Desempenho cognitivo: efeitos de um jogo de tabuleiro com finalidades educativas junto de pessoas mais velhas com e sem declínio cognitivo ligeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24102 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é construir e avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro com finalidades educativas ao nível das competências cognitivas de pessoas com mais de 60 anos, sem declínio e com declínio cognitivo ligeiro. Para concretizar o nosso objetivo, numa primeira fase procedeu-se à construção de um jogo de tabuleiro, com o recurso à validação por vários especialistas, convidados a dar o seu parecer sobre o conteúdo e o formato do jogo. Após a fase de conceção do jogo, efetuou-se um estudo com características de design pré-experimental, com pré e pós-teste (Tuckman, 2000) para perceber os seus efeitos ao nível das competências cognitivas. A amostra foi constituída por 17 pessoas idosas que frequentavam duas estruturas residenciais para idosos (ERPI). Em cada instituição o grupo foi dividido em dois grupos mais pequenos, por razões associadas à operacionalização da intervenção. Nos momentos de pré e pós-teste foram administradas, a todos os sujeitos, as versões portuguesas dos seguintes instrumentos: o Mini Mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e um teste de conhecimentos, construído para efeitos do presente estudo, que avalia os conhecimentos em diversos domínios da saúde como a alimentação, a sexualidade, a atividade física, a higiene oral e o ambiente. Entre as fases de pré-teste (mês de abril) e de pós-teste (mês de agosto), deu-se a fase de intervenção que teve uma duração de três meses (maio, junho e julho). Cada grupo participou num total de cinco sessões, com uma duração que variou de 1h a 2h, dependendo do ritmo de aprendizagem de cada membro. A análise dos resultados revelou um aumento significativo nos scores das medidas de desempenho cognitivo e de aquisição de conhecimentos em saúde, da fase de préteste para a de pós-teste, nos dois subgrupos de uma das instituições que participou no estudo. Nos subgrupos da outra instituição apenas se verificou um aumento significativo ao nível da aquisição de conhecimentos. |
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