Dar sentido à vida: promoção da qualidade de vida de cidadãos adultos com deficiência(s)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/59575 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
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Dar sentido à vida: promoção da qualidade de vida de cidadãos adultos com deficiência(s)Giving meaning to life: the promotion of quality of life in disabled adult citizensEducação de adultosDeficiênciaQualidade de vidaInclusão socialAdult educationDisabilityQuality of lifeSocial inclusionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)Os cidadãos com deficiência(s) fazem parte da sociedade, pelo que devem ser criadas oportunidades para que estes cidadãos possam desenvolver, em pleno, as suas capacidades, a fim de serem incluídos, e para que possam ter um papel ativo na comunidade, obtendo, simultaneamente, uma melhoria efetiva da sua qualidade de vida. É neste contexto que surge este projeto, “Dar sentido à vida: promoção da qualidade de vida de cidadãos adultos com deficiência(s)”, desenvolvido num Centro de Atividades Ocupacionais, no norte de Portugal, com a participação de quinze utentes, que teve como finalidade a inclusão social e promoção da qualidade de vida destes cidadãos. Para o esboço deste projeto entendeu-se que o paradigma de investigação/intervenção mais adequado era o paradigma qualitativo. A investigação-ação participativa e a animação sociocultural, enquanto métodos que privilegiam a participação dos agentes sociais, tendo como finalidade principal a mudança ou transformação da realidade com vista à melhoria das condições de vida, foram os métodos que mais se adequaram ao presente projeto. Neste sentido, para alcançar o objetivo proposto, e tendo em conta os interesses e necessidades sentidas, criaram-se sete Oficinas: a Oficina dos Jogos Educativos, Oficina das Artes Plásticas, Oficina Saídas ao Exterior, Oficina da Jardinagem, Oficina da Informática, Oficina Matemática para a Vida e Oficina do Conhecimento. Nessas Oficinas foram desenvolvidas diversas atividades, através das quais se pretendia criar novos caminhos e condições para que estes cidadãos pudessem aprender, desenvolver-se e ter um papel mais ativo na sociedade. A leitura dos resultados, levam-nos a concluir que as aprendizagens e competências adquiridas foram bastante significativas, promovendo a participação dos cidadãos com deficiência(s) na sociedade, resultando, também, na melhoria da sua qualidade de vida.Disabled citizens are part of society and therefore, they should be given the opportunity to fully develop their skills, so that they can be included and have an active role within the community, resulting, simultaneously, in an effective improved quality of life. Thus emerged this project: “Giving meaning to life: the promotion of quality of life in disabled adult citizens”. It was developed in an Occupational Activity Centre in the north of Portugal with fifteen individuals and the goal was social inclusion as well as the promotion of quality of life in these citizens. It was believed that the most adequate paradigm of intervention/research for this project was the qualitative paradigm. In fact, participatory action research and sociocultural animation suited this project best, as they favoured the participation of social agents whose main goal was change or the transformation of reality aiming at an improvement of living conditions. For this reason, in order to achieve the initial goal and considering the existent interests and needs, seven workshops were created: Educational Gaming Workshop; Arts and Crafts Workshop; Walking Workshop; Gardening Workshop; Information Technology Workshop; Maths for Life Workshop and Wisdom Workshop. Several activities were carried out in these workshops, so that these citizens could take new paths, learn, develop and play a more active role within society. The results show that both, learning and acquired skills, were very significant, promoting participation of disabled citizens within society, hence improving their quality of life.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoSá, Raquel Patrícia Gonçalves de20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59575por202185478info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:26:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:11.247986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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