Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi,Isaías Scalabrin
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Daehn,Cheryl Maureen, Dávila,Guillermo Antonio, Tovma,Nataliya, Shurenov,Nursultan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059
Resumo: Resumo As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral.
id RCAP_8446b2b9073639ad239c0e1d4941486a
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-98952022000400059
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação SuperiorMassive Online Open CoursesDesign Science Researchuniversidadegestão do conhecimentoplataformaResumo As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.48 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059Bianchi,Isaías ScalabrinDaehn,Cheryl MaureenDávila,Guillermo AntonioTovma,NataliyaShurenov,Nursultaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:31:43ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
title Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
spellingShingle Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
Bianchi,Isaías Scalabrin
Massive Online Open Courses
Design Science Research
universidade
gestão do conhecimento
plataforma
title_short Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
title_full Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
title_fullStr Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
title_full_unstemmed Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
title_sort Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
author Bianchi,Isaías Scalabrin
author_facet Bianchi,Isaías Scalabrin
Daehn,Cheryl Maureen
Dávila,Guillermo Antonio
Tovma,Nataliya
Shurenov,Nursultan
author_role author
author2 Daehn,Cheryl Maureen
Dávila,Guillermo Antonio
Tovma,Nataliya
Shurenov,Nursultan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi,Isaías Scalabrin
Daehn,Cheryl Maureen
Dávila,Guillermo Antonio
Tovma,Nataliya
Shurenov,Nursultan
dc.subject.por.fl_str_mv Massive Online Open Courses
Design Science Research
universidade
gestão do conhecimento
plataforma
topic Massive Online Open Courses
Design Science Research
universidade
gestão do conhecimento
plataforma
description Resumo As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.48 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304458014752768