A criança em idade escolar com Diabetes Mellitus tipo 1 :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Vânia Catarina Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44442
Resumo: Os enfermeiros passam grande parte do tempo a prestar cuidados a pessoas que experienciam uma ou várias transições, que afetam a sua saúde e a sua qualidade de vida. Assim sendo, torna-se essencial desenvolver intervenções, que confiram o suporte e o apoio necessário a uma transição segura (Meleis & Trangenstein, 2010; Meleis, 2010a), promovendo a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar. A criança em idade escolar com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e a sua família, vivenciam vários processos de transição, influenciados pelos vários contextos onde a criança se insere, interferindo com o seu processo de desenvolvimento, de adaptação, adesão terapêutica e controlo metabólico da DM1. Esses contextos podem nem sempre possuir as condições favoráveis a uma transição segura. O regresso à comunidade, depois do diagnóstico de DM1, é considerado na literatura como um ponto crítico na transição, pelo que a articulação de cuidados entre níveis setoriais, a promoção da continuidade de cuidados e da transição segura, o suporte à família e a capacitação para a adequada gestão terapêutica da DM1, são focos de intervenção a repensar e promover no exercício profissional de enfermagem. Esta questão da articulação e suporte na comunidade, tem sido uma inquietação pessoal e profissional, à qual procuro dar resposta. Este relatório foi construído tendo por base um projeto formativo, elaborado sob a metodologia de projeto, numa ótica de resposta à problemática identificada no contexto de trabalho. Para dar resposta a esse projeto e no sentido de se mobilizarem e desenvolverem competências comuns de Enfermeiro Especialista e específicas de Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, foi utilizada uma metodologia construtivista, baseada na reflexão e na análise crítica da prática, com o confronto da evidência científica, experienciada nos vários contextos de estágios que contribuíram para este percurso. Foi desenvolvida uma proposta para um programa promotor da transição segura da criança em idade escolar com DM1 para a comunidade. O objetivo é a qualidade dos cuidados, a excelência profissional e futuramente a sua expansão para todas as crianças com doenças crónicas e com necessidade de cuidados especiais.
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O regresso à comunidade, depois do diagnóstico de DM1, é considerado na literatura como um ponto crítico na transição, pelo que a articulação de cuidados entre níveis setoriais, a promoção da continuidade de cuidados e da transição segura, o suporte à família e a capacitação para a adequada gestão terapêutica da DM1, são focos de intervenção a repensar e promover no exercício profissional de enfermagem. Esta questão da articulação e suporte na comunidade, tem sido uma inquietação pessoal e profissional, à qual procuro dar resposta. Este relatório foi construído tendo por base um projeto formativo, elaborado sob a metodologia de projeto, numa ótica de resposta à problemática identificada no contexto de trabalho. Para dar resposta a esse projeto e no sentido de se mobilizarem e desenvolverem competências comuns de Enfermeiro Especialista e específicas de Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, foi utilizada uma metodologia construtivista, baseada na reflexão e na análise crítica da prática, com o confronto da evidência científica, experienciada nos vários contextos de estágios que contribuíram para este percurso. Foi desenvolvida uma proposta para um programa promotor da transição segura da criança em idade escolar com DM1 para a comunidade. O objetivo é a qualidade dos cuidados, a excelência profissional e futuramente a sua expansão para todas as crianças com doenças crónicas e com necessidade de cuidados especiais.Nurses spend much of their time caring for people who experience one or several transitions that affect their health and quality of life. Therefore is important to develop interventions that provide the necessary support for a safe transition (Meleis & Trangenstein, 2010; Meleis, 2010a), promoting quality of life, health, and well-being. School-age children with Type 1 Diabetes Mellitus (DM1) and their families experience several transition processes, influenced by the various contexts where the child is inserted, interfering with their development process, adaptation, therapeutic adherence, and metabolic control of DM1, which may not always have favorable conditions for a safe transition. The return to the community after the diagnosis of DM1 is considered, in literature, to be a critical point in the transition, thus the articulation of care between sectoral levels, which promotes continuity of care and safe transition, family support, and the empowerment for an adequate therapeutic management of DM1, are intervention priorities to be rethought and promoted in the nursing professional practice. This issue of articulation and support in the community has been a personal and professional concern, to which I try to provide answers. This report was built based on a formative project, developed under the project methodology, with a view to responding to the problem identified in the work context. To respond to this project and in order to mobilize and develop the common competencies of Specialist Nurses and the specific competencies of Specialist Child Health and Paediatric Nursing, a constructivist methodology was used, based on reflection and critical analysis of practice, with the confrontation of scientific evidence, experienced in the various internship contexts that contributed to this journey. A proposal for a program to promote the safe transition of school-age children with DM1 into the community was developed. The goal is quality care, professional excellence, and future expansion to all children with chronic diseases and in need of special care.Malheiro, Maria Isabel Dias da CostaRepositório ComumPinto, Vânia Catarina Mendes2023-04-04T10:31:57Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44442TID:203095065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-06T07:15:30ZPortal AgregadorONG
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