Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carla
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Laureano, Susana, Canavarro, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8244
Resumo: O presente estudo recai sobre a análise de práticas de supervisão no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), com o objetivo de perceber o ponto de vista dos relatores relativamente à aplicação e efeitos do processo de supervisão desenvolvido. Para isso, foram elaborados dois estudos de caso, em 2010/2011, em duas escolas do Alentejo. Os principais resultados realçam a ideia do modelo de ADD não contribuir para a consecução dos objetivos previstos no Estatuto da Carreira Docente (ECD), adquirindo o relator um papel onde a dimensão formativa raramente tem lugar. A subjetividade da observação e a tradução desta numa classificação encabeçam a lista das dificuldades encontradas pelos relatores, seguida da deterioração do ambiente relacional interpares. Segundo os relatores, o modelo de ADD é pouco vantajoso no que respeita ao desenvolvimento profissional do avaliado, contribuindo sobretudo para a obtenção de uma classificação para efeitos de concurso e progressão na carreira – como tal apontam para a sua suspensão, reformulação e substituição.
id RCAP_86e2e4641d5e5b533c4356c91bb0eec5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docenteAvaliaçãoSupervisãoRelatorO presente estudo recai sobre a análise de práticas de supervisão no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), com o objetivo de perceber o ponto de vista dos relatores relativamente à aplicação e efeitos do processo de supervisão desenvolvido. Para isso, foram elaborados dois estudos de caso, em 2010/2011, em duas escolas do Alentejo. Os principais resultados realçam a ideia do modelo de ADD não contribuir para a consecução dos objetivos previstos no Estatuto da Carreira Docente (ECD), adquirindo o relator um papel onde a dimensão formativa raramente tem lugar. A subjetividade da observação e a tradução desta numa classificação encabeçam a lista das dificuldades encontradas pelos relatores, seguida da deterioração do ambiente relacional interpares. Segundo os relatores, o modelo de ADD é pouco vantajoso no que respeita ao desenvolvimento profissional do avaliado, contribuindo sobretudo para a obtenção de uma classificação para efeitos de concurso e progressão na carreira – como tal apontam para a sua suspensão, reformulação e substituição.Ana Paula Canavarro2013-01-31T12:41:35Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8244http://hdl.handle.net/10174/8244porReis, C., Laureano, S., Canavarro, A. P. (2012). Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente. Educação,Temas e Problemas, 10.1646-2831ndapc@uevora.ptapc@uevora.pt229Reis, CarlaLaureano, SusanaCanavarro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:34.609018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente
title Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente
spellingShingle Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente
Reis, Carla
Avaliação
Supervisão
Relator
title_short Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente
title_full Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente
title_fullStr Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente
title_full_unstemmed Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente
title_sort Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente
author Reis, Carla
author_facet Reis, Carla
Laureano, Susana
Canavarro, Ana Paula
author_role author
author2 Laureano, Susana
Canavarro, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carla
Laureano, Susana
Canavarro, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Supervisão
Relator
topic Avaliação
Supervisão
Relator
description O presente estudo recai sobre a análise de práticas de supervisão no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), com o objetivo de perceber o ponto de vista dos relatores relativamente à aplicação e efeitos do processo de supervisão desenvolvido. Para isso, foram elaborados dois estudos de caso, em 2010/2011, em duas escolas do Alentejo. Os principais resultados realçam a ideia do modelo de ADD não contribuir para a consecução dos objetivos previstos no Estatuto da Carreira Docente (ECD), adquirindo o relator um papel onde a dimensão formativa raramente tem lugar. A subjetividade da observação e a tradução desta numa classificação encabeçam a lista das dificuldades encontradas pelos relatores, seguida da deterioração do ambiente relacional interpares. Segundo os relatores, o modelo de ADD é pouco vantajoso no que respeita ao desenvolvimento profissional do avaliado, contribuindo sobretudo para a obtenção de uma classificação para efeitos de concurso e progressão na carreira – como tal apontam para a sua suspensão, reformulação e substituição.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-31T12:41:35Z
2013-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8244
http://hdl.handle.net/10174/8244
url http://hdl.handle.net/10174/8244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, C., Laureano, S., Canavarro, A. P. (2012). Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente. Educação,Temas e Problemas, 10.
1646-2831
nd
apc@uevora.pt
apc@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Ana Paula Canavarro
publisher.none.fl_str_mv Ana Paula Canavarro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136510005477376