A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rui Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13993
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_85b1549d558da0570cbba04f6b55827c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativaTelevisãoPrograma televisivoDesenvolvimentoEducaçãoMediaTelevisionTelevision programDevelopmentEducationMedia371.68Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Desde o seu surgimento que a televisão se revelou na melhor forma de comunicar de sempre, tendo-se tornado um meio de comunicação de massas. A TV adquiriu um estatuto especial em quase todos os lares portugueses (mesmo vivendo numa época em que a internet surge como sustentáculo principal da mais recente geração, a geração digital) a televisão sempre foi e continuará a ser o melhor meio de entretenimento para a maior parte das famílias. Ao mesmo tempo que a TV se transformou num importante meio de difusão de mensagens de diferentes tipos (ideológicas, políticas, publicitárias, etc.) tornou-se numa imaculável fonte de comunicação, que alguns consideram capaz até de ensinar e educar, apresentando-a actualmente como ferramenta educomunicacional. Compreender a perspectiva edocomunicacional da televisão requer uma observação da sua relação com a escola e desvendar se a televisão pode realmente funcionar como uma ferramenta útil para a prática docente. Assim, questiona-se, discute-se e desvenda-se se existe a necessidade de os professores, educadores e pais “educarem para os media”. Apresentado o mote para a discussão/dissertação do tema, onde se procura reflectir sobre a qualidade dos programas transmitidos pela televisão nacional, parte-se para a descoberta da forma como a visualização deste media influencia o crescimento e desenvolvimento das crianças e dos jovens portugueses. Ao mesmo tempo que se apresenta o contexto do surgimento da televisão portuguesa, apura-se a forma como esta evoluiu até aos dias de hoje e analisa-se a qualidade de programação ostentada pelos canais nacionais. Consciente da necessidade de uma observação mais directa e concludente apresenta-se o resultado da aplicação de inquéritos numa escola do ensino secundário, a fim de conhecer as preferências e expectativas face á programação televisiva de cariz educativo.Ever since its emergence television has revealed itself as the best form of communication of all times, having become a means of mass communication. TV achieved a special statute in almost every Portuguese home (even when living in a time when internet comes up as the main support for the most recent generation, the digital generation) and television has always been and will continue to be the best means of entertainment for most part of the families. At the same time as TV transformed itself in an important means of dissemination of different types of information (ideological, political, advertising, etc.), it became an immaculate communication source considered by some as capable of teaching and education, presenting it nowadays as an educommunication tool. Understanding television‟s educommunication perspective requires observing its relation with school and finding out whether television can really work as a useful tool for the teaching practice. Thus, it is questioned, discussed and revealed whether the need exits for teachers, educators and parents to “educate for the media”. The subject matter for the theme‟s discussion/ dissertation having been presented, in which one seeks a reflection on the quality of the programs transmitted by national television, one sets out to discover how this media‟s visualization influences the growth and development of the Portuguese children and youngsters. At the same time as the context of Portuguese television‟s emergence is presented, the way it has evolved up to our days is scrutinized and the quality of the national channels‟ programs is analyzed. Aware of the need for a more direct and conclusive observation, the application forms results in a secondary education school are presented, so as to know the preferences and expectations as far as educational television programs are concerned.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoPinheiro, Rui Lopes20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:55.689680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa
title A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa
spellingShingle A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa
Pinheiro, Rui Lopes
Televisão
Programa televisivo
Desenvolvimento
Educação
Media
Television
Television program
Development
Education
Media
371.68
title_short A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa
title_full A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa
title_fullStr A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa
title_full_unstemmed A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa
title_sort A televisão e os adolescentes: preferências e expectativas face à programação educativa
author Pinheiro, Rui Lopes
author_facet Pinheiro, Rui Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Bento Duarte da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rui Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Programa televisivo
Desenvolvimento
Educação
Media
Television
Television program
Development
Education
Media
371.68
topic Televisão
Programa televisivo
Desenvolvimento
Educação
Media
Television
Television program
Development
Education
Media
371.68
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13993
url http://hdl.handle.net/1822/13993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132199750991872