O "e-government" nos municípios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonel Duarte dos
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Amaral, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/300
Resumo: O "e-government" pelo uso que faz das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem um importante papel a desempenhar na modernização dos municípios portugueses. As câmaras municipais portuguesas, quer pela sua natureza quer pela quantidade e diversidade de serviços que prestam ao cidadão, às empresas e a outros organismos públicos, muito têm a ganhar com a utilização racional das TIC para suporte aos seus modelos de negócio. A utilização das TIC, especialmente da Internet, pode contribuir para a prestação de melhores serviços ao cidadão e para o aprofundamento da democracia. O aumento da participação do cidadão nas decisões locais pode ser conseguido através do suporte à sua participação interactiva ou através de grupos comunitários e de decisores. Todos estes mecanismos assentes na participação e suportados por novas formas de comunicação de massas podem contribuir para melhorar a tomada de decisão. Saber como é que os municípios têm utilizado as TIC, principalmente a Internet, para que fins, e qual tem sido a sua evolução, são alguns dos objectivos de um conjunto de trabalhos que têm vindo a ser realizados nos últimos anos no âmbito do Gávea - Observatório de Tecnologias e Sistemas de Informação e cujos resultados estão publicados em [Santos e Amaral 2002] e [Santos e Amaral 2000], sendo aqui apresentada uma síntese da sua evolução.
id RCAP_84f61ec78aeea041003770d252ba1af7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O "e-government" nos municípiosO "e-government" pelo uso que faz das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem um importante papel a desempenhar na modernização dos municípios portugueses. As câmaras municipais portuguesas, quer pela sua natureza quer pela quantidade e diversidade de serviços que prestam ao cidadão, às empresas e a outros organismos públicos, muito têm a ganhar com a utilização racional das TIC para suporte aos seus modelos de negócio. A utilização das TIC, especialmente da Internet, pode contribuir para a prestação de melhores serviços ao cidadão e para o aprofundamento da democracia. O aumento da participação do cidadão nas decisões locais pode ser conseguido através do suporte à sua participação interactiva ou através de grupos comunitários e de decisores. Todos estes mecanismos assentes na participação e suportados por novas formas de comunicação de massas podem contribuir para melhorar a tomada de decisão. Saber como é que os municípios têm utilizado as TIC, principalmente a Internet, para que fins, e qual tem sido a sua evolução, são alguns dos objectivos de um conjunto de trabalhos que têm vindo a ser realizados nos últimos anos no âmbito do Gávea - Observatório de Tecnologias e Sistemas de Informação e cujos resultados estão publicados em [Santos e Amaral 2002] e [Santos e Amaral 2000], sendo aqui apresentada uma síntese da sua evolução.PolimeiosUniversidade do MinhoSantos, Leonel Duarte dosAmaral, Luís20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/300eng"Cadernos de Economia". 58 (Jan./Mar. 2002) 24-35.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O "e-government" nos municípios
title O "e-government" nos municípios
spellingShingle O "e-government" nos municípios
Santos, Leonel Duarte dos
title_short O "e-government" nos municípios
title_full O "e-government" nos municípios
title_fullStr O "e-government" nos municípios
title_full_unstemmed O "e-government" nos municípios
title_sort O "e-government" nos municípios
author Santos, Leonel Duarte dos
author_facet Santos, Leonel Duarte dos
Amaral, Luís
author_role author
author2 Amaral, Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonel Duarte dos
Amaral, Luís
description O "e-government" pelo uso que faz das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem um importante papel a desempenhar na modernização dos municípios portugueses. As câmaras municipais portuguesas, quer pela sua natureza quer pela quantidade e diversidade de serviços que prestam ao cidadão, às empresas e a outros organismos públicos, muito têm a ganhar com a utilização racional das TIC para suporte aos seus modelos de negócio. A utilização das TIC, especialmente da Internet, pode contribuir para a prestação de melhores serviços ao cidadão e para o aprofundamento da democracia. O aumento da participação do cidadão nas decisões locais pode ser conseguido através do suporte à sua participação interactiva ou através de grupos comunitários e de decisores. Todos estes mecanismos assentes na participação e suportados por novas formas de comunicação de massas podem contribuir para melhorar a tomada de decisão. Saber como é que os municípios têm utilizado as TIC, principalmente a Internet, para que fins, e qual tem sido a sua evolução, são alguns dos objectivos de um conjunto de trabalhos que têm vindo a ser realizados nos últimos anos no âmbito do Gávea - Observatório de Tecnologias e Sistemas de Informação e cujos resultados estão publicados em [Santos e Amaral 2002] e [Santos e Amaral 2000], sendo aqui apresentada uma síntese da sua evolução.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/300
url http://hdl.handle.net/1822/300
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv "Cadernos de Economia". 58 (Jan./Mar. 2002) 24-35.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Polimeios
publisher.none.fl_str_mv Polimeios
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303740202614784