Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Padrel de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caetano, Fernando J. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8698
Resumo: A Universidade tem, ao longo dos anos, mantido uma enorme capacidade para se transformar e adaptar à evolução do Mundo e esse sentido de mudança é também plasmado na constante procura de novos caminhos, novas ideias e novas soluções. Pretende-se com este artigo apresentar o modelo pedagógico da Universidade Aberta – universidade pública portuguesa de ensino a distância – e em particular a sua aplicação ao ensino da química em contexto de e-learning e no âmbito do curso de 1º ciclo em Ciências do Ambiente. São apresentadas as diferentes estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas, nomeadamente o recurso a trabalho experimental, o acesso a laboratórios virtuais e a disponibilização de feedback para as atividades formativas e avaliativas.
id RCAP_873780f4ad1b1eb1f3115e6934ad033e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de PortugalEducação a distância on-lineUnivesidade AbertaEnsino on-line da químicaLaboratórios virtuaisCursos on-lineElearningOnline distance educationOpen UniversityOnline chemistry teachingVirtual labsOnline coursesA Universidade tem, ao longo dos anos, mantido uma enorme capacidade para se transformar e adaptar à evolução do Mundo e esse sentido de mudança é também plasmado na constante procura de novos caminhos, novas ideias e novas soluções. Pretende-se com este artigo apresentar o modelo pedagógico da Universidade Aberta – universidade pública portuguesa de ensino a distância – e em particular a sua aplicação ao ensino da química em contexto de e-learning e no âmbito do curso de 1º ciclo em Ciências do Ambiente. São apresentadas as diferentes estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas, nomeadamente o recurso a trabalho experimental, o acesso a laboratórios virtuais e a disponibilização de feedback para as atividades formativas e avaliativas.The University has over the years maintained an enormous capacity to transform and adapt to changes in the world and this sense of adjustment is also in the constant search for new paths, new ideas and new solutions. This article aims to present the pedagogical model of Universidade Aberta (Portugal), the public distance learning university and in particular its application to teaching of chemistry in the e-learning context and within the first cycle programme in Environmental Sciences. Different strategies have been applied and implemented, including the use of experimental work, access to virtual labs and the provision of feedback to the training and evaluation activities.Revista Pesquisa e Debate em Educação [RPDE]Repositório AbertoOliveira, Carla Padrel deCaetano, Fernando J. P.2019-11-04T15:19:44Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8698por2237-9444info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:03.528031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
title Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
spellingShingle Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
Oliveira, Carla Padrel de
Educação a distância on-line
Univesidade Aberta
Ensino on-line da química
Laboratórios virtuais
Cursos on-line
Elearning
Online distance education
Open University
Online chemistry teaching
Virtual labs
Online courses
title_short Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
title_full Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
title_fullStr Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
title_full_unstemmed Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
title_sort Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
author Oliveira, Carla Padrel de
author_facet Oliveira, Carla Padrel de
Caetano, Fernando J. P.
author_role author
author2 Caetano, Fernando J. P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Padrel de
Caetano, Fernando J. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância on-line
Univesidade Aberta
Ensino on-line da química
Laboratórios virtuais
Cursos on-line
Elearning
Online distance education
Open University
Online chemistry teaching
Virtual labs
Online courses
topic Educação a distância on-line
Univesidade Aberta
Ensino on-line da química
Laboratórios virtuais
Cursos on-line
Elearning
Online distance education
Open University
Online chemistry teaching
Virtual labs
Online courses
description A Universidade tem, ao longo dos anos, mantido uma enorme capacidade para se transformar e adaptar à evolução do Mundo e esse sentido de mudança é também plasmado na constante procura de novos caminhos, novas ideias e novas soluções. Pretende-se com este artigo apresentar o modelo pedagógico da Universidade Aberta – universidade pública portuguesa de ensino a distância – e em particular a sua aplicação ao ensino da química em contexto de e-learning e no âmbito do curso de 1º ciclo em Ciências do Ambiente. São apresentadas as diferentes estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas, nomeadamente o recurso a trabalho experimental, o acesso a laboratórios virtuais e a disponibilização de feedback para as atividades formativas e avaliativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-11-04T15:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8698
url http://hdl.handle.net/10400.2/8698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2237-9444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pesquisa e Debate em Educação [RPDE]
publisher.none.fl_str_mv Revista Pesquisa e Debate em Educação [RPDE]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059387613184