Patrícia Jardim daRepositório da Universidade de LisboaBarros, Sílvia Patrícia Ferreira Fernandes2015-02-12T15:06:30Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7954TID:201511738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:02.659900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
title O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
spellingShingle O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
Barros, Sílvia Patrícia Ferreira Fernandes
Motivação
Indisciplina
Liderança
Diretor de turma
title_short O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
title_full O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
title_fullStr O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
title_full_unstemmed O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
title_sort O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
author Barros, Sílvia Patrícia Ferreira Fernandes
author_facet Barros, Sílvia Patrícia Ferreira Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma, Patrícia Jardim da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Sílvia Patrícia Ferreira Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Indisciplina
Liderança
Diretor de turma
topic Motivação
Indisciplina
Liderança
Diretor de turma
description Dissertação de Mestrado em Administração Pública
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-12T15:06:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7954
TID:201511738
url http://hdl.handle.net/10400.5/7954
identifier_str_mv TID:201511738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131027660079104